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Gestão da Energia Térmica

Código: MEGEIE06     Sigla: GET

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Termodinâmica Aplicada

Ocorrência: 2021/2022 - 2T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia na Indústria e Edifícios

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEGEIE 17 Plano de estudos_2019_2020 1 - 5 55 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Miguel Marques Fontes Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Outra: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Paulo Miguel Marques Fontes 3,00
Outra Totais 1 2,00
Paulo Miguel Marques Fontes 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que o estudante adquira um conhecimento aprofundado sobre os diferentes tipos de sistemas e equipamentos utilizados em instalações de climatização e aquecimento bem como das eficiências nos diversos processos de transferência de energia envolvidos.

 

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá adquirir as seguintes competências:

- Saber identificar e caracterizar um sistema de climatização e aquecimento e os seus equipamentos principais e terminais;

- Saber determinar a eficiência de equipamentos e processos em instalações de climatização e aquecimento;

- Saber efetuar um dimensionamento e seleção de equipamentos para instalações de climatização e aquecimento de pequena/média dimensão.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Classificação e tipologia dos sistemas de climatização e aquecimento. Diferentes tipos de sistemas centrais e terminais.

Eficiência em processos térmicos básicos: Combustão; Ciclos de compressão de vapor (refrigeração e bomba de calor); Ciclos de absorção; Permuta de calor.

Equipamentos de Climatização e Aquecimento

Bombas de Calor. Características dos equipamentos.

Grupos produtores de água refrigerada (chillers). Parâmetros de seleção e funcionamento.

Caldeiras para produção de águas quentes sanitárias (AQS) e aquecimento central: classificação, tipologia, características de operação e funcionamento. Combustíveis renováveis.

Coletores solares térmicos: tipologia e principais características.

Unidades terminais: convetores, ventilo-convetores, superfícies de troca de calor, evaporadores, condensadores, torres de refrigeração.

Integração e gestão de sistemas de energia térmica, acumulação e distribuição de frio e calor, cogeração e trigeração.

Bibliografia Obrigatória

Paulo Fontes; Folhas da Unidade Curricular

Bibliografia Complementar

Ashrae Handbook ; Heating, Ventilating, and Air Conditioning Systems - HVAC Systems and Equipment
James E. Brumbaugh; Audel HVAC Fundamentals, Volume 1: Heating Systems, Furnaces and Boilers,

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino incidirá numa apresentação dos conteúdos programáticos que será efetuada presencialmente seguindo-se um trabalho autónomo dos estudantes baseado em pesquisa para aprofundamento de temas, resolução de problemas e realização de projetos de pequena dimensão. Serão também efetuados 3/4 ensaios laboratoriais de equipamentos de aquecimento/climatização à escala real de modo a que os estudantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos para a caracterização destes equipamentos.

A metodologia terá uma forte componente online prevista no tempo de contacto com os estudantes e baseada na plataforma moodle que para além da disponibilização de conteúdos e material de apoio será também utilizada para a discussão de temas e esclarecimento de dúvidas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 45,00
Trabalho escrito 55,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 55,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Classificação final maior ou igual a 9.5 valores

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação terá por base uma avaliação individual sob a forma de teste sobre os conteúdos com um peso de 45% e uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes com um peso de 55%.

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