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Eletrónica para Aquisição e Processamento de Sinais Médicos

Código: LTB22003     Sigla: EAPSM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrotecnia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTB 68 Plano de Estudos 2 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Pedro Batoreo Amaral Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 6,00
Rui Pedro Batoreo Amaral 6,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 8,00
Francisco Laureano Gervásio 6,00
Manuel Mota Ferreira 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Analisar o modo de funcionamento dos Amplificadores simples e diferenciais.
Analisar o modo de funcionamento dos Filtros Analógicos.
Analisar o modo de funcionamento dos Conversores Analógico/Digital e Digital/Analógico, e saber quantificar e criticar o erro na conversão.
Analisar os sistemas de aquisição de sinais médicos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:


  • Saber analisar e projetar circuitos amplificadores, filtros e conversores A/C e D/A.

  • Saber analisar e projetar sistemas eletrónicos para a aquisição e processamento de sinais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos adquiridos nas disciplina de Eletrotecnia e Eletrónica Analógica, cujos objetivos e bibliografias se encontram descritos nas respetivas Fichas de Disciplina.

Programa

1. Introdução aos Sistemas Eletrónicos para Aquisição e Processamento de Sinais Médicos (SAPS-M)
2. Circuitos Básicos com Amplificadores Operacionais (AMPOP’s) utilizados nos SAPS-M
3. Filtros Analógicos com AMPOP’s
4. Conversores Analógico-Digital (A/D-C)
5. Conversores Digital-Analógico (D/A-C)
6. Sensores e Transdutores utilizados nos SAPS-M.

Bibliografia Obrigatória

Adel S. Sedra; Kenneth C. Smith; Microelectronics Circuits, Oxford University Press, 2019. ISBN: 978-0190853464

Bibliografia Complementar

Robert Boylestad; Louis Nashelsky; Dispositivos eletrónicos e teoria dos circuitos, Pearson International Edition, 2013. ISBN: 978-85-64574-21-2
Manuel de Medeiros Silva; Circuitos com Transistores Bipolares e MOS, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. ISBN: 972-31-0840-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas: Método de exposição e de demonstração interactivo, com avaliação contínua.

Aulas Laboratoriais: Método experimental aplicado ao desenvolvimento de circuitos e sistemas com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas teórico-práticas.

Software

PSPICE Student
Tinkercad

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 87,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 157,00

Obtenção de frequência

Ao longo do semestre, os alunos têm vários momentos de avaliação, que requerem para a obtenção de frequência, que:

a) A nota em cada teste não pode ser inferior a 9 valores;
b) Apenas é permita a recuperação da classificação obtida em um dos dois testes, se a nota for maior ou igual a 6V e apenas poderá recuperar essa prova na data do exame da Época Normal. Se reprovar em dois testes, a obtenção de frequência só será possível através da realização do Exame;  
c) Todos os alunos devem realizar a totalidade dos trabalhos de laboratório;
d) A nota obtida no Exame (componente PT), das Épocas Normal e Recurso não pode ser inferior a 9 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final (NF) na disciplina é obtida de acordo com a fórmula,

NF = 0.60 * AT + 0.40 * TL

• Média da nota dos Testes (Prova Teórica - AT);
• Média dos Trabalhos de Laboratório (TL);

Melhoria de classificação

A realização de provas de exame para efeitos de melhoria está sujeita a inscrição na Secretaria Académica segundo as normas vigentes. A melhoria de nota incide única e exclusivamente sobre a componente teórica da avaliação (AT).
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