Introdução à Gestão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
52 |
Plano de Estudos 2016 |
1 |
- |
4 |
44 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os estudantes com competências atuais no âmbito da gestão das organizações
Potenciar as atividades de aprendizagem ativa que permite o desenvolvimento de competências transversais e o contacto com a realidade empresarial.
Resultados de aprendizagem e competências
Os alunos deverão compreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica. Deverão ainda obter as competências que lhes permitam identificar os principais fatores que afetam a vida da empresa e conhecimentos que lhes facilitem a compreensão das matérias a aprofundar no decurso da licenciatura.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
- O contexto empresarial
- Evolução da indústria no mundo e em Portugal
- A globalização
- A indústria 4.0
- As organizações: enquadramento externo
- A organização como sistema aberto
- Meio envolvente. Tipos de ambiente e stakeholders
- Tipologia de organizações e de sociedades comerciais.
- Internacionalização das empresas.
- A gestão nas organizações (10h)
- Funções da Gestão: Planeamento, organização, direção e controlo.
- Aptidões do gestor e níveis de gestão
- Desafios da Gestão: O gestor no tempo atual
- Gestão da mudança nas organizações.
- Comunicação pessoal em contexto empresarial
- Negociação e processo de tomada de decisões
- Espírito empreendedor e de inovação
- A transformação digital e as novas exigências da gestão
Bibliografia Obrigatória
Lisboa, J. e al; Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2008
F., Santos, j., Reis, N., & Marques; Gestão Empresarial, Lidel – Edições Técnicas, 2010
Teixeira, S.; Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Trata-se de uma Unidade Curricular teórico-prática, cuja dinamização assenta no estudo e discussão de temas/casos, nomeadamente: - Nas aulas teórico-práticas será implementado o método expositivo-participativo, com recurso a meios audiovisuais e estudo de temas relacionados com os conteúdos programáticos, com o envolvimento do aluno na sua análise e discussão. - Em complemento serão desenvolvidas atividades de e-learning na plataforma Moodle para apoio ao ensino.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Realização obrigatória de 2 testes de avaliação contínua, cuja média deve ser igual ou superior a 9,5 para o aluno obter aprovação.
Se essa média for inferior a 9,5 o aluno terá de se apresentar a exame e a nota do exame vale 100% da nota final.
Fórmula de cálculo da classificação final
(T1+T2)/2