Portuguese Language and Culture
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O conhecimento de uma língua e cultura estrangeiras e cultura leva ao desenvolvimento de novas formas de comunicar. Este processo está intimamente ligado à individualidade dos estudantes e à diversidade cultural dos conteúdos. Além disso, este processo promove a melhoria de relações comunicativas e pessoais. Por outras palavras, estas habilidades contribuem a alargar horizontes, desenvolvendo um espírito de compreensão, abertura e facilitando a adaptação a uma sociedade em constante mudança.
Resultados de aprendizagem e competências
A habilidade de comunicar numa língua estrangeira é essencial na Europa multilíngue e multicultural e no mundo globalizado hodierno. No curso de Língua e Cultura Portuguesa (LCP), os estudantes desenvolver-se-á linguística e culturalmente, combinando o caráter linguístico com o caráter cultural. Ao longo do curso, também serão contemplados/abordados os aspetos históricos, geográficos, políticos, literários e artísticos subjacentes aos conteúdos programáticos.
A abordagem dos conteúdos será feita numa perspetiva de consolidação cíclica e de evolução progressiva, tendo em conta os vários níveis de conhecimento dos aprendentes de português. Deste modo, existe uma coerência clara entre o programa e os resultados pretendidos na UC.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
Interação nas áreas de maior relevância das necessidades básicas mais imediatas como:
- Identificação pessoal
- Formas de tratamento/contacto social
- Tarefas do quotidiano
- Serviços
- Viagens
- Saúde e bem-estar
- Entretenimento (ex: lazer, passatempos, desporto).
Bibliografia Obrigatória
ABRANTES, A.M.; Ora Viva! Curso Rápido de Iniciação ao Português Língua Estrangeira, Lidel, 2019
CASTRO, C., PEREIRA, M., BORGES, L.; Português em Rede. Nível A1, Porto Editora, 2022
LEMOS, H.; Dialogar em Português, Lidel, 2018
MAGARREIRO, V.; CONCEIÇÃO, D.; CAÇADOR, R.; Português Ativo para o Mundo Profissional (níveis A1/A2), Lidel, 2022
OLIVEIRA, D.; Português Já! Iniciação. Ensino de Português no Estrangeiro, Porto Editora, 2019
RUELA, I.; Vocabulário Temático. Exercícios Lexicais, Lidel, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia adotada é a que vê a aprendizagem de uma língua estrangeira como global, centrada no aprendente, baseada em tópicos, orientada para ação e autonomia, intercultural e reflexivo.
O trabalho, que poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupos, estará baseado em tarefas sequenciais que são progressivas e envolvem níveis diferentes de dificuldade.
A compreensão oral e escrita será trabalhada através da análise de diferentes tipos de documentos-fonte diferentes relacionados com os tópicos selecionados.
Expressão oral será estimulada através de participação em dinâmicas/atividades de várias situações quotidianas, da apresentação de documentos/trabalhos.
A expressão escrita será desenvolvida de acordo com os interesses e necessidades comunicativas dos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
70,00 |
Teste |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
90,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação da Unidade Curricular consistirá na:
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA (70%)
1.1 - Participação individual ou em grupo nas tarefas/atividades - (70%);
2. AVALIAÇÃO SUMATIVA - (30%).
2.1 - Testes de avaliação sumativa.
Fórmula de cálculo da classificação final
Av*0,70 + Testes*0,30
Observações
Para obter a aprovação, a/o estudante tem de realizar
TODOS os elementos de avaliação obrigatórios, nomeadamente, os testes e as atividades obrigatórias.