Fluidos e Transmissão de Calor
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Termodinâmica Aplicada |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EM |
117 |
Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objetivo desta unidade curricular é que os estudantes desenvolvam o interesse pela Mecânica dos Fluidos e Transmissão de Calor e que fiquem a conhecer os principais conceitos da estática, cinemática e dinâmica dos fluidos e dos modos de transmissão de calor por condução, convecção e radiação para responderem às principais solicitações práticas que surgem em engenharia nestas áreas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:- Conhecer os princípios da hidrostática, cinemática e da dinâmica dos fluidos e aplicá-los a casos práticos, tais como:
> Calcular forças de impulsão e em superfícies planas simples;
> Calcular a pressão em manómetros de coluna de líquido;
> Caracterizar o regime do escoamento; calcular perdas de carga em condutas; determinar curvas das instalações;
> Caracterizar as turbomáquinas; interpretar as curvas características; determinar pontos de funcionamento; selecionar bombas; determinar curvas de associação de bombas;
- Conhecer os princípios da transmissão de calor por condução, convecção e radiação e aplicá-los a casos práticos, tais como:
> Explicar as bases da transferência de calor;
> Calcular o fluxo de calor por condução e a distribuição de temperatura em geometrias simples;
> Calcular o fluxo de calor por condução e convecção natural e forçada;
> Classificar os permutadores, efetuar o cálculo de parâmetros de funcionamento e balanços de energia;
> Calcular a energia trocada entre superfícies negras e cinzentas.
- Desenvolver espírito critico e de análise relativamente aos fenómenos físicos abordados;
- Avaliar os problemas e dados disponíveis para a resolução das situações práticas;
- Interpretar os resultados obtidos e analisar se estão próximos dos esperados;
- Conceber instalações simples para a movimentação e distribuição de fluidos;
- Explicar os procedimentos adotados nos laboratórios e os resultados obtidos nos ensaios realizados;
- Comunicar eficazmente a terceiros os resultados e conclusões dos trabalhos desenvolvidos;
- Integrar um grupo de trabalho e ser capaz de o coordenar.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de Matemática e Física (Mecânica).
Programa
FLUIDOS
1.Conceitos introdutórios de Mecânica dos Fluidos- Leis básicas da Física; Noção caudal volúmico e mássico; Propriedades termodinâmicas dos fluidos; Viscosidade dinâmica e cinemática
2.Distribuição de pressão e forças causadas por fluidos estáticos- Lei Pascal; Pressão e gradiente de pressão; Equação fundamental da hidrostática; Forças hidrostáticas em superfícies planas; Impulsão
3.Escoamento de fluidos e regimes dos escoamentos- Equação continuidade; Equação de Bernoulli; Equação de Energia; Escoamento laminar e turbulento; Número de Reynolds
4.Escoamento viscoso em condutas- Perdas por atrito; Perdas carga localizadas; Curva da instalação
5.Aplicação e seleção bombas e ventiladores- Tipos de máquinas; Curvas características e ponto de funcionamento; Seleção; Associação; Semelhança
TRANSMISSÃO DE CALOR
6.Conceitos introdutórios de Transmissão de Calor
- Transmissão de calor e termodinâmica; Modos de transmissão de calor e leis básicas (condução, convecção e radiação)
7.Condução- Coeficiente de condutibilidade; Equação geral da condução de calor; Condições de fronteira; Fluxos de calor e perfis de temperatura
8.Condução-Convecção- Coeficiente global de transferência de calor; Resistência térmica; Alhetas
9.Permutadores de Calor- Tipos de permutadores; Eficiência
10.Convecção- Convecção forçada; Convecção natural; Números adimensionais; Coeficiente de convecção
11.Radiação- Leis da radiação; Trocas de calor entre superfícies
Bibliografia Obrigatória
Robert L. Mott ; Joseph A. Untener; Applied Fluid Mechanics, 7th Edition, Pearson Education Limited, 2016. ISBN: 978-1-292-01961-1 (Livro disponível na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Luís Adriano Oliveira ; António Gameiro Lopes; Mecânica dos Fluidos, 5ª Edição, LIDEL - Edições Técnicas, Lda, 2016. ISBN: 978-989-752-221-5 (Livro disponível na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Cengel, Yunus A.; Transferência de Calor e Massa - Uma abordagem prática, Mc Graw-Hill, 2009. ISBN: 978-85-7726-075-1 (Livro disponível na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Rui Figueiredo; Transmissão de Calor – Fundamentos e Aplicações, LIDEL - Edições Técnicas, Lda, 2015. ISBN: 978-972-757-983-9 (Livro disponível na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Bibliografia Complementar
Docentes da UC; Powerpoints de apoio à lecionação da UC (Disponível em suporte .PDF no Moodle)
Frank M. White; Mecânica dos Fluidos, 8ª Edição, Mc Graw-Hill, 2015. ISBN: 9788580556063 ((Existente versões mais antigas na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS))
Jack Holman; Heat Transfer, 10th Edition, Mc Graw-Hill, 2009. ISBN: 978-0073529363 (Existem versões anteriores na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas Teórico-Práticas (2x2,0h por semana): método expositivo participado (com utilização de videoprojector para apresentação dos conteúdos, filmes e exercícios) e método participativo (com resolução de problemas práticos por parte dos estudantes).
- Aulas Práticas-Laboratoriais (1x1,0h por semana): método experimental (ensaio laboratoriais sobre os fenómenos lecionados nas aulas teórico-práticas).
Os ensaios laboratoriais complementam conceitos introduzidos nas aulas teórico-práticas, permitem contacto com equipamentos e situações reais. São elaborados relatórios dos ensaios realizados. Os trabalhos são realizados em grupo, o que permite a aquisição de competências de trabalho colaborativo, comunicação e liderança.
Será utilizada a plataforma Moodle para disponibilizar conteúdos, para interação com os estudantes e para apoio à avaliação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
5,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- A presença nas aulas Teórico-Práticas é aconselhada, mas não é obrigatória;
- A presença nas aulas de realização de trabalhos laboratoriais é obrigatória;
- A classificação dos Testes tem que ser igual ou superior a 7,0V;
- A média aritmética da classificação dos Testes ou do Exame tem de ser igual ou superior a 9,5V.
Fórmula de cálculo da classificação final
* Avaliação Contínua:- Dois testes (70%) - Nota mínima de 7,0V; Média aritmética mínima: 9,5V
- Trabalhos laboratoriais (25%) - Nota mínima de cada laboratório: 9,5V
- Problemas propostos (5%) - Sem nota mínima
NF=0,70xMT+0,25xMTL+0,05xMPP
ou
NF=0,70xMT+0,3xMTL se MPP<MTL
Aprovação se NF>=9,5V
* Avaliação Final:- Exame final (75%) - Nota mínima de 9,5V
- Trabalhos laboratoriais (25%) - Nota mínima de cada laboratório: 9,5V
NF=0,75xNE+0,25xMTL
Aprovação se NF>=9,5V
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatutos especiais deverão informar o RUC no início do semestre para ser acordado um plano de presença/acompanhamento das aulas laboratoriais para permitir a aplicação das regras de avaliação da UC.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação será realizada por só por exame, com acesso segundo as regras definidas no RAA-IPS.
Observações
- A presença nas atividades laboratoriais é obrigatória. Em caso de impossibilidade de estar presente, o estudante deve contactar previamente o Docente;
- Os estudantes aprovados em anos anteriores a todos os trabalhos e tenham tido nota superior a 4,0 valores na média dos testes ou nos exames ficam dispensados (confirmar com o docente);
- Os relatórios dos trabalhos laboratoriais são devolvidos ao grupo para melhoria, caso não tenham atingido a classificação mínima;
- Os estudantes que não tenham todos os relatórios aprovados durante o período de avaliação contínua têm possibilidade de entregar os relatórios não aceites até à data dos exames;
- Se a classificação dos problemas propostos for inferior à dos laboratórios, considera-se a dos laboratórios;
- Caso o estudante não obtenha a nota mínima num dos testes, poderá recuperar esse teste na data definida pelo Conselho Pedagógico para a avaliação da época normal.
- O horário semanal de esclarecimento de dúvidas será divulgado na página da UC no Moodle.
- Os estudantes que obtenham nota final maior ou igual a 16 valores deverão submeter-se a oral, caso contrário a nota será de 14 valores.
>> Nas avaliações escritas só poderá ser utilizada calculadora científica não programável e terão consulta restrita – Formulário fornecido.