Código Oficial: | 6091 |
Sigla: | MEEC |
A presente Unidade Curricular pretende desenvolver as capacidades dos alunos na área da programação web ao nível do cliente (front-end development).
No desenho das aplicações web será dado particular atenção às questões relacionadas com Acessibilidade, domínio dos seus requisitos, normas e processos de implementação.
O objetivo desta unidade curricular é dotar os estudantes das competências necessárias para realizar o desenho da solução, desenvolvimento e implementação de um sub-sistema de Cidades Inteligentes, bem com aspetos de planeamento e gestão do projeto, e de coordenação de trabalho em equipa. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram soft skills, nomeadamente, pensamento crítico, capacidade de pesquisa, de trabalho em grupo e de comunicação.
Os estudantes ao concluir a unidade curricular deverão ser capazes de:
- Explicar a abordagem integrada e multidisciplinar das soluções de IoT, e os desafios a ultrapassar;
- Conhecer as várias áreas de atuação que integram as cidades inteligentes e as aplicações mais comuns;
- Analisar, projetar e implementar um sistema IoT no âmbito das cidades inteligentes, considerando os seus componentes e as questões de segurança e conectividade;
- Planear e gerir um projeto;
- Trabalhar em equipa.Pretende-se, globalmente, que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio do comportamento dinâmico de máquinas elétricas e também no domínio do princípio de funcionamento de máquinas elétricas não convencionais e suas aplicações. Especificamente, e como resultado da aprendizagem, pretende-se que sejam capazes de interpretar e desenvolver modelos matemáticos dinâmicos de máquinas elétricas, efetuar a sua implementação em programas de simulação numérica, prevendo e analisando o comportamento das máquinas elétricas, com recurso também a ensaios laboratoriais e integrando as máquinas elétricas em sistemas mais complexos, envolvendo aspetos de regulação e controlo. Pretende-se ainda que entendam o comportamento de máquinas elétricas não convencionais, pesquisando e descrevendo as suas aplicações.
Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.
Nesta disciplina pretende-se que os dotar os estudantes com conhecimentos e ferramentas de análise do funcionamento dos mercados de energia, e em particular os mercados de energia elétrica.
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o controlo e a gestão de sistemas de motorização elétrica e híbrida.
Estudo dos problemas relacionados com a qualidade de energia eléctrica. Análise do impacto sobre os sistemas eléctricos originados pela má qualidade da energia eléctrica. Estudo das diversas soluções para a atenuação dos problemas relacionados com a qualidade da energia eléctrica.
Através da frequência desta unidade curricular, os estudantes vão adquirir:
• Capacidade de analisar, dimensionar e desenvolver circuitos de regulação e comando para diferentes tipos de conversores electrónicos de potência;
• Aquisição de competências relacionadas com o fabrico de protótipos de electrónica de potência, de um modo prático em ambiente oficinal e laboratorial;
• Aptidão para desenvolver atitudes críticas e tomadas de decisão relacionadas com os efeitos das perturbações no funcionamento dos conversores electrónicos de potência