Código Oficial: | T066 |
Sigla: | TSPMI |
Pretende-se com esta Unidade Curricular que os alunos conheçam os princípios de funcionamento de vários equipamentos eletromecânicos.
Conhecer os materiais utilizadas em tecnologia e engenharia: metais, polímeros, cerâmicos e compósitos e a relação entre as suas propriedades, estrutura, processamento e desempenho em serviço.
Integrar conceitos fundamentais da qualidade, ambiente e segurança.
Desenvolver e implementar os requisitos necessários aos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança. Elaborar planos, procedimentos e documentação referente aos sistemas.
Desenvolver e implementar sistemas de gestão da qualidade.
Integrar os sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho e do ambiente com os sistemas de gestão da qualidade. Realizar auditorias da qualidade ambiente e segurança.
Assumir a melhoria contínua como elemento de desenvolvimento organizacional. Criar um clima favorável à interiorização da melhoria nas organizações.
Compreender as metodologias utilizadas nos processos de certificação.
O objetivo geral da UC é proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos necessários na formação profissional de um técnico superior profissional, nomeadamente em relação ao cálculo integral em R.
A unidade curricular visa fornecer competências básicas de Controlo Automático aos alunos do CTESP de Manutenção Industrial.
Transmitir os conceitos de manutenção condicionada como complemento da manutenção preventiva.
Referir as várias técnicas usadas na manutenção condicionada nomeadamente análise de vibrações, análise de óleos, termografia, ultrassons e extensometria.
Sendo a análise de vibrações uma das técnicas que permite o reconhecimento de um maior número de anomalias em equipamentos, serão ministrados conhecimentos do fenómeno das vibrações que permitem caracterizar o comportamento dinâmico de um equipamento.
Conhecer os vários sensores e equipamentos de medição de vibração utilizados na manutenção condicionada por análise de vibrações assim como as aplicações informáticas de tratamento de dados recolhidos.
As técnicas de análise em frequência deverão ser utilizadas para permitir o diagnóstico de anomalias em equipamentos e, no caso de desequilíbrio, serão aplicados procedimentos de equilibragem por análise de vibrações.