Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > Oferta Formação > Curso Técnico Superior Profissional > CC > Informação para Candidatos

Candidatos

Curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil

Dados Gerais

Código Oficial: T433
Sigla: CC

Diplomas

  • Curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil (120 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Inglês Técnico

CC002 - ECTS

Usar o Inglês como instrumento de acesso à informação relevante para a formação geral e específica de nível B1; desenvolver as quatro macrocapacidades (listening, Reading, writing e speaking) de forma equilibrada.

Matemática

CC001 - ECTS Adquirir competências de análise analítica, gráfica e de implementação a situações concretas de funções trigonometricas, exponenciais e logarítmica entre outras; adquirir noções de geometria analítica e de cálculo matricial.

Materiais na Construção de Edifícios

CC005 - ECTS Os alunos deverão adquirir conhecimentos básicos sobre os principais materiais utilizados na construção civil, nomeadamente, sobre as suas matérias-primas e processamento, características e propriedades, tendo em vista a compreensão das aplicações e desempenhos de cada um. Deverão ainda conhecer os principais documentos normativos aplicáveis de forma a conseguir selecionar e especificar materiais para aplicações práticas.

Representação Gráfica na Construção

CC004 - ECTS
  1. Compreensão da importância do desenho como ferramenta metodológica para resolver problemas gráficos.
  2. Conhecimento das projeções ortogonais e axonométricas.
  3. Interpretação e execução de desenhos de construção, coordenando peças escritas e desenhadas dum projeto com a execução da obra.
  4. Domínio de software de CAD.
  5. Interpretação da forma geométrica dum terreno com base numa representação topográfica.
  6. Avaliação de distâncias, áreas e volumes dum terreno, a partir de cartografia.
  7. Realização de levantamentos topográficos com equipamentos de nivelamento e estações totais ou equipamentos taqueométricos e correspondente representação gráfica do terreno.

Técnicas de Comunicação e Apresentação

CC003 - ECTS
  1. Desenvolver competências de comunicação oral/escrita eficaz.
  2. Desenvolver competências de estruturação e apresentação de uma apresentação oral.
  3. Desenvolver competências de estruturação e apresentação de um relatório.
  4. Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.

Tecnologia da Construção I

CC006 - ECTS A unidade curricular destina-se a proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre processos construtivos e soluções estruturais correntes em edifícios.

Física

CC007 - ECTS 1. Conhecer os processos e fenómenos físicos fundamentais e aplicar as leis que permitem compreender e resolver problemas práticos de Física.
2. Aplicar o cálculo vetorial, a cinemática, as leis de Newton, o princípio do trabalho-energia, a conservação da energia, a conservação da quantidade de movimento, a estática das partículas, dos fluidos, as escalas de temperatura e a quantidade de calor no âmbito da termodinâmica introdutória, noções de eletricidade e de circuitos elétricos, na resolução de problemas de física do “dia a dia”.

Introdução às Ciências Económicas e Empresariais

CC008 - ECTS

1. Fornecer os conceitos básicos da análise microeconómica definida como estudo da lógica de comportamento dos agentes económicos individuais (famílias e empresas) e dos mercados onde operam no que respeita à produção, consumo e troca de bens e serviços; 

2. Compreender e interpretar os comportamentos que determinam a procura e oferta de bens, a afetação de recursos produtivos através do sistema de mercado, a determinação do rendimento individual e a rentabilidade das empresas; 

3. Identificar e compreender os modelos básicos da estrutura de mercado e a forma como as empresas se comportam nestas diferentes estruturas;
4. Identificar, compreender a importância e relacionar as diferentes funções da gestão de empresas, incluindo a planificação, a organização, a direcção e o controlo; 

5. Compreender, de forma generalizada, as medidas da atividade económica do país.

Medições e Orçamentos

CC009 - ECTS 1. Reconhecer a importância da atividade de medição dentro do contexto global das atividades do processo de construção.
2. Identificar as peças fundamentais para atividade de medição.
3. Identificar os diferentes métodos para a seleção e utilização eficiente dos equipamentos de construção.
4. Analisar e executar a medição dos diferentes componentes relacionados com os projetos de edifícios e de engenharia civil.
5. Compreender e identificar claramente os custos diretos e indiretos incidentes sobre os projetos de construção.
6. Compreender os procedimentos para a elaboração de autos de medição.

Noções de Direito e Contratação Pública

CC012 - ECTS A unidade curricular destina-se a proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre direito e contratação pública.

Tecnologia da Construção II

CC010 - ECTS A Unidade Curricular de Tecnologia de Construção II surge na continuidade da unidade curricular de Tecnologia de Construção I.

Térmica e Acústica de Edifícios

CC011 - ECTS Na unidade curricular de Térmica e Acústica de Edifícios (TAE) o aluno deverá adquirir conhecimentos fundamentais em matérias relativas às ciências da construção, nomeadamente em higrotérmica, acústica, ventilação e iluminação natural.

Gestão e Controlo Orçamental

CC017 - ECTS

O estudante deverá adquirir conhecimentos acerca dos conceitos e princípios fundamentais da Gestão e Controlo Orçamental com interesse para a Construção Civil. Pretende-se que o estudante adquira uma formação básica para a resolução de problemas relacionados com a gestão e controlo orçamental, nomeadamente no que respeita ao planeamento e programação de obras, coordenação de documentação de obra e respetivas estimativas de custos, orçamentos ou planos de trabalhos, incentivar as boas práticas de segurança nos estaleiros, coordenar e fiscalizar a execução de obras de construção, assegurando o cumprimento de prazos e custos através da otimização de recursos necessários à obra, gestão da qualidade e reorganização de trabalhos face a erros, omissões e imprevistos de obra, coordenar e supervisionar o trabalho de equipas de produção atendendo ao plano de produção e controlo da qualidade da obra, gerir atividades em obras de diferentes tipologias a partir dos projetos de arquitetura e de especialidades e controlar e avaliar a qualidade de estruturas, atendendo à qualidade na execução e aos critérios de segurança estrutural. Tratando-se de uma ciência de base para um técnico de construção civil, os estudantes devem assegurar o seu domínio individual nas matérias ministradas.

Instalações em Edifícios

CC013 - ECTS
Os estudantes devem adquirir conhecimentos teóricos e práticos relativos às redes prediais de distribuição de água, de combate a incêndios, de drenagem de águas residuais e pluviais. Deverão ficar aptos a conceber, traçar e dimensionar redes prediais de distribuição de água, de combate a incêndios com água e de drenagem de águas residuais e pluviais, para além de alguns elementos acessórios associados às mesmas. Complementar a formação, normalmente específica da engenharia civil, com uma visão mais geral das instalações que se incluem em edifícios e são objeto de estudo de outros ramos da engenharia.

Mecânica das Estruturas e Geotecnia

CC015 - ECTS Pretende-se que o Estudante apreenda os seguintes temas:
  • Analisar estruturas isostáticas simples para ações estáticas e cálculo de esforços e reações.
  • Diferenciação dos vários tipos de estruturas: estruturas articuladas e estruturas reticuladas.
  • Conhecer os diferentes tipos de ações e compreender o comportamento das estruturas.
  • Transmitir os aspetos mais importantes referentes à execução de estruturas de betão, metálicas e mistas.
  • Compreender a mecânica aplicável aos solos e os conceitos em que se baseia.
  • Reconhecer e lidar com problemas associados ao projeto de estruturas geotécnicas nas fases de acompanhamento da obra.

Qualidade e Ambiente

CC016 - ECTS
  1. Reconhecer a importância da normalização e da certificação da qualidade de produtos e de processos.
  2. Identificar normas técnicas e documentos para controlo de qualidade de materiais e de processos construtivos, bem como interpretar planos de inspeção e ensaio e fichas de verificação e controlo.
  3. Reconhecer a importância da preservação dos recursos naturais e das condicionantes ambientais.
  4. Identificar a legislação nacional e as diretivas europeias relacionadas com o ambiente, bem como entender os instrumentos ligados à Avaliação de Impacte Ambiental e de gestão ambiental.
  5. Generalizar práticas de construção sustentável e implementar medidas de mitigação na fase de realização de obras.
  6. Identificar as tipologias de resíduos de construção e demolição e reconhecer os conteúdos do plano de prevenção e gestão de resíduos.

Segurança e Gestão de Estaleiros

CC014 - ECTS 1. Identificar as instalações e equipamentos de estaleiros de construção e aplicar técnicas para o planeamento e organização dos mesmos
2. Reconhecer a importância das medidas de controlo de segurança nos estaleiros de construção
3. Identificar a legislação nacional relacionada com a segurança nos estaleiros
4. Interpretar o Plano de Segurança e Saúde para a fase de obra 5. Compreender e aplicar as técnicas de planeamento de projetos e obras - diagrama de GANTT, CPM e PERT
6. Aplicar técnicas de planeamento assistido por computador ao planeamento do tempo, dos custos e recursos
7. Identificar e caracterizar os níveis de responsabilidade dos diferentes intervenientes nos trabalhos de preparação e execução da obra.

Estágio

CC0018 - ECTS

Complementar as componentes de formação sociocultural e cientifico-tecnológica proporcionando ao aluno uma formação prática que facilite a sua futura integração no mundo do trabalho.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-07-21 às 06:23:08