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Introdução à Gestão

Código: TGI05     Sigla: IG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 2T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TGI 48 Plano de Estudos 2016 1 - 4 44 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Manuel Valente Responsável
Maria Leonor Abrantes Pires Co-Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
E-Learning: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Fernando Manuel Valente 2,00
E-Learning Totais 1 2,00
Fernando Manuel Valente 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreender o papel, impacto e interação das organizações com meio envolvente,
- Distinguir e compreender as diferentes componentes e competências da Gestão.
- Compreender o processo de organização de uma empresa e relação com o meio envolvente;
- Compreender o conceito de planeamento como função de Gestão;
- Compreender os conceitos básicos do Marketing;
- Compreender o papel da gestão da produção;
- Adquirir conhecimentos para a apreciação da situação patrimonial de uma empresa;
- Compreender a importância e as principais atividades da Gestão de Recursos Humanos.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultados de aprendizagem, espera-se que os alunos adquiram as seguintes competências:
- Competências genéricas: os alunos deverão compreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica. Deverão ainda obter as competências que lhes permitam identificar os principais fatores que afetam a vida da empresa e conhecimentos que lhes facilitem a compreensão das matérias a aprofundar no decurso da licenciatura.
- Competências específicas: Os alunos deverão ser capazes de identificar as condicionantes da atividade empresarial, as formas básicas de estruturas, conhecerem conceitos básicos do marketing, gestão da produção, gestão financeira e gestão de recursos humanos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. As organizações e o meio envolvente. Tipologia das organizações. Meio envolvente.
2. A gestão, funções e processos. Funções do gestor. Aptidões do gestor e níveis de gestão; Missão, objetivos e gestão por objetivos; Estruturas organizacionais.
3. Gestão de Marketing. Segmentação de mercados. Perfil do consumidor. Marketing-mix. e_marketing.
4. Gestão da Produção. Conceitos introdutórios. Gestão de stocks. Localização e implantação das unidades produtivas. Qualidade na produção.
5. Gestão Financeira e investimento. Demonstrações financeiras. Análise e seleção de investimentos.
Decisões de Financiamento.
6. Gestão de Recursos Humanos. Planeamento. Recrutamento, Seleção e Formação. Avaliação dos
Recursos Humanos. Novas competências na G.R.H.

Bibliografia Obrigatória

Lisboa, J. e al., ; Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2008
Portugal, F., Santos, j., Reis, N., & Marques, T. ; Gestão Empresarial, Lidel – Edições Técnicas, 2010
Teixeira, S.; Gestão das Organizações (2ª edição), McGraw-Hill, 2010
Pires, A.; Marketing - Conceito, técnicas e problemas de gestão, Verbo, 2008
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I.; Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade, Atual, 2021
Saias, L., Carvalho, R. e Amaral, M.; Instrumentos Fundamentais de Gestão Financeira, Universidade Católica, 1998
Marques, A.; Gestão da Produção, Texto Editora, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trata-se de uma Unidade Curricular teórico-prática, cuja dinamização assenta no estudo e discussão de temas/casos, nomeadamente:
- Nas aulas teórico-práticas será implementado o método expositivo-participativo, com recurso a meios audiovisuais e estudo de temas relacionados com os conteúdos programáticos, com o envolvimento do aluno na sua análise e discussão.
- Em complemento serão desenvolvidas atividades de e-learning na plataforma Moodle para apoio ao ensino tais como fóruns de interação para discussão de temas, dúvidas, noticias, entrega de trabalhos, repositório de informação.
- Os alunos terão de elaborar e apresentar um trabalho de grupo que será discutido em cada uma das aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 44,00
Trabalho escrito 16,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Conforme as Normas Gerais de Avaliação e as decisões do Conselho Pedagógico.
Para o ano letivo de 2021/2022, por decisão do conselho pedagógico foi definido que para realizar uma UC em avaliação contínua o estudante tem que estar presente numa percentagem mínima de 75% de aulas (por tipologia).
Os alunos que pretendem frequentar a avaliação contínua têm de estar obrigatoriamente inscritos numa das turmas da disciplina e têm de ter a sua situação regularizada.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação na Unidade curricular de Introdução à Gestão resulta da média ponderada dos elementos acima referidos, ou seja:
(Ti1+Ti2)/2*0,30+TG*0,30.
Ti - Teste individual
TG - Apresentação/discussão de um trabalho escrito


A não realização e/ou a falta de entrega de qualquer um dos  elementos de avaliação anteriormente referidos (testes ou trabalho de grupo), anula a avaliação contínua.

Provas e trabalhos especiais

Aplicável em situações excecionais decididas caso a caso.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Quando o aluno não se enquadra na avaliação normal, pode ser avalado atrvés de prova oral.
Até ao final da segunda semana de aulas, os alunos abrangidos por estatutos especiais (trabalhador estudante, dirigente associativo, liberdade religiosa, regime de parentalidade, alta competição, etc.) poderão dirigir-se ao responsável de disciplina para colocar eventuais situações específicas e respetivas implicações nas avaliações.

Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vigor, definidas no regulamento de avaliação dos estudante.
Dísponivel em: file:///C:/Users/fmval/Downloads/Reg_Avaliacao_Estudantes__26julho2017___2_.pdf
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