MES2 - ECTS
Reconhecer os desafios e necessidades específicas da persistência e análise de grandes volumes de dados Conhecer as etapas de desenvolvimento de um projeto BI/Analytics Modelar e dimensionar um Data wharehouse, selecionando de entre abordagens alternativas Compreender as necessidades e boas práticas de codificação do processo ETL, considerando fontes de dados heterogéneas Realizar questões analíticas através das extensões OLAP ao SQL Selecionar sistemas OLAP e configurar a estrutura subjacente de dados conhecendo as respetivas implicações para a análise dos mesmos Selecionar e diferenciar classes de algoritmos de data mining, bem como os pressupostos da sua utilização Construir suportes de visualização e interação com resultados de diferentes análises dos dados, sobre plataformas existentes
MES1 - ECTS
A unidade curricular pretende introduzir um conjunto de aspetos relacionados com o desenho e produção de software.
O conceito de qualidade motiva a introdução de técnicas de gestão de projeto, construção e validação de modelos, teste em vários níveis de abstração, e aplicação de métricas quer no processo de construção, quer nos artefactos produzidos.
Segurança de Informação e de Software
MES3 - ECTS
No final desta unidade curricular o aluno deverá estar apto para: - Compreender os principais paradigmas e modelos de segurança de sistemas informáticos. - Compreender o funcionamento de algoritmos e protocolos criptográficos. - Compreender o funcionamento de mecanismos de proteção básicos. - Reconhecer vulnerabilidades dos sistemas de informação e de software das organizações. - Aplicar técnicas, algoritmos e usar ferramentas para prevenir e defender ataques, melhorando a segurança de sistemas de informação e software.
MES5 - ECTS
No final desta unidade curricular os alunos:
- Conseguem identificar os diferentes níveis de reutilização de software, e identificar os aspetos técnicos e não técnicos que estão envolvidos em cada um dos níveis. - Ficam aptos para selecionar e aplicar corretamente padrões arquiteturais, com vista a resolver um problema específico. - Ficam aptos para implementar, selecionar e utilizar bibliotecas e componentes de software, para resolver um problema específico.
Apresentar aos estudantes os problemas, conceitos e abordagens fundamentais na concepção e análise de sistemas de visualização de informação.
Familiarizar os estudantes com as fases do pipeline de visualização, incluindo a modelação de dados, mapeamento de atributos de dados para atributos gráficos, questões perceptuais, paradigmas de visualização existentes, técnicas e ferramentas, e avaliação da eficácia das visualizações para dados específicos, tarefas, e tipos de utilizadores.
Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de sistemas complexos (avançados) de visualização interativa de informação.
Projeto ou Estágio
MES11 - ECTS
Os objetivos a atingir são, para além da execução técnica do projeto, prioritariamente os seguintes: ‐ desenvolver a capacidade de abordar um problema real de engenharia informática, apresentando uma solução passível de ser implementada; ‐ proporcionar aos alunos um contacto com a realidade empresarial facilitando a aproximação às práticas de gestão e do exercício da engenharia, aplicadas nas empresas