Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MEGEIE > Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Cursos

Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia na Indústria e Edifícios

Dados Gerais

Código Oficial: MA86
Sigla: MEGEIE

Diplomas

  • Especialização em Engenharia e Gestão de Energia na Indústria e Edifícios (60 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia na Indústria e Edifícios (90 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Auditoria Energética e Sistemas de Gestão de Energia

MEGEIE07 - ECTS

Pretende-se que o formando obtenha um conhecimento aprofundado sobre as várias fases de uma auditoria energética, tendo em conta, entre outros, as medições realizadas de consumos, estabelecer um Plano de Racionalização Energética e verificar a sua execução. Pretende-se também, de acordo com as normas existentes, em particular a ISO 50001, conceber e acompanhar o sistema de gestão de energia numa empresa.

Térmica da Construção

MEGEIE01 - ECTS A UC dotará o estudante de conhecimentos fundamentais:
i) em matérias relativas às ciências da construção, nomeadamente sobre materiais de construção - materiais de isolamento térmico, vidro, entre outros -, e sobre soluções construtivas correntes de estruturas, paredes, pisos e coberturas;
ii) relativos a conceitos de física das construções com vista à análise do comportamento térmico de diferentes elementos construtivos;
iii) sobre as imposições regulamentares impostas ao desempenho térmico de edifícios.

Ventilação e Qualidade do Ar Interior

MEGEIE02 - ECTS Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a ventilação de edifícios de forma a garantir a qualidade do ar interior (QAI). Conhecer a regulamentação e as principais normas de ventilação. Saber os princípios de ventilação natural e ventilação mecânica e saber dimensionar os sistemasde ventilação

Desempenho Energético de Edifícios de Serviços

MEGEIE08 - ECTS

Dotar os estudantes de conhecimentos sobre avaliação de desempenho energético de edifícios, concretamente sobre o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), da legislação aplicável a Edifícios de Habitação e a Edifícios de Comércio e Serviços. Conhecer o sistema de certificação LEED.

Eficiência e Racionalidade na Utilização de Energia Elétrica

MEGEIE04 - ECTS No final da UC o estudante deverá conhecer os intervenientes nos custos e preços da energia elétrica; interpretar uma fatura de energia elétrica; ser capaz de fazer uma análise tarifária de energia elétrica; identificar oportunidades de racionalização de consumos de energia elétrica para sistemas de iluminação e de força motriz; perceber o funcionamento de sistemas de compensação de energia reativa; perceber e identificar possíveis causas de perturbações das características das grandezas elétricas; identificar alternativas para a produção local de energia elétrica e dimensionar uma instalação de produção. O estudante deverá ser capaz de conjugar o funcionamento dos sistemas de geração com sistemas de armazenamento de energia fixo, numa instalação de consumo, em móvel (mobilidade elétrica). O estudante deverá também ser capaz de explorar diferentes papéis de instalações de consumo e produção (prossumidores) numa rede elétrica inteligente.

Gestão da Energia Térmica

MEGEIE06 - ECTS

Pretende-se que o estudante adquira um conhecimento aprofundado sobre: tipos de equipamentos utilizados em instalações de climatização e aquecimento; fontes de energias renováveis como biomassa e energia solar e equipamentos de conversão de energias renováveis.

Desenvolvimento Sustentável, Energia e Ambiente

MEGEIE03 - ECTS A Unidade Curricular (UC) aborda os conhecimentos sobre Desenvolvimento Sustentável quer no contexto da definição de estratégias empresariais e das nações, mas também na aplicação de instrumentos e modelos de avaliação que permitem classificar a sustentabilidade da gestão de energia e ambiente. Ao longo da UC, o aluno deve ser capaz de: identificar as orientações estratégicas da política de Desenvolvimentos Sustentável; estabelecer objetivos e metas para cumprimento das referidas orientações; planear e monitorizar ações integradas de gestão de energia e ambiente que concretizem o alcance de metas e objetivos; conceber e aplicar modelos de avaliação do Desenvolvimento Sustentável, customizados às atividades e aos processos

Instrumentação, Controlo e Gestão Técnica

MEGEIE09 - ECTS É objectivo desta unidade curricular dar aos alunos os conhecimentos necessários para compreender como funcionam os sistemas de automação e controlo em edifícos (SACE).

É objectivo desta UC que os alunos passem a conhecer os requisitos legais sobre os sistemas técnicos existentes nos edifícios, em particular quanto aos SACE que devem incluir e quais são os Decretos-Lei, as Portarias e os regulamentos que impõem esses requisitos.

Dar aos alunos conhecimentos básicos sobre a decrição de sistemas de controlo automáticos por meio de esquemas de blocos e conhecimentos sobre os tipos de controladores mais frequentemente utilizados.

Dar aos alunos pelo menos uma ferramente para a descrição de sistemas sequenciais.

É também objectivo desta UC que os alunos que a frequentem passem a ter a noção das peças que devem compor um projecto de um sistema de gestão técnica centralizada.

Modelação Energética

MEGEIE05 - ECTS

Dotar os estudantes de conhecimentos sobre simulação energética de edifícios utilizando programas de simulação, compreendendo as bases dos seus algoritmos de cálculo e aprender a utilizá-los para diferentes objetivos, nomeadamente para cálculo de cargas térmicas no dimensionamento de sistemas de climatização, para cálculo de consumos energéticos e estudos de medidas de eficiência energética e para certificação energética de edifícios.

Avaliação e Gestão de Projetos

MEGEIE12 - ECTS Pretende-se dotar os alunos com conhecimentos relacionados com a gestão de projetos e a análise de investimentos.
São abordados aspetos relacionados com o ciclo de vida e organização de um projeto, processos de gestão de projetos e análise da viabilidade de um projeto em engenharia e gestão da energia.
Também, são abordados aspetos relacionados com análise e a tomada de decisões, suportadas em ferramentas informáticas, na área específica de projetos em engenharia e gestão de energia.

Desempenho Energético na Indústria e nos Transportes

MEGEIE10 - ECTS

Pretende-se que o estudante adquira um conhecimento profundo do regulamento do Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia e do Regulamento da Gestão do Consumo de Energia para o Setor dos Transportes.

 

Instalação, Condução e Manutenção de Sistemas de Energia

MEGEIE11 - ECTS Proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre as funções de interação com os equipamentos desde o momento da decisão sobre a sua seleção até ao final da sua vida útil.

Projeto em Engenharia e Gestão de Energia

MEGEIE13 - ECTS A UC de Projeto em Engenharia e Gestão de Energia visa a aplicação das temáticas abordadas durante a sua formação e integração de conhecimentos previamente lecionados no plano curricular do curso e experiência que o aluno possa ter. As competências a desenvolver incluem, com base num caso real na indústria ou em edifícios de serviços, realizar uma ou várias das vertentes seguintes:
- realizar uma auditoria energética, propor medidas de melhoria e integrá-las num Plano de Racionalização Energética (no caso de um edifício de serviços, incluir componente de certificação energética).
- acompanhar, monitorizar e validar a implementação de um Plano de Racionalização Energética.
- Implementar sistema de gestão de energia numa empresa.
- realizar a análise de viabilidade técnica e económica de medidas transversais de melhoria na utilização da energia.

Pretende-se ainda que o estudante tome conhecimento com as metodologias associadas à partilha do conhecimento, como sejam, apresentações orais, posters e artigos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-02-25 às 23:58:46