Química
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Controlo e Processos |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTAM |
44 |
Plano de Estudos 2016/17 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
-Dar ao aluno uma visão ampla dos fundamentos da Química, no âmbito da sua formação científica de base:
-Conhecer a estrutura atómica
-Ser capaz de escrever a fórmula de estrutura de uma molécula, identificar a sua geometria e respectiva polaridade;
-Conhecer as unidades de concentração de soluções;
-Efectuar cálculos estequiométricos, determinando quantidade de reagentes necessários e produtos obtidos;
-Estabelecer a diferença entre reação irreversível e equilíbrio químico e conhecer os vários tipos de equilíbrio químico: equilíbrio ácido-base e equilibrio de solubilidade;
-Efectuar cálculos de pH de soluções de ácidos e bases (fortes e fracos);
-Determinar a solubilidade de uma substância pouco soluvel
-Reconhecer a importância das reacções redox e identificar as espécies envolvidas.
Resultados de aprendizagem e competências
A UC aborda conceitos básicos de Química, desde a Ligação Química às várias formas de Equilíbrio Químico, cobrindo assim os fundamentos necessários à compreensão da Química Ambiental (análises ambientais, Química envolvida nos sistemas naturais e nos sistemas de tratamento.
A UC tem uma componente laboratorial que permite, de acordo com os objetivos da UC:
-a operacionalização dos conceitos lecionados;
-o desenvolvimento do espírito científico e experimental e da capacidade de organização e análise de informação;
-a aprendizagem de procedimentos e técnicas laboratoriais e analíticas (aplicadas posteriormente em UCs da especialidade);
-a aquisição de competências de "saber fazer" e trabalho de equipa.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
-Noção de átomo, molécula, ião;
-Construção de moléculas;
-Iões simples e complexos.
Programa
1. Estrutura Atómica e Molecular
Orbitais atómicas e números quânticos. Tabela Periódica.
Ligação química. Fórmulas de Lewis e contributores de ressonância. Teoria da Repulsão dos Pares Electrónicos da Camada de Valência e geometrias moleculares. Momento dipolar de ligação, momento dipolar resultante e a polaridade da molécula.
2. Concentração de Soluções
Unidades de concentração. Preparação de soluções.
3. Cálculos Estequiométricos
Acerto de equações químicas. Cálculos estequiométricos. Reagente limitante. Rendimento da reação.
4. Equilíbrio Ácido-base
Equilíbrio Químico, Constante de equilíbrio. Princípio de Le Châtelier.
Conceitos de ácido e base. Escala de pH. Autoprotólise da água. Anfoterismo. Força de ácidos e bases, Ka e Kb. Determinação do pH de soluções de ácidos e bases. Solução tampão.
Titulações ácido-base, curva de titulação, ponto de equivalência e indicadores ácido-base.
5. Equilíbrio de Solubilidade
Produto de solubilidade. Determinação da solubilidade de um sal. Efeito do ião comum.
6. Oxidação-redução e Eletroquímica
Acerto de equações redox. Números de oxidação. Potencial de redução padrão e elétrodos de referência. Células galvânicas e eletrolíticas. Diferença de potencial da pilha.
Bibliografia Obrigatória
Raymond Chang and Jason Overby IE; Chemistry, 13th Ed., McGraw-Hill Education, 2016
Raymond Chang and Jason Overby; ISE Chemistry, 14 th Ed., McGraw-Hill Education, 2015
P. Dimilla; General Chemistry for Engineers, 2012. ISBN: ISBN: 978-1621314943
Duffy, Stephen J.,vanLoon, Gary W; Environmental Chemistry: A global perspective, 2017. ISBN: 9780198749974
C. Baird, M. Cann; Environmental Chemistry, 5th ed., 2012. ISBN: ISBN: 978-1429277044
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas têm tipologia teórico-prática (e não teórica), dado tratar-se de uma UC com objetivo de operacionalização de conceitos. É adotado o método expositivo participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos. Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo.
A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática os conceitos teóricos transmitidos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando posteriormente o respetivo questionário ou relatório. Nestas aulas é posto em prática o método experimental e colaborativo (trabalho de grupo).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação distribuída com exame final
NOTA TEÓRICA
A aprovação na componente teórica pode ser obtida por avaliação contínua (2 testes) ou por exame
Avaliação por testes:
1º teste:
2º teste:
Obterá aprovação o aluno cuja média aritmética dos testes seja maior ou igual a 9.5 val., desde que em nenhum dos testes a classificação tenha sido inferior a 8.5 val.
Avaliação por exame
A realizar nas datas marcadas pelo CP e constantes do SI
Obterá aprovação o aluno cuja classificação seja maior ou igual a 9.5 val.
NOTA LABORATORIAL
O laboratório é avaliado através da realização de questionários de preparação, questionários resolvidos nos laboratórios, 2 relatórios e avaliação em aula
Obterá aprovação na componente laboratorial o aluno cuja média aritmética dos trabalhos seja maior ou igual a 7.5 val.
NOTA FINAL
A nota final é a média ponderada da nota teórica (70%) e da nota laboratorial (30%)
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é a média ponderada da nota teórica (70%) e da nota laboratorial (30%)
Provas e trabalhos especiais
O laboratório é avaliado através da realização de questionários de preparação, questionários resolvidos nos laboratórios, 2 relatórios e avaliação em aula
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos Trabalhadores-Estudantes (com estatuto TE reconhecido) que não puderem frequentar as aulas laboratoriais terão obrigatoriamente que realizar um exame escrito laboratorial, a realizar na data da 1ª época, por forma a obterem classificação na componente laboratorial.
Melhoria de classificação
Realizada apenas em época de recurso
Observações
-Em consonância com a decisão do Conselho Pedagógico, para realizar a UC em avaliação contínua, o Estudante terá de ter uma frequência mínima de 75% de aulas TP.
-Sem a frequência das aulas de laboratório e entrega dos respetivos relatórios/questionários, o aluno não poderá obter aprovação na disciplina. É permitido um MÁXIMO de 1 falta às aulas laboratoriais.