Código Oficial: | 9112 |
Sigla: | EEC |
Students should develop skills in behavioral analysis, leadership and team management in an organizational context.
The aim is to develop several competences:
- Promote techniques and strategies which allow the student to come to an effective organisation of studying and time;
- Develop to work autonomously and as a member of a team;
- Acquire research methods and techniques, register and handling of information;
> At the level of cognitive competences, the student should:
- Develop competences which allow him/her to manage studying successfully
> At the level of communicative competences (mother tongue) the student should:
- Use communication and presentation techniques effectively, resorting to visual aid (PowerPoint).
At the level of Electrical Engineering knowledge aims to develop the following skills:
-Knowledge of the various functions of the Electrical Engineer
-Knowledge of the first electrical concepts
-Using some equipment for measuring and recording electrical quantities
The objective of this curricular unit (UC) is to provide students with basic knowledge of linear algebra and skills to deal with the mechanisms of differential calculus in scalar and vector fields, mathematical tools of great importance in the professional training of a higher technician or engineer.
To understand the role, impact and interaction of organizations and companies with their surroundings, as well as their internal functioning in a functional and systemic perspective.
Ao nível teórico, esta disciplina pretende dotar os alunos com conhecimentos de máquinas de estados assíncronas em modo fundamental, controlo microprogramado de sistemas digitais, memórias e lógica programável. Ao nível prático, pretende-se que os alunos desenvolvam projectos de controlo de sistemas digitais com especial ênfase na utilização de máquinas de estados e no controlo microprogramado com implementação sobre lógica programada. Esta disciplina visa, ainda, o aprofundamento da experiência dos alunos no desenvolvimento autónomo de projectos.
Esta Unidade Curricular tem como objectivo fundamental a aquisição de competências ao nível da análise de circuitos e sistemas de telecomunicações, do conhecimento e explicação da teoria associada aos campos eléctrico e magnético, do projecto, implementação e manutenção de sistemas de comunicação envolvendo diferentes meios de transmissão e da explicação dos princípios de operação de circuitos presentes em sistemas de telecomunicações.
Esta Unidade Curricular tem como objectivo a aquisição de competências ao nível da análise, projecto e implementação de sistemas de comunicação digitais, quer ao nível da comunicação em banda de base, quer no que respeita à utilização de diferentes técnicas de modulação e algoritmos de detecção e correcção de erros.
Esta Unidade Curricular pretende ainda contribuir para a aquisição de conhecimentos fundamentais de redes de comunicação móveis e sem fios.
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de conhecimentos introdutórios em áreas que possibilitem a análise de sinais e sistemas elétricos. Os conhecimentos de eletromagnetismo e os apresentados anteriormente, quer de eletroestática quer de análise de circuitos, permitirá ao estudante analisar fenómenos transitórios em circuitos elétricos. Pretende-se introduzir a aplicação de ferramentas matemáticas na análise dos fenómenos referidos. Os estudantes são também iniciados no uso de ferramentas matemáticas para a análise de circuitos elétricos em regimes periódicos não sinusoidais. Será feito uso do software Matlab na simulação do comportamento de circuitos em regimes transitórios.
Dotar os licenciados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores de conhecimentos no domínio da Utilização Racional da Energia Elétrica (UREE), motivado pelas crescentes solicitações sociais e empresariais.
Dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre as instalações elétricas de baixa tensão do Tipo C
Dotar os estudantes de conhecimento das características e princípios de funcionamento da aparelhagem elétrica de baixa tensão.
Dotar os estudantes de agilidade na interpretação e reprodução de esquemas elétricos de instalações elétricas de baixa tensão, nomeadamente de instalação elétricas em parqueamentos, comércios e habitações.
Dotar os estudantes de conhecimentos básicos de regras e regulamentos e normas das instalações elétricas em vigor.
Dotar os estudantes da capacidade de dimensionamento de instalações elétricas de um edifício de habitação com comércios e parqueamentos.Nesta UC pretende-se a aquisição de conceitos associados às redes elétricas de distribuição, a caraterização e planificação de uma rede elétrica inteligente, discutir as tecnologias utilizadas nas redes elétricas inteligentes, identificar as funções e requisitos associados às redes elétricas inteligentes, identificar as novas oportunidades de negócios criadas com base nas características e recursos tecnológicos inerentes às redes elétricas inteligentes e discutir os aspetos normativos.
Os objetivos da UC consistem em:
• Analisar as redes atuais de distribuição de eletricidade e tecnologias associadas.
• Apresentar os conceitos fundamentais associados às redes inteligentes.
• Conhecer a geração de energia renovável, as tecnologias de armazenamento de energia de integração à rede e desenvolvimentos futuros. Identificar os desafios da integração de energia renovável nas redes de energia elétrica.
• Identificar os conceitos avançados de gestão e controlo de redes inteligentes. • Identificar os requisitos de gestão de dados e de tecnologias de informação e comunicação para as redes inteligentes e estudar o seu impacto nas redes de distribuição elétrica.
• Conhecer regulamentação e normas relacionados com o desenvolvimento de redes inteligentes, identificar os principais intervenientes e o potencial impacto.
Para além disso pretende-se também desenvolver competências gerais, como: • Capacidade de análise e de síntese
• Capacidade de comunicação oral e escrita
• Capacidade de juízo crítico
• Capacidade de apreciar diferentes perspetivas
• Capacidade de trabalho em equipa.
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a infraestrutura, modos e standards associados ao carregamento de veículos elétricos.
Discutir as tecnologias utilizadas nas infraestruturas para a mobilidade elétrica, identificar as funções e requisitos associados a estas infraestruturas, identificar as novas oportunidades de negócios criadas com base nas características e recursos tecnológicos inerentes às infraestruturas para a mobilidade elétrica e discutir os aspetos normativos.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Pretende-se que os estudantes, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos noutras UC, desenvolvam competências úteis no domínio do projeto de acionamentos elétricos, nomeadamente para compreender, analisar e especificar/dimensionar sistemas de acionamento elétricos, envolvendo soluções correntes no domínio industrial. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC será dada especial atenção ao dimensionamento do acionamento, havendo o estímulo à utilização de programas de simulação numérica e à prática laboratorial com sistemas de acionamento industriais. Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.