Ética e Responsabilidade Social
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2023/2024 - 3T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
33 |
Plano de Estudos 2016 |
4 |
- |
4 |
44 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer as principais teorias éticas; ganhar consciência da dimensão ética da actividade profissional/organizacional/económica; reconhecer os dilemas éticos para ser eficiente nas decisões que visam fins dignos; reconhecer vários stakeholders das organizações e seus interesses; conhecer e saber utilizar elementos de ética formal.
Resultados de aprendizagem e competências
Saber distinguir e caracterizar teorias éticas;
Reforçar a consciência da dimensão ética da actividade profissional/organizacional/económica;
Saber identificar os dilemas éticos para ser eficiente nas decisões que visam fins dignos;
Reconhecer vários stakeholders das organizações e seus interesses;
Conhecer e saber utilizar elementos de ética formal.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Ética e moral; ética empresarial e profissional; evolução do conceito; teorias éticas.
2. Dilemas éticos: imperativo ético versus legalidade; dimensão ética versus económica (eficiência); responsabilidade social e partes interessadas (stakeholders); responsabilidade social como estratégia, sustentabilidade.
3. Condutas não éticas (mobbing/bullying, corrupção/favorecimento, abuso de informação privilegiada, assédio sexual/moral; privacidade vs. liberdade de expressão, protecção da propriedade vs. liberdade, cyberbullying, etc.); denúncia de conduta não ética (whistleblowing).
4. Ética formal: códigos de ética/conduta, formação ética, acessória/provedores de ética.
5. Governo das sociedades (corporate governance).
Bibliografia Obrigatória
Buchholz, R. A., & Rosenthal, S. B.; Business Ethics, Prentice Hall., 1998
Rego, A.; Cunha, M. P.; Costa, N. G.; Gonçalves, H. & Cabral-Cardoso, C.; Gestão ética e socialmente responsável, Editora RH, 2007
Almeida, F.; Ética – valores humanos e responsabilidade social das empresas, Princípia, 2010
Fisher, C., & Lovell, A.; Business Ethics and Values, Prentice Hall, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos programáticos da unidade curricular serão apresentados através de uma metodologia expositiva- participativa. Todos os conceitos e técnicas são claramente abordados num processo interativo de aprendizagem onde o recurso a casos práticos e à análise de textos permitem concretizar e exemplificar os diferentes pontos do programa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
44,00 |
Frequência das aulas |
44,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
1. Avaliação contínua:
Nota final na avaliação contínua = 0,8 Média dos testes + 0,2 nota dos trabalhos/casos.
Média dos testes ≥ 9,5 valores.
2. Exame = 100% nota final do exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final na avaliação contínua = 0,8 Média dos testes + 0,2 nota dos trabalhos/casos.
Média dos testes ≥ 9,5 valores.
2. Exame = 100% nota final do exame.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com os regulamentos do IPS e da ESTS.
Melhoria de classificação
Melhoria de nota positiva - exame da época de recurso.