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Portuguese Language and Culture

Código: IMAS1001     Sigla: PLC3

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Instituição Responsável: Escola Superior de Tecnologia de Setúbal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ERASM 2 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 1 - 5 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luisa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Nadine da Costa e Silva 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O conhecimento de uma língua e cultura estrangeiras e cultura leva ao desenvolvimento de novas formas de comunicar. Este processo está intimamente ligado à individualidade dos estudantes e à diversidade cultural dos conteúdos. Além disso, este processo promove a melhoria de relações comunicativas e pessoais. Por outras palavras, estas habilidades contribuem a alargar horizontes, desenvolvendo um espírito de compreensão, abertura e facilitando a adaptação a uma sociedade em constante mudança.

Resultados de aprendizagem e competências

A habilidade de comunicar numa língua estrangeira é essencial na Europa multilíngue e multicultural e no mundo globalizado hodierno. No curso de Língua e Cultura Portuguesa (LCP), os estudantes desenvolver-se-á linguística e culturalmente, combinando o caráter linguístico com o caráter cultural. Ao longo do curso, também serão contemplados/abordados os aspetos históricos, geográficos, políticos, literários e artísticos subjacentes aos conteúdos programáticos.

A abordagem dos conteúdos será feita numa perspetiva de consolidação cíclica e de evolução progressiva, tendo em conta os vários níveis de conhecimento dos aprendentes de português. Deste modo, existe uma coerência clara entre o programa e os resultados pretendidos na UC.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

Interação nas áreas de maior relevância das necessidades básicas mais imediatas como:

- Identificação pessoal
- Formas de tratamento/contacto social
- Tarefas do quotidiano
- Serviços
- Viagens
- Saúde e bem-estar
- Entretenimento (ex: lazer, passatempos, desporto).

Bibliografia Obrigatória

ABRANTES, A.M.; Ora Viva! Curso Rápido de Iniciação ao Português Língua Estrangeira, Lidel, 2019
CASTRO, C., PEREIRA, M., BORGES, L.; Português em Rede. Nível A1, Porto Editora, 2022
LEMOS, H.; Dialogar em Português, Lidel, 2018
MAGARREIRO, V.; CONCEIÇÃO, D.; CAÇADOR, R.; Português Ativo para o Mundo Profissional (níveis A1/A2), Lidel, 2022
OLIVEIRA, D.; Português Já! Iniciação. Ensino de Português no Estrangeiro, Porto Editora, 2019
RUELA, I.; Vocabulário Temático. Exercícios Lexicais, Lidel, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia adotada é a que vê a aprendizagem de uma língua estrangeira como global, centrada no aprendente, baseada em tópicos, orientada para ação e autonomia, intercultural e reflexivo.

O trabalho, que poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupos, estará baseado em tarefas sequenciais que são progressivas e envolvem níveis diferentes de dificuldade.

A compreensão oral e escrita será trabalhada através da análise de diferentes tipos de documentos-fonte diferentes relacionados com os tópicos selecionados.
Expressão oral será estimulada através de participação em dinâmicas/atividades de várias situações quotidianas, da apresentação de documentos/trabalhos.

A expressão escrita será desenvolvida de acordo com os interesses e necessidades comunicativas dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

A avaliação da Unidade Curricular consistirá na:

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA (70%)

1.1 - Participação individual ou em grupo nas tarefas/atividades - (70%);

2. AVALIAÇÃO SUMATIVA - (30%).

2.1 - Testes de avaliação sumativa.

Fórmula de cálculo da classificação final

Av*0,70 + Testes*0,30

Observações

Para obter a aprovação, a/o estudante tem de realizar TODOS os elementos de avaliação obrigatórios, nomeadamente, os testes e as atividades obrigatórias.
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