Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > PWDAM10
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Fundamentos de Programação e Algoritmos

Código: PWDAM10     Sigla: FPA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2021/2022 - 2T

Ativa? Sim
Página Web: https://portal.ips.pt/ests/pt/ucurr_adm.ficha_uc_preview?pv_ocorrencia_id=555691&pv_ficha_ocorr_id=5087
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPCDA 22 Plano de Estudos_2017_18 1 - 3 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel Angel Guevara López Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,73
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,73
Miguel Angel Guevara López 2,73

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular tem o objetivo de dotar os alunos de capacidade analítica que permita construir, desenvolver e adaptar algoritmos de modo a serem capazes de conceber soluções lógicas para problemas surgidos no âmbito da informática e contribuir assim, positivamente para a construção de software, individualmente ou integrados em equipas. Nomeadamente:
- Conhecer e compreender os diversos tipos de dados e a sua utilização
- Compreender as diversas estruturas de controlo e a sua aplicação na programação
- Conhecer e compreender as estruturas de dados e a sua aplicação em diversos contextos e ambientes de programação

Resultados de aprendizagem e competências

O desenvolvimento de esta unidade curricular permitirá que os alunos sejam capazes de:

- Desenvolver algoritmos que permitam definir e estruturar a solução de problemas reais.
- Dominar os fundamentos da programação procedimental.
- Desenvolver o pensamento computacional.
- Implementar aplicações informáticas para automatizar a solução de problemas reais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de matemática e algebra linear. Para o desenvolvimento dos projetos em simultaneo, os estudantes irão receber conhecimentos básicos de eletrónica.

Programa


  1. Conceitos de Algoritmos. Pseudocódigo

  2. Ciclo de desenvolvimento de uma aplicação. Estrutura de um programa. Variáveis e constantes. Tipos de dados básicos. Atribuição. Expressões aritméticas lógicas.

  3. Escrita de mensagens e entrada de dados

  4. Estruturas de Controlo:


    • Sequência

    • Instruções de Seleção (if, if-else, switch)

    • Instruções de Repetição (while, do-while, for)



      5. Funções (subprogramas), parâmetros e valor de retorno
      6. Vetores e Matrizes
      7. Sequências de carateres
      8. Noções do trabalho com ficheiros de texto
      9. Noções de estruturas de dados, apontadores.

Bibliografia Obrigatória

Jeff Szuhay; Learn C Programming, Packt Publishing, 2020. ISBN: Learn C Programming

Bibliografia Complementar

Luis Damas; Linguagem C, FCA, 1999. ISBN: 9789727221561
ANTÓNIO ADREGO DA ROCHA; Estruturas de Dados e Algoritmos em C, FCA. ISBN: 9789727222957

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino adotada é centrada no aluno, onde se pretende que o aluno seja o motor da sua aprendizagem. É seguido o modelo Aprendizagem Baseada em Problema/Projeto (PBL).

Os alunos são organizados em grupo e, com o apoio do docente, são incentivados à resolução de problemas concretos, deparando com desafio que irão sendo ultrapassados no decorrer desta aprendizagem ativa.

É dada relevância à discussão de ideias e resultados obtidos.
Os vários desafios/tarefas apresentados aos alunos deverão ser submetidos na Plataforma Moodle.

Software

CodeBlocks
Visual Studio Code

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação
Ciências Físicas > Matemática > Algoritmos
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 65,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 35,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 8,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho escrito 2,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 140,00

Obtenção de frequência

9,5/20

Fórmula de cálculo da classificação final

25% Minitestes (2) + 10% Trabalho Laboratorial = 35% 
35% Entrega e defesa do Projeto de linguagem C
30% Componente de linguagem C no Projeto final
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-24 às 01:10:31