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Structural and Evolutionary Genomics

Code: BINF017     Sigla: GEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Yes
Unidade Responsável: Biotecnologia
Curso/CE Responsável: Undergraduate in Bioinformatics

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 28 Study Plan 2 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Helena de Figueiredo Ramos Caria

Docência - Horas

Theorethical: 2,00
Theorethical and Practical : 2,00
Type Docente Turmas Horas
Theorethical Totais 1 2,00
Pedro Miguel Rodrigues de Barros 2,00
Theorethical and Practical Totais 1 2,00
Pedro Miguel Rodrigues de Barros 2,00

Língua de trabalho

Portuguese

Objetivos

This curricular unit is designed primarily to provide students with an integrated view of the structure and function of genomes, taking into account their methods of sequencing, annotation and analysis. In addition, at the end of the semester it is expected that students know the latest methods of genetic analysis at the RNA level and protein expression, in addition to understand the functioning of cells in an integrated and comprehensive manner.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

B-learning

Programa


  • Organizational structure of a genome; Methods genome sequencing, genome analysis and annotation.

  • Primary structure of genomes, mechanisms of evolution of genomes and molecular phylogeny.

  • Comparative Genomics. Definition of orthologs and paralogs Genes.

  • Analysis of the genome-wide gene expression, proteomics and transcriptomics of expression. Experimental methods to study the regulation of gene expression.

  • Functional Genomics. Chemogenomics, metabolomics, RNómica, metagenomics and other omics.

  • Applications of bioinformatics in genomics. Algorithms for sequence alignment: single and multiple alignments; search algorithms of reasons: representation of reasons and research systems available on the web

  • Introduction to Systems Biology.

Bibliografia Obrigatória

Hartl, D. and Bruce Cochrane; Analysis of Genes and Genomes, 2017
Griffiths AJF, Wessler SR et al.; An Introduction to Genetic Analysis, W. H. Freeman, 2015. ISBN: 978-1-4641-0948 (www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK21766/)
Ji Xiong; Essential Bioinformatics, Cambridge University Press, 2006
Barry Hall; Phylogene2c Trees Made Easy: A How-To Manual, Sinauer

Bibliografia Complementar

Jean-Michel Claverie and Cedric Notredame; Bioinformatics For Dummies, Wiley, 2006
Mark Sanders; Gene2c Analysis: An Integrated Approach, Pearson, 2016. ISBN: : 9781292092362

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC é composta por uma componente teórica e uma componente teórica-prática. A metodologia de ensino na componente teórica baseia-se na exposição oral com projeção de slides em power point, podendo ser complementada por análise de textos científicos; na componente teórica-prática baseia-se na resolução de problemas e realização de tarefas definidas. A plataforma Moodle será usada como repositório de informações, de atividades, ponto de entrega de trabalhos escritos e fórum de discussão.

Tipo de avaliação

Distributed evaluation with final exam

Componentes de Avaliação

Designation Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designation Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Teste 1, peso 35 %, sem nota mínima, avaliação no período letivo

Teste 2, peso 35 %, sem nota mínima, avaliação no período letivo

Trabalho 1, peso 10 %, sem nota mínima, avaliação no período letivo

Trabalho 2, peso 20 %, sem nota mínima, avaliação no período letivo

  • Para a realização da UC por avaliação contínua é obrigatória a realização de ambos os testes (teste 1 e teste 2) e a realização de ambos os trabalhos (trabalho 1 e trabalho 2).
  • O Trabalho 1 e o Trabalho 2 são projetos realizado em grupo; poderá ser atribuída classificação distinta aos alunos do mesmo grupo com base no domínio do tema e empenhamento demonstrado na apresentação.
  • Não há nota mínima em cada uma das componentes da avaliação contínua
  • Para aprovação por avaliação contínua a média ponderada dos dois testes e dos dois trabalhos deverá superior a 9,5 valores
  • Em exame, a nota mínima tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

— Avaliação contínua: +35% Teste 1+35% Teste 2+30% Trabalho 

— 1ª/2ªépoca/época especial: 100% exame

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