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Medidas Elétricas

Código: ARCI14     Sigla: ME

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Eletrónica e automação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://portal.ips.pt/ests/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=555773
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Automação, Robótica e Controlo Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARCIL 16 Plano de Estudos_2015_16 2 - 3 30 81
TSPARC 14 Plano de Estudos_2015_16 2 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Miguel Costa Dias Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 4,00
Fernando José Ramos Costeira 2,00
Sérgio Lauro Nogueira Teixeira dos Santos 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Após a conclusão desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:
1) Conhecer os princípios e procedimentos de medida das principais grandezas elétricas (tensão, corrente, resistência, potência e energia);
2) Compreender o princípio de funcionamento dos principais instrumentos de medida de grandezas elétricas (multímetros analógicos e digitais, osciloscópios analógicos e digitais, wattímetros e contadores de energia);
3) Ligar e operar corretamente os principais instrumentos de medida de grandezas elétricas.

Resultados de aprendizagem e competências

Principais resultados de aprendizagem e competências:
1. Diagnosticar e reparar avarias em circuitos elétricos de corrente contínua e corrente alternada.
2. Executar e interpretar o resultado das medidas de grandezas elétricas em circuitos de corrente contínua e alternada.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A frequência e aprovação nesta disciplina pressupõe que os alunos têm conhecimentos básicos sobre electrotecnia.
(questões omissas respeitam a legislação legal em vigor e as normas e regulamentos internos dos órgãos de gestão da ESTSetúbal/IPS).

Programa

Capítulo 1. Fundamentos de Medida: introdução; vocabulário internacional de metrologia; erros (exatidão dos instrumentos analógicos e digitais, desajuste de zero, erro de paralaxe, largura de banda limitada, algarismos significativos); padrões de medida.
Capítulo 2. Instrumentos Indicadores Analógicos: introdução; instrumento de quadro móvel (amperímetro, voltímetro, ohmímetro, utilização de retificadores em regime alternado); instrumento eletrodinâmico (amperímetro, voltímetro e wattímetro); instrumentos térmicos.
Capítulo 3. Multímetro Digital: introdução; medida de tensão, corrente e resistência; conversão A/D.
Capítulo 4. Osciloscópio: introdução; comandos principais; princípio de funcionamento do osciloscópio analógico; princípio de funcionamento do osciloscópio digital por amostragem; ligação do osciloscópio (pontas de prova e ligação à terra); técnicas de medição.
Capítulo 5. Medidas Elétricas: procedimentos de medida de tensão, corrente, resistência (resistência a 4 fios, resistência de isolamento e resistência de terra), potência (método de Aron) e energia; extensão do alcance de medida.

Bibliografia Obrigatória

Aurélio Campilho; Electronic Instrumentation - Methods and Techniques of Measurement, Editions FEUP, 2000
IPQ; General Direction of Quality, "International Vocabulary of Metrology", Lisbon 1985

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino baseia-se em aulas teórico-práticas utilizadas para expor o conteúdo programático da disciplina e para resolver problemas práticos demonstrativos da matéria dada.
Estão previstas algumas demonstrações e aulas laboratório para que os alunos realizem algumas montagens com os instrumentos de medida, nomeadamente, multímetros analógicos e digitais, geradores de sinais e osciloscópios.
Os alunos levarão trabalho para fazer em casa, sob a forma de séries de problemas, para manterem um acompanhamento permanente com a disciplina e fortalecer a sua capacidade de trabalho autónomo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Metodologia de Avaliação

Modos de Avaliação
O aproveitamento a esta unidade curricular pode ser obtido por meio de dois métodos de avaliação: avaliação contínua ou avaliação por exame.

Avaliação Contínua
A avaliação contínua inclui a realização de 2 testes tem um peso de 100% na nota final. Os testes são resolvidos pelos alunos de forma individual, sem consulta, e no horário de aula. O acesso a qualquer dos testes obriga à frequência de pelo menos 85% das aulas. A nota mínima na avaliação contínua por testes é de 8 valores, em qualquer dos testes. 
Após o final do período letivo existe um período de recuperação da avaliação contínua e uma época de exame com uma única chamada. A recuperação da avaliação contínua não é utilizada para fazer melhoria de nota e o aluno só acede à recuperação caso tenha obtido uma classificação inferior a 10 valores, podendo neste caso melhorar apenas a nota de um dos dois testes.

Avaliação por Exame
Os alunos que optarem por não realizar a avaliação contínua, ou que tendo optado pela mesma não tenham obtido aprovação, poderão realizar o exame. O exame é resolvido pelos alunos de forma individual, sem consulta, na sala e data indicados pelo Conselho Pedagógico

* O acesso ao teste escrito da avaliação contínua obriga à frequência de pelo menos 85% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada de acordo com a seguinte fórmula:
NF=EF;
EF- classificação média dos 2 testes ou da classificação no exame final;
No caso da avaliação por exame, a nota final corresponde à classificação obtida nesta prova.
Melhoria da classificação final distribuída
O aluno pode melhorar a sua nota final obtida por avaliação contínua realizando o exame.

Melhoria de classificação

O aluno pode melhorar a sua nota final obtida por avaliação contínua realizando o exame.
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