Código Oficial: | L100 |
Sigla: | TPD |
Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações bem como os conceitos de espaços lineares e transformações lineares.
O objectivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado no secundário, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo.
- Efectuar conversões de unidades;
- Aplicar as Leis de Newton;
- Definir fluido e suas propriedades; aplicar a Lei fundamental da hidrostática, a Lei de Arquimedes a situações de
equilíbrio de corpos num fluido líquido;
- Definir fluxo laminar e turbulento; identificar e caracterizar o regime de um escoamento; aplicar a Lei de Bernoulli;
calcular a pressão e velocidade em qualquer ponto de um escoamento;
- Definir fluxo de um campo eléctrico e aplicar a lei de Gauss;
- Analisar circuitos eléctricos utilizando as leis apropriadas para essa análise;
- Definir força magnética e linha de força;
- Conhecer os materiais magnéticos;
- Aplicar as leis de ótica e as propriedades óticas da matéria;
- Resolver problemas de forma analítica, numérica ou gráfica nos tópicos incluídos nos conteúdos programáticos
- Desenvolver competências analíticas.O objectivo da UC é proporcionar a aquisição decompetências em operações básicas de laboratório química. Após a aprovação na unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido as seguintes competências:
- 1. Capacidade de analisar os dados analíticos e resultados experimentais.
- 2. Interpretar as fontes de incerteza e de suas formas de propagação.
- 3. Saber manipular material de vidro corrente do laboratório químico, equipamentos analíticos e reagentes no laboratório.
O objetivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado em Análise Matemática I aplicando-o, neste caso, a funções de mais de uma variável, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de mais de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo. Deverão ainda estar aptos a resolver algumas equações diferenciais que surgem em diversas aplicações à engenharia.
Pretende-se que o estudante se familiarize com fórmulas, estruturas, nomenclatura e conceitos básicos no domínio da Química Orgânica. Reconheça a importância, numa dada molécula, do papel e distribuição dos eletrões que podem intervir nas reações orgânicas. Classifiquem as reações dos compostos orgânicos.
Compreendam as reações químicas e justifiquem através do mecanismo os fatos ocorridos. Apliquem o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetem os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.
Adquiram o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho como engenheiros químicos profissionais, na indústria química ou biotecnológica em geral, e em particular na indústria farmacêutica, agroquímica, alimentar e bioquímica, ou áreas afins, e em serviços públicos.
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes: adquiram conhecimentos de base sobre transporte de quantidade de movimento e de calor; apliquem os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas envolvendo escoamento de fluídos e transferência de calor; saibam estabelecer balanços de energia e as condições-fronteira.Após aprovação o estudante deverá possuir a capacidade de: dimensionar sistemas de transporte de um fluído; compreender os fundamentos da transferência de energia, sendo capaz de os aplicar na resolução de problemas práticos; identificar os processos envolvidos na transferência de calor; calcular a quantidade de calor transferida em sistemas unidimensionais; determinar o perfil de temperaturas e a quantidade de calor transferida em sistemas unidimensionais que envolvam geração de calor; analisar equipamentos de transferência de calor, tendo em vista a seleção e dimensionamento de permutadores de calor; selecionar e dimensionar isolamentos.
Pretende-se que os alunos compreendam e saibam utilizar as propriedades físicas dos gases ideais e reais, saibam aplicar as leis da termodinâmica a reacções, conseguindo determinar trocas de energia sobre a forma de calor e/ou trabalho, variações de entropia e espontaneidade dos processos.
É essencial que os estudantes consigam interpretar os diagramas de fases de substâncias puras, compreendendo os conceitos de pontos triplo e critico, bem como interpretar os diagramas de fases de diferentes misturas, compreendendo-os e reconhecendo-os como fundamentais para vários processos de separação.
É ainda necessário que os alunos entendam as diferenças entre misturas líquidas reais e ideais, compreendendo o conceito de coeficiente de actividade, permitindo-lhes controlar as variáveis que afectam os equilíbrios
objetivo fundamental da unidade curricular é o desenvolvimento de competências que permitam ao estudante entender as propriedades e comportamentos dos diversos materiais, à luz da sua microestrutura e características físico-químicas.
O estudante deve adquirir competências que lhe permita analisar o comportamento dos materiais, de forma organizada e sistemática, permitindo-o prever comportamentos esperados de classes de materiais.
O estudante deverá ainda adquirir as seguintes competências:
Conhecer as propriedades e comportamentos esperados das ligas ferrosas, nomeadamente das ligas de aço-carbono, dos ferros fundidos e dos aços ligados, bem como das ligas não ferrosas.
Entender a influência da micro-estrutura e composição química nas características e aplicações dos polímeros e dos cerâmicos.
Saber diferenciar os diversos materiais compósitos e respectivo reforço de propriedades, identificando-as como resultante da natureza química, estrutural e tipo de reforço dos componentes.