Introdução à Gestão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2021/2022 - 2T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
48 |
Plano de Estudos 2016 |
1 |
- |
4 |
44 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender o papel, impacto e interação das organizações com meio envolvente,
- Distinguir e compreender as diferentes componentes e competências da Gestão.
- Compreender o processo de organização de uma empresa e relação com o meio envolvente;
- Compreender o conceito de planeamento como função de Gestão;
- Compreender os conceitos básicos do Marketing;
- Compreender o papel da gestão da produção;
- Adquirir conhecimentos para a apreciação da situação patrimonial de uma empresa;
- Compreender a importância e as principais atividades da Gestão de Recursos Humanos.
Resultados de aprendizagem e competências
Como resultados de aprendizagem, espera-se que os alunos adquiram as seguintes competências:
- Competências genéricas: os alunos deverão compreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica. Deverão ainda obter as competências que lhes permitam identificar os principais fatores que afetam a vida da empresa e conhecimentos que lhes facilitem a compreensão das matérias a aprofundar no decurso da licenciatura.
- Competências específicas: Os alunos deverão ser capazes de identificar as condicionantes da atividade empresarial, as formas básicas de estruturas, conhecerem conceitos básicos do marketing, gestão da produção, gestão financeira e gestão de recursos humanos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. As organizações e o meio envolvente. Tipologia das organizações. Meio envolvente.
2. A gestão, funções e processos. Funções do gestor. Aptidões do gestor e níveis de gestão; Missão, objetivos e gestão por objetivos; Estruturas organizacionais.
3. Gestão de Marketing. Segmentação de mercados. Perfil do consumidor. Marketing-mix. e_marketing.
4. Gestão da Produção. Conceitos introdutórios. Gestão de stocks. Localização e implantação das unidades produtivas. Qualidade na produção.
5. Gestão Financeira e investimento. Demonstrações financeiras. Análise e seleção de investimentos.
Decisões de Financiamento.
6. Gestão de Recursos Humanos. Planeamento. Recrutamento, Seleção e Formação. Avaliação dos
Recursos Humanos. Novas competências na G.R.H.
Bibliografia Obrigatória
Lisboa, J. e al., ; Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2008
Portugal, F., Santos, j., Reis, N., & Marques, T. ; Gestão Empresarial, Lidel – Edições Técnicas, 2010
Teixeira, S.; Gestão das Organizações (2ª edição), McGraw-Hill, 2010
Pires, A.; Marketing - Conceito, técnicas e problemas de gestão, Verbo, 2008
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I.; Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade, Atual, 2021
Saias, L., Carvalho, R. e Amaral, M.; Instrumentos Fundamentais de Gestão Financeira, Universidade Católica, 1998
Marques, A.; Gestão da Produção, Texto Editora, 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Trata-se de uma Unidade Curricular teórico-prática, cuja dinamização assenta no estudo e discussão de temas/casos, nomeadamente:
- Nas aulas teórico-práticas será implementado o método expositivo-participativo, com recurso a meios audiovisuais e estudo de temas relacionados com os conteúdos programáticos, com o envolvimento do aluno na sua análise e discussão.
- Em complemento serão desenvolvidas atividades de e-learning na plataforma Moodle para apoio ao ensino tais como fóruns de interação para discussão de temas, dúvidas, noticias, entrega de trabalhos, repositório de informação.
- Os alunos terão de elaborar e apresentar um trabalho de grupo que será discutido em cada uma das aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
48,00 |
Frequência das aulas |
44,00 |
Trabalho escrito |
16,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Conforme as Normas Gerais de Avaliação e as decisões do Conselho Pedagógico.
Para o ano letivo de 2021/2022, por decisão do conselho pedagógico foi definido que para realizar uma UC em avaliação contínua o estudante tem que estar presente numa percentagem mínima de 75% de aulas (por tipologia).
Os alunos que pretendem frequentar a avaliação contínua têm de estar obrigatoriamente inscritos numa das turmas da disciplina e têm de ter a sua situação regularizada.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação na Unidade curricular de Introdução à Gestão resulta da média ponderada dos elementos acima referidos, ou seja:
(Ti1+Ti2)/2*0,30+TG*0,30.
Ti - Teste individual
TG - Apresentação/discussão de um trabalho escrito
A não realização e/ou a falta de entrega de qualquer um dos elementos de avaliação anteriormente referidos (testes ou trabalho de grupo), anula a avaliação contínua.
Provas e trabalhos especiais
Aplicável em situações excecionais decididas caso a caso.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Quando o aluno não se enquadra na avaliação normal, pode ser avalado atrvés de prova oral.
Até ao final da segunda semana de aulas, os alunos abrangidos por estatutos especiais (trabalhador estudante, dirigente associativo, liberdade religiosa, regime de parentalidade, alta competição, etc.) poderão dirigir-se ao responsável de disciplina para colocar eventuais situações específicas e respetivas implicações nas avaliações.
Melhoria de classificação
De acordo com as regras em vigor, definidas no regulamento de avaliação dos estudante.
Dísponivel em:
file:///C:/Users/fmval/Downloads/Reg_Avaliacao_Estudantes__26julho2017___2_.pdf