Biologia Geral
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
78 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final da unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham a capacidade de: a) Compreender os princípios da classificação e a diversidade de organismos vivos. b) Detalhar aspetos estruturais e funcionais de biologia celular. c) Distinguir os princípios básicos do metabolismo das células vegetais e animais. d) Compreender os fundamentos do controlo da divisão celular e) Entender os fundamentos da hereditariedade f) Dominar técnicas de microscopia ótica e da citoquímica
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Componente Teórica:
1. Teoria Celular e conceito de Ser Vivo;
2. Organização da célula eucariótica;
3. Organitos particulares;
4. Principais tipos de plastos e respetivas funções;
5. Sistema endomembranar: relações morfofuncionais entre retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomas;
6. O citoesqueleto;
7. Núcleo, Regulação do Ciclo Celular e Apoptose,
8. Células Humanas Especializadas: Fibra muscular, neurónio, gâmetas.
Componente Prática:
1.Observação microscópica de diferentes estruturas e fenómenos; 1.1.Células procariotas e eucariotas, plastos: Cloroplastos de reserva, Movimentos brownianos, 1.2.Fenómenos de Transporte membranar; 1.3.Paredes celulares vegetais e técnicas de marcação; 1.4.Cromossomas e mitose; 2. Extração, separação e quantificação de pigmentos fotossintéticos; 3. Culturas celulares in vitro.
Bibliografia Obrigatória
Azevedo, C., Sunkel, C.E. ; Biologia molecular e celular, 2012
Hardin, J., Bertoni, G., Kleinsmith, L.J. ; Becker’s the World of the Cell, Ed. Pearson/The Benjamin Cummings , 2017
Campbell, N.A., Urry, L.A., Cain, M.L., Wasserman, S.A., Minorsky, P .V., Reece, J. B.; Biology: A Global Approach., 2018
Sadava, D.E., Hillis, D.M., Heller, H.C., Berenbaum, M.; Life: The Science of Biology, 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino assentam no método expositivo-participativo, na componente teórica, com recursos a meios audiovisuais e a momentos de discussão em turma. A componente prática é de carácter laboratorial, assentando no recurso ao método experimental.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade obrigatória (80%)
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:
CF = 70% Teste 1 + 10% Exercício Regular + 10% Trabalho 1 + 10% Trabalho 2.
- O Teste é realizado individualmente e de entrega obrigatória.
- O Exercício Regular é uma prova realizada em sala de aula, em grupos de 3-4 estudantes e de entrega facultativa. O estudante tem 0 valores em caso de não entrega.
- O Trabalho 1 é um relatório de uma atividade prática laboratorial e elaborado em grupo de 3-4 estudantes e entrega obrigatória.
- O Trabalho 2 é uma ficha de espécie, elaborado em grupo de 3-4 estudantes (inserido no projeto Eco Escolas | “A Biodiversidade da Minha Escola”) e entrega obrigatória.
Exame (todas as épocas):
CF = 80% Exame + 10% Trabalho 1 + 10% Trabalho 2
Melhoria de classificação
de acordo com Regulamento das Atividades Académicas.