Qualidade de Software
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MES |
12 |
Plano de Estudos 2017-2018 |
1 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular pretende introduzir um conjunto de aspetos relacionados com o desenho e produção de software.
O conceito de qualidade motiva a introdução de técnicas de gestão de projeto, construção e validação de modelos, teste em vários níveis de abstração, e aplicação de métricas quer no processo de construção, quer nos artefactos produzidos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular o aluno deverá estar apto para:
- Compreender os conceitos de qualidade de software;
- Conhecer e aplicar as técnicas de revisão de software;
- Compreender e por em prática as normas e abordagens de Software Quality Assurance (SQA);
- Conhecer e utilizar um plano de SQA;
- Compreender e aplicar as estratégias de testes de software nos vários ambientes existentes;
- Saber aplicar os testes em aplicações convencionais, em aplicações orientadas a objetos e em aplicações Web;
- Compreender e utilizar as diversas métricas de produto nas fases do desenvolvimento de software.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimento de modelos de desenvolvimento de software
Conhecimentos de diferentes paradigmas de Linguagens de Programação
Conhecimento de desenvolvimento de softwrae usando IDE (Integrated Development Environment)
Programa
Os conteúdos da unidade curricular distribuem-se ao longo dos seguintes módulos:
- Conceitos de qualidade de software;
- Técnicas de verificação de software;
- Software Quality Assurance (SQA);
- Estratégias de testes de Software;
- Testes de software (Unit tests, System tests)
- Métricas de produto.
Bibliografia Obrigatória
G. O'Regan; Introduction to Software Quality, Springer, 2014
Bibliografia Complementar
I. Sommerville; Software Engineering, Pearson, 2015
R. Pressman, M. Maxim; Software Engineering: A Practitioner’s Approach, McGraw Hill, 2020
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas:
- Utilização de diapositivos, e foco em questões colocadas aos estudantes durante a exposição da matéria ou demonstração de exemplos.
Aulas Práticas-Laboratoriais:
- No início de cada um dos trabalhos práticos e/ou laboratoriais será efetuada uma exposição dos conceitos necessários para a sua implementação. Os estudantes são depois incentivados a desenvolver os seus trabalhos, com o acompanhamento do docente, que os ajudará a assimilar melhor a matéria;
- Durante o semestre é assegurada a orientação de estudantes no desenvolvimento autónomo de exercícios e trabalhos práticos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
46,50 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
202,50 |
Obtenção de frequência
A obtenção da frequencia obriga a realização de 3 componentes:
- Teste escrito (T)
- Compoenente Laboratorial (L) - Video + Tutorial
- Trabalho de Portfolio Digital (P)
A compoenente Laboratorial é realizada em grupo, as restantessão realizadas individualmente.
Fórmula de cálculo da classificação final
0,3*T+0,35L+0,35P
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Caso o aluno não tenha aprovação em avaliação continua, poderá optar por uma das seguintes opções na época de exame.
- Melhorar uma (apenas uma) das componenentes de avaliação de forma a atingir o valor minimo de 9,5 valores.
- Realizar no mesmo dia, um exame com componente Teorica e componente Laboratorial