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Sistemas de Informação

Código: TGI16     Sigla: SI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 3T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TGI 30 Plano de Estudos 2016 2 - 7 66 189

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Gabriel César Ferreira Pestana Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
E-Learning: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Gabriel César Ferreira Pestana 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
Gabriel César Ferreira Pestana 4,00
E-Learning Totais 1 2,00
Gabriel César Ferreira Pestana 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer



  • Refletir sobre o papel dos Sistemas de Informação na gestão e desenvolvimento das organizações

  • Identificar e definir os elementos fundamentais de uma abordagem arquitetural aos sistemas de informação, incluindo hardware, software, dados e processos.

  • Reconhecer as diferentes categorias de sistemas de informação empresariais, como sistemas transacionais, sistemas de apoio à decisão e sistemas de gestão empresarial.



Compreender



  • Descrever o papel dos sistemas de informação empresariais na operação e gestão de organizações, com base em três pilares da transformação digital (Tecnologia, Processos, Pessoas).

  • Entender os benefícios e desafios associados à utilização de Sistemas de Informação nas empresas.



Aplicar



  • Modelar processos de negócio para um contexto empresarial ou caso de estudo específico, aplicando a técnica de BPMN para desenvolver uma visão coerente do fluxo de informação associada ao(s) cenário(s) de negócio objeto de análise.

  • Efetuar o levantamento de requisitos (funcionais e não-funcionais) bem como a especificação do modelo de domínio subjacente a uma necessidade concreta em termos de informatização de um serviço ou processo organizacional.

  • Utilizar ferramentas e técnicas de modelação de processos de negócios e modelação UML (diagrama de classes)



Analisar



  • Demonstrar a capacidade de avaliar e selecionar sistemas de informação empresariais adequados às necessidades e objetivos de uma empresa específica.

  • Estabelecer relacionamentos entre os artefactos informacionais que caracterizam um sistema de informação de forma a assegurar rastreabilidade e verificabilidade do rigor técnico.



Avaliar



  • Avaliar os impactos dos avanços tecnológicos, como inteligência artificial e análise de big data, nos sistemas de informação empresariais alinhados com a estratégia de negócio.



  • Efetuar uma análise critica e propor melhorias para otimizar a modelação de processos organizacionais, levando em consideração fatores como desempenho, segurança e usabilidade.


Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se dotar o estudante de conhecimentos base na análise e especificação de sistemas de informação, com capacidade para identificar os artefactos informacionais essenciais para elaborar um projeto na área dos sistemas de informação. Dispor de espírito critico e argumentativo para fundamentar as opções tomadas em termos de identificação dos atores, modelação de cenários relacionados com processos de negócio e definição de estruturas de dados para registo de informação relevante. Desenvolver estratégias para conceptualizar a arquitetura do sistema de informação de suporte ao modelo de negócio objeto de análise.   


Métodos de trabalho:



  • Auto-estudo dos materiais com resolução de exercícios para aplicar conhecimento sobre componentes de análise e especificação de um sistema de informação.



  • Trabalho em grupo com definição de papeis e responsabilidades na elaboração dos artefactos informacionais que consubstanciam o âmbito do projeto.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Dispor de um conhecimento geral sobre o modo de funcionamento de uma empresa, estrutura organizacional e fluxos de informação.

Conhecimentos elementares sobre estruturas de informação, nomeadamente noções básicas sobre bases de dados.

Programa

Conceitos sobre Sistemas de Informação

Introdução ao diagrama de contexto, conformidade com as diretrizes da norma ISO 42010

Arquiteturas de Sistemas de Informação, abordagem centrada nos dados vs processos

Planeamento e Gestão de Sistemas de Informação & Enquadramento ao BPM

Introdução ao BPMN, conformidade com a norma ISO 19510

UML (diag. Classes e diag. Casos de Utilização), Diagrama de Blocos e Matriz de CRUD

Análise e Especificação de Requisitos

Tecnologias emergentes, Computação e sociedade & RGPD

Bibliografia Obrigatória

Kenneth Laudon, Jane Laudon; Management Information System , Pearson, 2022
Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., Reijers, H.A.; Fundamentals of Business Process Management, Springer, 2018

Bibliografia Complementar

Mathias Weske; Business Process Management - Concepts, Languages, Architecture, Springer, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Debate orientado;

  • Resolução de questões em grupo;

  • Nivelamento de conhecimentos;

  • Trabalho de grupo colaborativo (desenvolver uma proposta de projeto).

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 123,00
Frequência das aulas 66,00
Total: 189,00

Obtenção de frequência


  • Componente de Projeto (60%) – execução em grupo de 3 a 4 estudantes

    • Apresentação e discussão em aula (Análise de progressos / resultados alcançados)

    • Realização de apresentações intercalares (e.g., Pitch 10 minutos)



  • Componente Teórica (40%) - mini-testes de avaliação de conhecimentos (max. 4 mini-testes)

  • Estudante com participação nas aulas práticas ≥ 75%, registo de chamada nas aulas laboratoriais

  • O estudante fica dispensado de exame final, e assim aprovado, se obtiver uma classificação final global superior a 9,5 valores e se em nenhum dos dois elementos de avaliação obtiver classificação inferior a 9,5 valores.

  • A exame final irão os estudantes que tenham optado por este regime ou aqueles que tenham sido reprovados na avaliação contínua. Em exame o estudante obrigatoriamente tem de fazer prova escrita (componente teórica), se na componente de projeto obtiver classificação inferior a 9,5 valores poderá submeter melhoria ao mesmo projeto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = 40% TP + 60% P

  • TP – Teste presencial
  • P – Projeto
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