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Videojogos Multijogador e em Rede

Código: DVAM06     Sigla: VMR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DVAM 24 Plano_estudos_2018_19 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Pedro de Abreu Morais Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
João Pedro de Abreu Morais 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências no desenvolvimento de aplicações para a comunicação entre sistemas (metodologia cliente-servidor), com principal foco na programação do lado do servidor e no desenvolvimento de um jogo com as características de multijogador.



  • Os estudantes devem conhecer e compreender as diferenças entre pedidos síncronos e assíncronos.

  • Os estudantes devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do servidor (server-side), nomeadamente Node.js

  • Os estudantes devem mostrar aptidão para desenhar um servidor Web / API.

  • Os estudantes devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de um servidor Web / API.

  • Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.

  • Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências de comunicação.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos definidos para a presente UC, permitem aos estudantes o desenvolvimento de uma aplicação servidor (server-side) que permitirá a comunicação com diversos tipos de outras aplicações, também desenvolvidas durante o semestre, nomeadamente um jogo em Unity ou uma aplicação Web. Serão abordados os conceitos fundamentais de Programação, Programação para a Web e programação de videojogos, com um principal foco na programação do lado do servidor e do jogo em rede.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É importante (mas não obrigatório) existir algum conhecimento prévio de programação.

Programa

Conceitos teóricos e práticos
- Síncrono VS Assíncrono
- Servidor Web / API (Node.js)
- Front-End (Dashboard)
- Unity Web Request
- Unity Multiplayer

Bibliografia Obrigatória

Luís Abreu; NODE.JS - CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES WEB, FCA, 2016. ISBN: 978-972-722-860-7
Alberto Simões; INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM UNITY, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-883-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas:
Nestas aulas será utilizado o método expositivo com resolução de exercícios práticos. Será aplicado o método de aprendizagem ativa, de modo a incentivar e envolver os estudantes na aprendizagem.

Vai também exisitir uma vertente de desenvolvimento de trabalho prático continuado, adoptando-se assim uma metodologia baseada em projeto.

Software

NodeJS + NPM
Unity
Sublime 3
Notepad++
Visual Studio Code
Google Chrome

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 90,00
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 180,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final (>=9,5) = (Teórica * 50%) + (Trabalho Prático (Projecto) * 40%) + (Discussão individual * 10%)

Notas mínimas:

Testes: 9.5 valores

Trabalho prático (Projecto): 9.5 valores

Trabalho de estágio/projeto

O Projecto da UC será apresentado e disponibilizado aos alunos durante o decorrer do semestre e consiste na criação de um servidor e um pequeno jogo recorrendo às tecnologias leccionadas na UC (NodeJs, Unity, HTML, CSS e JavaScript)
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