Desenvolvimento de Videojogos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
INF |
108 |
Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
52,5 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o desenvolvimento de videojogos com foco no desenvolvimento de um videojogo utilizando um motor para o efeito.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimentos abrangentes das principais técnicas e metodologias relacionadas com processos de game design.
Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos.
Desenvolvimento da capacidade de implementar videojogos ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API específicas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Contexto cultural e impacto da indústria dos videojogos na sociedade.
- História dos videojogos: indústria, tecnologias e abordagens.
- Caracterização de jogos, jogadores e experiência de jogadores.
- Ludologia e narratologia
- Introdução à conceção de jogos.
- Mecânicas e plataformas de jogo.
- Interfaces e interação.
- Desenho e conceção de níveis.
- Ambientes integrados de desenvolvimento de jogos
- Motores gráficos: interface e principais elementos.
- Gestão e importação de Assets.
- Criação e edição de cenas.
- Definição de materiais: iluminação, cores e texturas.
- Incorporação de elementos multimédia.
- Motor de física.
- Mecanismos de Scripting.
- Publicação.
Bibliografia Obrigatória
Carlos Martinho, Pedro Santos, Rui Prada; Design e Desenvolvimento de Jogos, FCA, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas a metodologia baseia-se em método expositivo, complementado pela discussão de exemplos e situações práticas com base em diversas técnicas de participação ativa. Estas visam transmitir aos alunos uma visão critica do processo de desenvolvimento de videojogos. Esta componente é avaliada através de uma componente contínua, com base nas técnicas de participação ativa utilizadas nas aulas, e em avaliação escrita com base em testes ou exame.
Nas aulas de laboratório os estudantes devem colocar em prática a sua visão crítica do processo de desenvolvimento de videojogos desenvolvendo uma ideia própria e implementando-a. Assim, a componente laboratorial assenta numa aprendizagem baseada em projeto, sobre o qual incide a avaliação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
35,00 |
Trabalho laboratorial |
65,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
87,50 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Trabalho escrito |
12,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Realização de todas as componentes descritas na fórmula de cálculo da classificação final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Regular RecomendadaJ - 15% - Mini-projeto / Game Jam
P - 35% - Projeto (Inclui Game Design Document, apresentações e discussões)
T - 35% - Teste
L - 15% - Laboratórios
J - Mini-projeto / Game Jam - Consiste no desenvolvimento de um protótipo de mini-jogo de mecânica original a partir de um determinado tema e num periodo restrito de tempo (na disciplina, uma semana). Realizável em grupo.
P - Projeto - Consiste no desenvolvimento de um
vertical slice de um jogo dentro de um conjunto de requisitos mas com tema livre. Realizável em grupo.
T - Teste - Teste escrito individual e sem consulta.
L - Laboratórios - Realização dos trabalhos laboratoriais (implementação de funcionalidades específicas aplicáveis a videojogos) e exercícios complementares às aulas TP. Individual.
Todas as componentes têm nota mínima de 9.5 valores.
Todas as componentes podem ser sujeitas a discussão oral individual para aferição da aquisição de conhecimentos.
Avaliações Época de Recurso / Especial
- Novos temas de Game Jam - Serão disponibilizados 2 temas (um na época normal e outro na época de recurso), com respetivos prazos de entrega. Cada um destes trabalhos pode ser utilizado para recuperar a Game Jam do semestre ou a componente de laboratório.
- Novo tema para Projeto - Publicado antes da época de exames.
- Exame para substituir nota do teste (os estudantes que realizarem e entregarem o teste só podem realizar exame na época de recurso).
Método alternativo de avaliaçãoComo alternativa, os estudantes que assim desejarem, pode ser avaliados da seguinte forma (somente para época normal):
- 65% - Realização de um projeto individual com enquadramento de investigação (em temas validados pelos docentes da disciplina) e produção de um short-paper com aproximadamente 4-5 páginas.
[Se o estudante realizar também os laboratórios com nota superior, essa é integrada em 15% neste cálculo]
- 35% - Projeto Final ou Teste|Exame de época normal.