Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimentos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2021/2022 - 2T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
58 |
Plano de Estudos 2016 |
2 |
- |
4 |
44 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No contexto específico da economia atual, procura-se transmitir aos alunos uma visão global da função Logística e da Gestão das Cadeia de Abastecimento.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender o papel da logística no mercado actual;
- Caracterizar o conjunto de actividades de natureza logística para uma empresa/organização genérica;
- Identificar as componentes de um sistema logístico;
- Conhecer as componentes da gestão da cadeia de abastecimento.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de Economia e Gestão de Empresas.
Programa
1. Introdução à Logística, noções de Logística e objetivos da logística.
2. A Gestão da Cadeia Abastecimento, componentes do sistema logístico, características da Cadeia de Abastecimento
3. Gestão de Inventário e função do aprovisionamento.
4. Distribuição, canais de distribuição e transportes.
5. Análise do Desempenho Logísticos.Diagnóstico do sistema logístico
e indicadores de performance logísticos.
6. A Logística, Gestão da Cadeia de Abastecimento e os Sistemas de Informação.
7. Novas tendências na Gestão da Cadeia Logística.
Bibliografia Obrigatória
Carvalho et al.; Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimentos, Sílabo, 2010
Bibliografia Complementar
Bowersox, D. Closs, D., and Cooper, M.B. ; Supply Chain Logistics Management, McGraw Hill, 2009
BALLOU, R. ; Business Logistics Management, Prentice Hall
Observações Bibliográficas
Demais bibliografia fornecida pelo docente.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Utilizando uma metodologia participativa, nesta unidade curricular, os temas serão abordados contemplando o enquadramento teórico com a perspetiva pratica através do estudo de casos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
44,00 |
Total: |
44,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação contínua será efetuada através dos seguintes elementos:
Testes (2)
Trabalho de Grupo (TG)
Trabalhos Práticos (TP)
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resultará da ponderação dos factores seguintes:
Nota Final = Testes 30% cada + TG 25% + TP 15%.
Nota mínima nos testes > 7 valores
Média final dos testes > 10 valores
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Até ao final da segunda semana de aulas, os alunos abrangidos por estatutos especiais (trabalhador estudante, dirigente associativo, liberdade religiosa, regime de parentalidade, alta competição, etc.) poderão dirigir-se ao responsável de disciplina para colocar eventuais situações específicas e respectivas implicações nas avaliações.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.