Código: | TGA16 | Sigla: | MA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Construção e reparação de veículos a motor |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Mecânica |
Curso/CE Responsável: | Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologia e Gestão Automóvel |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
TSPTGA | 17 | Plano de Estudos_2015_16 | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Vitor Manuel Reis da Cruz | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 4,00 |
Vitor Manuel Reis da Cruz | 4,00 |
Nesta disciplina de Engenharia, pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos teóricos e práticos que garantam e habilitem os alunos à compreensão, enquadramento e aplicação das técnicas fundamentais para a gestão, definição e realização das atividades de manutenção. De forma atingir-se o referido objetivo os estudantes terão inicialmente uma sensibilização para a definição e evolução da função manutenção. Seguidamente, haverá um enquadramento sobre os aspetos mais relevantes da função manutenção na organização e a gestão da manutenção de uma empresa e de Identificação dos vários tipos de falha e definir estratégias de manutenção e os trabalhos adequados para cada caso. Um outro ponto corresponde à capacitação em organizar atividades de manutenção numa média empresa bem como articular corretamente a função manutenção com os objetivos de gestão global da empresa. Saber proceder à análise de avarias dos equipamentos mais comuns e em calcular a fiabilidade e a disponibilidade de um sistema. Pretende-se, igualmente, que os alunos adquiram as competências necessárias para conhecer e possuir a capacidade para compreender as novas filosofias de manutenção.
I - A função manutenção. Tipos de manutenção
– Introdução, enquadramento e conceitos gerais
Definição de manutenção. A evolução da manutenção. A função manutenção e o seu objetivo. Funções que interagem com a manutenção. Funções normalmente a cargo de um serviço de manutenção. Tipos de manutenção. Níveis de manutenção.
- Objetos de manutenção Organização funcional. Identidade dos objetos de manutenção. Cadernos de máquina. Centros de custo.
II - Métodos e planeamento
Ordens de trabalho
Definição. Elementos de gestão de uma Ordem de Trabalho. Grau de prioridade. Preparação do trabalho. Elaboração da ordem de trabalho. Pedidos de trabalhos. Estados e circuitos da ordem de trabalho.
Planeamento e programação de trabalhos
Planeamento dos vários tipos de manutenção. Organização do planeamento. Programação dos trabalhos de manutenção.
Meios de controlo e indicadores. Informática operacional de manutenção. Receção de equipamentos e sistemas. Estudos de capacidade. Exemplos de aplicação.
Definição do executante e contratação de serviços de manutenção.
Avarias, Relatórios de trabalhos e histórico
Avarias – definição e tipos. Localização de avarias. Falha oculta e falha múltipla. Relatórios de trabalhos. Histórico.
Gestão de peças na manutenção automóvel.
III - Instalações de manutenção industrial.
Caracterização de uma oficina automóvel
Estrutura dos diferentes setores e “Lay-out” associados. Áreas e equipamentos. Características de exploração. Pessoal, formação e gestão de competências.
IV - Identificação e análise de avarias no automóvel.
Avarias mecânicas. Avarias elétricas. Avarias eletrónicas. Meios de diagnóstico e ensaio. Os equipamentos de diagnóstico e ensaio e respetivos tipos. “Software” de diagnóstico e ensaio, instalação e atualização. Procedimentos de exploração e calibração.
V - Quantificação da fiabilidade
Estrutura de tempos associados à produção / manutenção. Conceitos de fiabilidade, manutenibilidade e disponibilidade. MTTR e MTBF. Otimização da fiabilidade. Degradação e crescimento da fiabilidade. Melhoria da fiabilidade de um sistema. Previsão da fiabilidade.
VI - FMEA - Definição, domínios de aplicação. Objetivo de análise. Modos de utilização. Limites e inconvenientes. Princípios fundamentais do FMEA. As causas comuns e a falha humana. Definição dos sistemas. Definição de especificações. Diagramas. Níveis da análise. Causas da avaria. Efeitos da avaria.
TPM - Introdução e definição. Organização para aplicação do TPM. Procedimentos de aplicação. Melhorias de rendimento. As 6 causas de perda. Índices de rendimento. Perdas sistemáticas e imprevisíveis. Programas de eliminação de avarias. Melhorias do tempo de mudança de ferramenta. Diminuição das perdas de velocidade. Formas de redução de defeitos. Da implementação à consolidação do TPM.
Presencial
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 40,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho escrito | 24,00 |
Total: | 84,00 |
Noota final = Média ponderada da nota Trabalhos Práticos/Relatórios (60%) com a nota do Teste (40%) ou nota Exame final