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Introdução ao Projeto em Biomédica

Código: MEB18     Sigla: IPB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Eletronica e Telecomunicações
OFICIAL Mecânica dos Meios Solidos
OFICIAL Informática
OFICIAL Ciências Biomédicas

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEB 14 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Miguel Gomes Simões Baptista Responsável

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Adquirir competências na área da investigação e desenvolvimento na área do projeto em biomédica. Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante compreenda e aplique metodologias de pesquisa de informação científica. Utilize essa informação para analisar um problema de investigação científica e avalie as necessidades de desenvolvimento com o objetivo de elaborar um projeto de investigação. Faz parte ainda dos objetivos que os estudantes compreendam as diferentes formas de disseminação de resultados científicos à sua disposição.

Resultados de aprendizagem e competências

De forma a atingir os objetivos de aprendizagem os conteúdos programáticos foram divididos em quatro capítulos essenciais. No primeiro serão apresentadas as metodologias de pesquisa de informação científica que permitem ao estudante acompreensão dos seus sistemas de funcionamento e aplicação das mesmas a um trabalho concreto na área do projeto em biomédica. A apresentação de diferentes casos de estudo, permite ao estudante compreender as diferenças entre metodologias deinvestigação, permitindo também a correta análise do trabalho proposto. Serão também apresentados os requisitos para elaboração de um projeto científico, que permitirá aos estudantes a analise das suas necessidades e elaboração de uma proposta,nomeadamente ao nível da definição de tarefas, alocação de recursos e pesquisa de oportunidades de financiamento. Diferentes formas de disseminação de resultados serão apresentadas, permitindo ao estudante compreender a sua utilidade.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Metodologias de pesquisa de informação: normas de referenciação, bases de dados, ferramentas de pesquisaMetodologias de investigação: métodos quantitativos e qualitativosRequisitos para elaboração de projetos de investigação: redação de conteúdos, definição de tarefas, alocação de recursos (equipamentos e humanos), oportunidades de financiamento;Disseminação de resultados científicos: elaboração e apresentação de posters e comunicações orais; escrita e publicação de artigos científicos ou de relatórios de projeto.

Bibliografia Obrigatória

Flick, Uwe; Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Monitor, 2005
Flick, Uwe; Introdução Metodologia de Pesquisa Um guia para iniciantes, Editora Penso, 2012
Guerra, Isabel Carvalho; Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo Sentidos e Formas de Uso, Principia, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta unidade curricular é privilegiado o trabalho autónomo dos estudantes. Cada grupo de estudantes será orientado por um docente, com o qual irá desenvolver um pequeno trabalho de investigação, preferencialmente proposto uma empresa da área,ou incluído num trabalho de investigação a ser desenvolvido simultaneamente.Em paralelo o trabalho dos estudantes é acompanhado por 15 horas seminários ou aulas de apresentação de estudo de casos e ferramentas de pesquisa e estruturação do projeto. O desempenho do estudante na unidade curricular é avaliado por uma apresentação final de grupo, num workshop organizado no âmbito da unidade curricular. Os seminários irão ser realizados de forma remota e as apresentações dos estudantes de forma presencial. O acompanhamento da realização do trabalho dosestudantes será feita a distância, utilizando plataformas de colaboração remota.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia biomédica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 15,00
Trabalho de investigação 100,00
Trabalho escrito 47,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua

Fórmula de cálculo da classificação final

Definição do projeto (10%) + Plano de trabalhos (10%) + Poster (20%) + Apresentação (20%) + Artigo (40%).
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