Código Oficial: | L124 |
Sigla: | LTAM |
- Compreender os principais conceitos associados à ecologia dos ecossistemas marinhos e estuarinos;
- Adquirir conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas marinhos e estuarinos, incluindo os processos biológicos e as interações com o ambiente físico e químico;
- Conhecer sobre as origens evolutivas e biologia dos principais grupos de organismos marinhos e integrar este conhecimento na abordagem de questões funcionais de adaptação dos organismos;
- Identificar as características morfológicas dos principais grupos taxonómicos aquáticos, relações evolutivas e adaptações ao meio marinho;
- Conhecer os principais sistemas de classificação taxonómica
- Desenvolver a capacidade de realizar um trabalho científico
O objectivo desta UC é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos da álgebra linear e competências para lidar com os mecanismos do cálculo diferencial em campos escalares e vectoriais, ferramentas matemáticas de grande importância na formação profissional de um técnico superior ou engenheiro.
Os objetivos da unidade curricular (UC) são:
- Conhecer os conceitos fundamentais da microbiologia geral, e as técnicas de cultivo e identificação em microbiologia.
- Conhecer as características das diferentes classes microbianas e agentes infeciosos. Compreender as interações entre os microrganismos, os seres vivos e o meio ambiente. Compreender o papel importante dos microrganismos no equilíbrio dos ecossistemas. Reconhecer a importância da ecologia microbiana na microbiologia ambiental.
- Conhecer as principais técnicas de inoculação, crescimento e preservação de microrganismos em laboratório. Conhecer os diferentes métodos de controlo de crescimento.
- Reconhecer os microrganismos como agentes nos processos de tratamento de águas, resíduos e biorremediação.
- Conhecer os principais microrganismos patogénicos presentes na água, ar e fertilizantes orgânicos.
- Reconhecer alguns microrganismos como indicadores da qualidade microbiológica das águas, do ar interior, e dos fertilizantes orgânicos.
- Conhecer, compreender e pesquisar na legislação atual os métodos analíticos de referência para avaliar a qualidade do ar interior, da água e dos fertilizantes.
- Utilizar os métodos analíticos de referência para determinar os parâmetros microbiológicos de modo a avaliar a conformidade legal da qualidade do ar interior, da água e dos fertilizantes orgânicos.
- Conhecer e utilizar as práticas de biossegurança em laboratórios de análises microbiológicas.
Dar ao aluno uma visão ampla da Poluição Marinha no âmbito da sua formação científica de base.
Dotar os alunos para compreender como os parâmetros climáticos e os factores que os explicam, na sua dinâmica, interferem com as acções do Homem e vice-versa, nomeadamente nas repostas bióticas terrestres e marítimas. Analisa ainda os diferentes impactos, adaptações e mitigação das alterações climáticas na sociedade - integração dos fenómenos de deposição ácida, efeito de estufa, depleção da camada de ozono, e ilha de calor urbana com a atmosfera e o sistema climático.
1.Objetivos gerais:
Ministrar conhecimentos fundamentais no domínio das análises físico-químicas de amostras ambientais,
levando à compreensão da relevância (ambiental, sanitária e de saúde pública) dos principais parâmetros
presentes na legislação.
Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos sobre análises ambientais, necessários ao:
-diagnóstico e monitorização qualidade do ambiente
-estudo de riscos e impactes ambientais
-operação e controlo dos sistemas de tratamento.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta UC visa o estudo do Ordenamento do Território (OT) e da informação geográfica (IG). A componente de OT tem como principais objetivos:
A componente de IG, proporciona uma introdução ao desenvolvimento, à terminologia e aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG):
Domínio dos conhecimentos fundamentais aplicáveis à prevenção da produção e à gestão resíduos sólidos (recolha, tratamento, valorização, eliminação);
Conhecer e aplicar métodos e tecnologias para a gestão de resíduos no ciclo de vida dos produtos.
- Aplicar os conceitos de variável aleatória e sua distribuição
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias discretas
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias contínuas
- Compreender o conceito de amostra aleatória e resolver problemas envolvendo distribuições amostrais
- Saber caracterizar e aplicar estimadores
- Construir e interpretar intervalos de confiança a partir da estatística de teste
- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses adequado às situações concretas
- Relacionar os testes de hipóteses com os intervalos de confiança
- Ser capaz de construir e analisar um modelo de regressão linear simplesSensibilizar os alunos para a utilização racional da energia e para a necessidade da transição energética nas sociedades contemporâneas.
Dotar os alunos de conhecimentos que lhe permitam reconhecer, definir e avaliar acções para a utilização racional da energia em diversos sectores.
Integrar conceitos fundamentais da qualidade, ambiente e segurança.
Desenvolver e implementar os requisitos necessários aos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança. Elaborar planos, procedimentos e documentação referente aos sistemas.
Desenvolver e implementar sistemas de gestão da qualidade.
Integrar os sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho e do ambiente com os sistemas de gestão da qualidade. Realizar auditorias da qualidade ambiente e segurança.
Assumir a melhoria contínua como elemento de desenvolvimento organizacional. Criar um clima favorável à interiorização da melhoria nas organizações.
Compreender as metodologias utilizadas nos processos de certificação.
Objetivos:
- Conceber, elaborar e acompanhar a implementação de projetos envolvendo uma ou mais áreas específicas do Ambiente e do Mar;
- Proporcionar aos estudantes, a análise de problemas de tecnologia, idênticos aos que depararão na atividade profissional, assim como desenvolver a capacidade de resolver problemas e propor soluções para a sua resolução;
- Estimular a capacidade de análise e síntese, permitindo integrar os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos nas várias áreas desenvolvidas no curso;
- Desenvolver o sentido crítico.
- Conhecer diferentes estratégias das organizações, para o ambiente.
- Saber aplicar metodologias e ferramentas de gestão ambiental nas organizações
- Saber os fundamentos e principais linhas de aplicação das ferramentas de apoio à gestão ambiental de produtos
- Conhecer e compreender os conceitos associados à gestão de risco
- Saber identificar e caracterizar os riscos naturais e tecnológicos com efeitos no ambiente ao nível local, regional ou global
- Conhecer os métodos e as ferramentas para a avaliação e a gestão do risco
- Planear a melhoria contínua: auditorias, formação, ações de melhoria
- Saber integrar a gestão ambiental e do risco na estratégia de sustentabilidade das organizações