Medidas Elétricas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Eletrónica e automação |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Após a conclusão desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:
1) Conhecer os princípios e procedimentos de medida das principais grandezas elétricas (tensão, corrente, resistência, potência e energia);
2) Compreender o princípio de funcionamento dos principais instrumentos de medida de grandezas elétricas (multímetros analógicos e digitais, osciloscópios analógicos e digitais, wattímetros e contadores de energia);
3) Ligar e operar corretamente os principais instrumentos de medida de grandezas elétricas.
Resultados de aprendizagem e competências
Principais resultados de aprendizagem e competências:
1. Diagnosticar e reparar avarias em circuitos elétricos de corrente contínua e corrente alternada.
2. Executar e interpretar o resultado das medidas de grandezas elétricas em circuitos de corrente contínua e alternada.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
A frequência e aprovação nesta disciplina pressupõe que os alunos têm conhecimentos básicos sobre electrotecnia.
(questões omissas respeitam a legislação legal em vigor e as normas e regulamentos internos dos órgãos de gestão da ESTSetúbal/IPS).
Programa
Capítulo 1. Fundamentos de Medida: introdução; vocabulário internacional de metrologia; erros (exatidão dos instrumentos analógicos e digitais, desajuste de zero, erro de paralaxe, largura de banda limitada, algarismos significativos); padrões de medida.
Capítulo 2. Instrumentos Indicadores Analógicos: introdução; instrumento de quadro móvel (amperímetro, voltímetro, ohmímetro, utilização de retificadores em regime alternado); instrumento eletrodinâmico (amperímetro, voltímetro e wattímetro); instrumentos térmicos.
Capítulo 3. Multímetro Digital: introdução; medida de tensão, corrente e resistência; conversão A/D.
Capítulo 4. Osciloscópio: introdução; comandos principais; princípio de funcionamento do osciloscópio analógico; princípio de funcionamento do osciloscópio digital por amostragem; ligação do osciloscópio (pontas de prova e ligação à terra); técnicas de medição.
Capítulo 5. Medidas Elétricas: procedimentos de medida de tensão, corrente, resistência (resistência a 4 fios, resistência de isolamento e resistência de terra), potência (método de Aron) e energia; extensão do alcance de medida.
Bibliografia Obrigatória
Aurélio Campilho; Electronic Instrumentation - Methods and Techniques of Measurement, Editions FEUP, 2000
IPQ; General Direction of Quality, "International Vocabulary of Metrology", Lisbon 1985
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino baseia-se em aulas teórico-práticas utilizadas para expor o conteúdo programático da disciplina e para resolver problemas práticos demonstrativos da matéria dada.
Estão previstas algumas demonstrações e aulas laboratório para que os alunos realizem algumas montagens com os instrumentos de medida, nomeadamente, multímetros analógicos e digitais, geradores de sinais e osciloscópios.
Os alunos levarão trabalho para fazer em casa, sob a forma de séries de problemas, para manterem um acompanhamento permanente com a disciplina e fortalecer a sua capacidade de trabalho autónomo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Exame |
0,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
51,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Metodologia de Avaliação
Modos de Avaliação
O aproveitamento a esta unidade curricular pode ser obtido por meio de dois métodos de avaliação: avaliação contínua ou avaliação por exame.
Avaliação Contínua
A avaliação contínua inclui a realização de 2 testes tem um peso de 70% na nota final. Os testes são resolvidos pelos alunos de forma individual, sem consulta, e no horário de aula. O acesso a qualquer dos testes obriga à frequência de pelo menos 85% das aulas. A nota mínima na avaliação contínua por testes é de 8 valores. As outras componentes de avaliação contínua incluem a classificação das fichas de problemas (20%) e o desempenho em sala de aula (10%). A data limite para entrega das fichas de problemas coincide com a data de avaliação do 2º teste.
Após o final do período letivo existe um período de recuperação da avaliação contínua e uma época de exame com uma única chamada. A recuperação da avaliação contínua não é utilizada para fazer melhoria de nota e o aluno só acede à recuperação caso tenha obtido uma classificação inferior a 10 valores, podendo neste caso melhorar apenas a nota de um dos dois testes.
Avaliação por Exame
Os alunos que optarem por não realizar a avaliação contínua, ou que tendo optado pela mesma não tenham obtido aprovação, poderão realizar o exame. O exame é resolvido pelos alunos de forma individual, sem consulta, na sala e data indicados pelo Conselho Pedagógico
* O acesso ao teste escrito da avaliação contínua obriga à frequência de pelo menos 85% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada de acordo com a seguinte fórmula:
NF=0,7*EF+0,2*FP+0,1*DSA;
EF- classificação média dos 2 testes ou da classificação no exame final;
FP- classificação das fichas de problemas (devem ser apresentadas pelo aluno até à data do 2º teste);
DSA- desempenho em sala de aula e desenvolvimento de atividades de estudo autónomo.
No caso da avaliação por exame, a nota final corresponde à classificação obtida nesta prova.
Melhoria da classificação final distribuída
O aluno pode melhorar a sua nota final obtida por avaliação contínua realizando o exame.