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Introdução à Programação

Código: LEEC11103     Sigla: IP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEC 47 Plano de Estudos 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Miguel Lopes de Oliveira Esteves Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 6,00
Luís Miguel Lopes de Oliveira Esteves 6,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 6,00
Luís Miguel Lopes de Oliveira Esteves 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Compreensão de conceitos e princípios básicos do funcionamento do computador.

  • Desenvolvimento de capacidade de raciocínio lógico e formal que permita analisar problemas complexos.

  • Compreensão de fundamentos conceptuais relacionadas com a programação de computadores:


    • Compreensão dos princípios gerais de engenharia de software;

    • Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo

    • Capacidade de codificar (implementar) os algoritmos em linguagens de programação.


Resultados de aprendizagem e competências

Enquadramento da programação


  • O aluno deve ser capaz de descrever a arquitetura básica de um computador.

  • O aluno deve ser capaz de descrever e relacionar os conceitos de programa e de linguagem de programação.

  • O aluno deve ser capaz de descrever a forma como é representada a informação num computador.

  • O aluno deve ser capaz de representar valores inteiros utilizando diferentes bases (decimal, binária, octal, hexadecimal)


Algoritmos


  • O aluno deve ser capaz de descrever diferentes formas de representar algoritmos.

  • O aluno deverá ser capaz de resolver problemas simples e utilizar algoritmos para formalizar o processo de resolução do problema.

  • O aluno deverá ser capaz de utilizar uma abordagem top-down para a resolução de problemas com alguma complexidade.


Programação numa linguagem de alto nível


  • O aluno deverá ser capaz de utilizar um IDE para desenvolver e testar programas utilizando a linguagem de programação C.

  • O aluno deverá ser capaz de implementar, em linguagem C, algoritmos especificados em pseudocódigo.

  • O aluno deverá conseguir utilizar e descrever os mecanismos de passagem de argumentos para subprogramas.

  • O aluno deverá conseguir implementar e utilizar algoritmos de procura e de ordenação.

  • O aluno deve ser capaz de desenvolver programas que armazenem informação em ficheiros de dados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Enquadramento da programação

  1. Definição de computador.
  2. Descrição básica de um computador.
  3. Definição de programa.
  4. A programação e a resolução de problemas.
  5. Representação de Informação.
  6. Conceitos de: linguagem natural, linguagem de programação e de linguagem máquina.
  7. Níveis e Linguagens de programação.

2.Algoritmos

  1. Conceito de Algoritmo.
  2. Representação de algoritmos em Pseudocódigo.
  3. Abordagem Top-down.

3.Programação numa linguagem de alto nível: Linguagem C

  1. Estrutura de um programa.
  2. Tipos de dados elementares.
  3. Expressões.
  4. Instruções de entrada e saída.
  5. Estruturas de controlo.
  6. Subprogramas.
  7. Tipos de dados estruturados.
  8. Algoritmos de procura e de ordenação.
  9. Ficheiros.

Bibliografia Obrigatória

Luís Damas; Linguagem C, FCA. ISBN: 972-722-156-4

Bibliografia Complementar

António Adrego da Rocha; Introdução à Programação usando C, FCA. ISBN: 972-722-524-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas TP: Exposição da matéria seguida de resolução de problemas;
Aulas PL: Realização de trabalhos laboratoriais e resolução de problemas.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 65,00
Trabalho laboratorial 25,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 75,00
Estudo autónomo 87,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência































  Item de avaliação Peso Nota mínima
Avaliação contínua 1º Teste 30% 7,0 Valores
2º Teste 35% 7,0 Valores
Atividades das aulas (TP e PL) 10%  
Trabalho de grupo 25% 7,0 Valores

Fórmula de cálculo da classificação final





















































  Item de avaliação Peso Nota mínima
Avaliação contínua 1º Teste 30% 7,0 Valores
2º Teste 35% 7,0 Valores
Atividades das aulas (TP e PL) e TPC 10%  
Trabalho de grupo 25% 7,0 Valores
Época normal Exame 75% 7,0 Valores
Trabalho individual 25% 7,0 Valores
Época de recurso Exame 75% 7,0 Valores
Trabalho individual 25% 7,0 Valores





  • Para ter aprovação na unidade curricular terá que cumprir as restrições relativas às notas mínimas e a média ponderada das classificações ser maior ou igual a 9,5.

  • Em alternativa ao exame de época normal, o aluno poderá optar por realizar a recuperação de um (e apenas um) dos testes em que não tenha obtido classificação positiva.

  • Quem realizar o trabalho de grupo em avaliação contínua, com classificação igual ou superior à nota mínima, fica dispensado da realização do trabalho individual em época de exame

Avaliação especial (TE, DA, ...)



Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só poderá ser realizada em época de recurso e carece de inscrição prévia na Divisão Académica.

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