Mecânica dos Fluidos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Física |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se nesta unidade curricular que estudantes desenvolvam o interesse pela Mecânica dos Fluidos e que fiquem a conhecer os principais conceitos da estática, cinemática e dinâmica dos fluidos para responder às principais solicitações práticas que surgem em engenharia.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:- Determinar a força e respectivo ponto de aplicação numa superfície plana submersa;
- Determinar a pressão lida por qualquer manómetro de coluna de líquido;
- Desenhar o diagrama de corpo livre de objectos submersos ou flutuantes e determinar as forças envolvidas;
- Identificar e caracterizar o regime dum escoamento; calcular as perdas de carga que ocorrem nos escoamentos no interior de condutas; determinar as curvas das instalações;
- Caracterizar o tipo de turbomáquina consoante o escoamento no seu interior; interpretar as suas curvas características; determinar pontos de funcionamento; seleccionar máquinas movidas; Avaliar a possibilidade de surgimento de cavitação em bombas; Determinar a curva da associação de bombas.
Modo de trabalho
À distância
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de Matemática e Física (Mecânica).
Programa
1.Conceitos introdutóriosConceito de fluido; Continuidade da matéria; Leis básicas da Física; Noção de caudal volúmico e mássico; Propriedades termodinâmicas dos fluidos; Sistemas de unidades.
2.Viscosidade dos fluidosViscosidade dinâmica e cinemática; variação com a temperatura; medição da viscosidade.
3.Distribuição de pressão num fluidoPressão absoluta e relativa; Lei de Pascal; Pressão e gradiente de pressão; Equilíbrio do elemento de fluido; Equação fundamental da hidrostática; manometria; Forças hidrostáticas em superfícies planas simétricas; Impulsão; Noção de estabilidade de corpos no seio de fluidos; Aplicações.
4.Escoamento de fluidosNoção de linha de corrente, trajetória e linha de emissão; Equação da continuidade; Equação de Bernoulli; Equação de energia; Aplicações.
5.Regimes do escoamentoEscoamento laminar e turbulento; Número de Reynolds; Perfis de velocidade, Medição de velocidade em escoamentos; Aplicações.
6.Escoamento viscoso em condutasPerdas por atrito em escoamento laminar e turbulento; Perdas de carga localizadas; Determinação de perdas de carga em condutas; Associação de condutas; Curva da instalação; Aplicações.
7.Aplicação e seleção de bombas e ventiladoresTipos; Curvas características; Leis da semelhança; Ponto de funcionamento; Seleção; Associação; Altura de aspiração disponível de bombas; Aplicações.
Bibliografia Obrigatória
Robert L. Mott ; Joseph A. Untener; Applied Fluid Mechanics, 7th Edition, Pearson Education Limited, 2016. ISBN: 978-1-292-01961-1 (Livro disponível na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Luís Adriano Oliveira ; António Gameiro Lopes; Mecânica dos Fluidos, 5ª Edição, LIDEL - Edições Técnicas, Lda, 2016. ISBN: 978-989-752-221-5 (Livro disponível na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Frank M. White; Mecânica dos Fluidos, 8ª Edição, Mc Graw-Hill, 2018. ISBN: 9788580556063 (Existem versões anteriores na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Bibliografia Complementar
Philip M. Gerhart, Andrew L. Gerhart, John I. Hochstein; Munson's Fluid Mechanics, 8th Edition, John Willey & Sons, Inc., 2017. ISBN: 978-1-119-24898-9 (Existem versões anteriores na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Cengel, Yunus A. ; Cimbala, John M.; Mecânica dos Fluidos - Fundamentos e Aplicações, Mc Graw-Hill, 2015. ISBN: 9788580554908 (Existem versões anteriores na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Estudo autónomo Os estudantes desenvolvem estudo autónomo com base nos elementos de estudo fornecidos, sendo disponibilizado apoio em horário de dúvidas.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Exame |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
147,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- A média da classificação dos laboratórios tem de ser igual ou superior a 9,5V.
- A classificação do Exame tem de ser igual ou superior a 9,5V.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Final:- Exame final (70%) - Nota mínima de 9,5V
- Trabalhos laboratoriais (30%) - Nota mínima de cada laboratório: 9,5V
NF=0,70xNE+0,30xMTL
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação será realizada por só por exame, com acesso segundo as regras definidas no RAA-IPS.
Observações
- Os estudantes que não tenham todos os relatórios aprovados durante o período de avaliação contínua têm possibilidade de entregar os relatórios não aceites até à data dos exames;
- O horário semanal de esclarecimento de dúvidas será divulgado na página da UC no Moodle.
- Os estudantes que obtenham nota final maior ou igual a 16 valores deverão submeter-se a oral, caso contrário a nota será de 14 valores.
>> Nas avaliações escritas só poderá ser utilizada calculadora científica não programável e terão consulta restrita – Formulário fornecido.