Saltar para:
This page in english Ajuda Imprimir Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > Cursos/CE > MEBQ > Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Dados Gerais

Código Oficial: M877
Sigla: MEBQ

Diplomas

  • Especialização em Engenharia Biológica e Química (90 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Biológica e Química - Processos Químicos (120 Créditos ECTS)
  • Especialização em Engenharia Biológica e Química (90 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Biológica e Química - Processos Biotecnológicos (120 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Engenharia Enzimática

MEBQ001 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram competências na área da engenharia aplicada a processos biológicos com enzimas. Deste modo, espera-se que no final do semestre, os estudantes consigam escolher e perceber os mecanismos envolvidos na catálise enzimática e proceder a técnicas de mutagénese dirigida e aleatória para a modificação de proteínas. Nesta UC espera-se ainda que as metodologias para produção de enzimas em reatores, conforme a sua natureza, a purificação a jusante e as metodologias de uso de reatores enzimáticos sejam apreendidas pelos estudantes.

Fenómenos de Transferência Avançados

MEBQ003 - ECTS

Nesta UC pretende-se fazer o aprofundamento e consolidação dos conhecimentos de transferência de massa, calor e momento adquiridos durante a licenciatura. Pretende-se que os estudantes compreendam as equações gerais da conservação, sabendo aplicar os diversos métodos para a simplificação dessas equações, adequando-as a diversos processos e condições existentes na indústria.
Os estudantes devem ainda saber resolver formas mais complexas dessas equações utilizando métodos numéricos.

Otimização de Processos

MEBQ008 - ECTS Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram competências para elaborar modelos representativos da operação e funcionamento de processos na indústria química e de biotecnologia, permitindo a partir destes efetuar uma análise e previsão do modo de funcionamento. Como base nessa análise preliminar o estudante deve adquirir competências para otimizar de forma crítica o funcionamento desses processos, utilizando para o efeito uma panóplia de ferramentas que vão desde simples folhas de cálculo até software específico.

Tecnologias Energéticas Emergentes

MEBQ005 - ECTS

Enumerar as principais motivações na procura de tecnologias alternativas de energia no contexto das políticas energéticas e dos quadros legislativos.

Identificar e descrever cenários e modelos de energia.

Enumerar as principais tecnologias emergentes.

Explicar as vantagens e desvantagens das diferentes tecnologias energéticas do futuro.

Descrever as estruturas físicas e químicas da biomassa e seu uso potencial para a produção de bioenergia, biomateriais e bioquímicos.

Identificar e descrever os recursos de biomassa, sua ocorrência e aplicação num conceito de biorrefinaria.

Enumerar os conceitos fundamentais na conceção duma biorrefinaria, nomeadamente métodos de conversão biológica, química e termoquímica.

Saber aplicar o hidrogénio como vetor de energia.

Descrever o modo de funcionamento de uma célula de combustível, bem como a função dos componentes individuais.

Compreender e apresentar as diferenças na função e aplicação de diferentes tipos de células de combustível.

Biocatálise e Biorremediação

MEBQ006 - ECTS

Pretende-se que os estudantes no final do semestre adquiram conhecimentos aprofundados de catálise biológica e saibam dar exemplos de biocatálise em meios não convencionais, como solventes orgânicos e fluidos supercríticos e meios sólido-sólido. Pretende-se também que os estudantes conheçam as estratégias e as vantagens do uso de microrganismos para resolver contaminações ambientais e tendo em conta os poluentes em causa.

Controlo Industrial

MEBQ007 - ECTS

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

  • Compreender as diferenças entre os sistemas em anel aberto e fechado e de identificar os vários componentes que podem constituir uma cadeia de controlo.
  • Analisar e caracterizar sistemas, com base na sua resposta no tempo e na frequência.
  • Compreender as noções de estabilidade absoluta/relativa.
  • Compreender as ações básicas de controlo Proporcional (P), Integral (I) e Derivativa (D) e a sua influência no desempenho e estabilidade de uma cadeia de controlo.
  • Analisar sistemas e dimensionar controladores, utilizando o Root-Locus, as regras de sintonia de controladores PID e as estratégias de controlo antecipativo, controlo de razão, controlo em cascata e de Controlo do Modelo Interno (IMC) e de controlo multivariável.
  • Saber usar o programa Matlab/Simulink para analisar e dimensionar sistemas de controlo.

Modelação e Simulação de Processos

MEBQ004 - ECTS

Dar competências na utilização de ferramentas informáticas de simulação no dimensionamento e projeto de equipamentos e processos químicos/biotecnológicos

Tecnologia dos Polimeros

MEBQ011 - ECTS Conhecer e compreender a química de polímeros, os principais métodos de síntese utilizados industrialmente e os principais métodos de produção destes materiais. Adquirir conhecimentos e competências na caracterização de polímeros, tanto ao nível físico-químico, como ao nível das propriedades mecânicas e reológicas destes materiais. Conhecer técnicas de processamento de polímeros, bem como as principais aplicações industriais destes materiais.

Integração de Processos

MEBQ013 - ECTS Compreender o âmbito do projeto em engenharia química e biológica. Saber ler um diagrama de fabrico e perceber a sua estrutura. Dominar algumas metodologias sistemáticas de projeto de processos químicos. Saber utilizar simuladores de processos. Compreender a utilidade de heurísticas de projeto. Compreender tópicos básicos de projeto e escalonamento de processos descontínuos. Aprofundar competências na resolução de problemas integradores de conhecimentos adquiridos anteriormente.

Projeto/Estágio/Dissertação

MEBQ019 - ECTS O objetivo desta UC é propor um desafio ao estudante, completamente novo e com uma dimensão considerável, na área da Biotecnologia ou da Engenharia Química, que terá de resolver com base nos conhecimentos adquiridos durante o mestrado. Este desafio pode corresponder a um problema real de uma empresa (estágio) ou a um projeto de investigação ou industrial (projeto). No final o estudante deve apresentar uma tese de mestrado, baseada no trabalho de estágio ou projeto, conducente ao Grau de Mestre.
Recomendar Página Adicionar aos Favoritos Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2025-04-08 às 01:48:09