Código Oficial: | 9090 |
Sigla: | CIVN |
Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações bem como os conceitos de espaços lineares e transformações lineares.
O objectivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado no secundário, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo.
O objetivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado em Análise Matemática I aplicando-o, neste caso, a funções de mais de uma variável, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de mais de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo. Deverão ainda estar aptos a resolver algumas equações diferenciais que surgem em diversas aplicações à engenharia.
Evidenciar as implicações da Geologia nas obras de engenharia.
Mostrar a importância da observação natural, própria da ciência que é a Geologia.
Fornecer os termos que permitem um entendimento entre o Engenheiro Civil e o Geólogo.
Ministrar as bases que permitirão uma primeira análise da informação geológica na perspectiva da Engenharia civil.
Identificar macroscopicamente os principais tipos de rochas.
Interpretar cartas geológicas.
Conhecer, em traços gerais, a constituição geológica do território português.
Distinguir os principais métodos de prospeção geotécnica.
Conhecer os processos de alteração das rochas e formação de solos.Pretende-se que o estudante adquira competências no domínio da programação e do cálculo numérico. No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
Compreender os princípios básicos de programação, que permitam ao estudante adaptar-se a novas linguagens de programação
Desenvolver raciocínio lógico
Compreender e aplicar métodos numéricos para resolver problemas matemáticos: equações não lineares, aproximação de funções por polinómios, integração
numérica e equações diferenciais ordinárias.
Implementar algoritmos obtidos a partir dos métodos numéricos abordados e aplicá-los a problemas da Engenharia Civil.
Reconhecer vantagens, desvantagens e limitações de cada método.
Desenvolver capacidade de trabalho em equipa.
A UC Modelação da Informação de Edifícios tem como objetivo aprofundar, desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em Desenho Técnico do Desenho Técnico assistido por computador e a Introdução aos conceitos base da metodologia BIM (acrónimo para Building Information Modelling).
Com esta UC pretende-se que o estudante adquira uma aprendizagem técnica de desenho com recurso a ferramentas digitais onde seja possível aplica-la em todos os domínios de projetos de arquitetura e engenharia, procura-se ainda a aquisição de competências com vista à utilização de "ferramentas com suporte BIM" na modelação 3D de edifícios e espaço urbano.
A unidade curricular de PGT tem como objetivo, transmitir conhecimentos sobre o estudo das urbes, do território e dos instrumentos de gestão do território (IGT, considerados no ordenamento jurídico português) com vista à promoção e integração dos atos próprios da engenharia civil no urbanismo, no planeamento e no ordenamento do território.
Dotar os estudantes de conhecimento sobre a importância e potencialidades do planeamento e gestão do território e dos atuais IGT na preservação do território, dos recursos e na satisfação das necessidades humanas. Conferindo uma visão integrada e multidisciplinar às intervenções, contemplando o espaço público, o edificado e as infraestruturas, adaptando-os às necessidades contemporâneas da sociedade.