Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > Oferta Formação > Licenciatura > TPD > Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Dados Gerais

Código Oficial: L100
Sigla: TPD

Diplomas

  • Licenciatura em Tecnologias do Petróleo - Ramo de Refinação (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Tecnologias do Petróleo - Ramo de Prospeção e Produção (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2017 2018 2019 2020 2021
- 121 100 109,7 105

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 30
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

Álgebra Linear

TPD001 - ECTS Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações bem como os conceitos de espaços lineares e transformações lineares.

Análise Matemática I

TPD002 - ECTS

O objectivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado no secundário, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo.

Informática e Programação

TPD003 - ECTS O aluno deverá ser capaz de: formar uma base sólida nos conceitos abstratos de programação, que permita aos alunos a adaptação a novas linguagens de programação; Efetuar uma introdução à programação em Visual Basic, aplicando os conceitos abstratos a uma linguagem de programação específica; Dominar os conceitos de utilização de uma folha de cálculo; Deter os conceitos de programação VBA - Visual Basic for Applications.

Laboratórios I

TPD006 - ECTS

O objectivo da UC é proporcionar a aquisição decompetências em operações básicas de laboratório química. Após a aprovação na unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido as seguintes competências:

- 1. Capacidade de analisar os dados analíticos e resultados experimentais.

- 2. Interpretar as fontes de incerteza e de suas formas de propagação.

- 3. Saber manipular material de vidro corrente do laboratório químico, equipamentos analíticos e reagentes no laboratório.

Mecânica D

TPD004 - ECTS Pretende-se que após a frequência desta unidade curricular os estudantes estejam capacitados a:
(i) resolver problemas envolvendo o equilíbrio de partículas e corpos rígidos, com e sem atrito;
(ii) determinar a posição do centro de massa e o momento de inércia;
(iii) resolver problemas para obtenção de esforços internos em peças lineares de estruturas.

Química Geral

TPD005 - ECTS Pretende-se que o estudante se familiarize com os fundamentos gerais da Química, com vista à compreensão da estrutura da matéria e das suas transformações, bem como os conceitos fundamentais da análise química quantitativa, nomeadamente, saber distinguir entre os vários equilíbrios químicos. Compreender os equilíbrios ácido-base de modo a poder utilizar soluções tampão e realizar titulações e volumetrias de ácido-base. Entender os complexos e respetivos equilíbrios de modo a poder realizar titulações. Reconhecer os equilíbrios de solubilidade e o efeito do ião comum. Perceber as reações redox e respetivas titulações. Apesar do carácter essencialmente introdutório desta UC, pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam uma melhor adaptação e compreensão dos processos químicos envolvidos nas UCs subsequentes, fundamentais para o acesso ao mercado de trabalho como profissionais da área das Tecnologias do Petróleo.

Análise Matemática II

TPD007 - ECTS O objetivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado em Análise Matemática I aplicando-o, neste caso, a funções de mais de uma variável, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de mais de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo. Deverão ainda estar aptos a resolver algumas equações diferenciais que surgem em diversas aplicações à engenharia.

Geologia

TPD008 - ECTS
  • Fornecer conhecimento e competências fundamentais em Geologia;
  • Mostrar a importância da observação natural, própria da ciência que é Geologia;
  • Identificar rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, com base em critérios macroscópicos;
  • Reconhecer as principais estruturas de deformação;
  • Interpretar cartas geológicas e construir cortes geológicos simples;
  • Reconstituir a história geológica de uma data região;
  • Identificar as unidades da Geologia de Portugal.

Introdução à Química do Petróleo

TPD009 - ECTS Esta unidade curricular tem como objetivo fazer uma introdução á química do petróleo: composição do crude, características físico-químicas, métodos de caracterização. Pretende-se ainda introduzir diferentes métodos analíticos para a obtenção de informação qualitativa e quantitativa sobre a composição e estrutura do material. Os alunos devem adquirir conhecimentos que permitam ter a capacidade de compreender o princípio físico-químico que serve de base aos métodos analíticos. Identificar as capacidades qualitativas e quantitativas dos métodos. Selecionar o método mais adequado no contexto da industria petrolífera.

Mecânica E

TPD010 - ECTS Após a frequência desta unidade curricular os estudantes devem estar capacitados a aplicar os conceitos interiorizados através da resolução de problemas envolvendo:
- a cinemática da partícula e do corpo rígido;
- a dinâmica da partícula e do corpo rígido;
- vibrações mecânicas amortecidas e não amortecidas.

Probabilidades e Estatística

TPD011 - ECTS O aluno dever ser capaz de aplicar as medidas descritivas apropriadas aos dados em estudo; proceder a uma amostragem correcta e identificar as restrições e os limites da representatividade de uma amostra; fazer análise descritiva univariada e bivariada; identificar distribuições de probabilidades e saber calcular probabilidades mediante a distribuição em causa; diferenciar e saber utilizar a estimação pontual e a estimação por intervalos de confiança; saber formular hipóteses de investigação e proceder à sua análise a partir de testes de hipóteses.

Química Orgânica

TPD012 - ECTS

Pretende-se que o estudante se familiarize com fórmulas, estruturas, nomenclatura e conceitos básicos no domínio da Química Orgânica. Reconheça a importância, numa dada molécula, do papel e distribuição dos eletrões que podem intervir nas reações orgânicas. Classifiquem as reações dos compostos orgânicos.

Compreendam as reações químicas e justifiquem através do mecanismo os fatos ocorridos. Apliquem o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetem os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.

Adquiram o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.

Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho como engenheiros químicos profissionais, na indústria química ou biotecnológica em geral, e em particular na indústria farmacêutica, agroquímica, alimentar e bioquímica, ou áreas afins, e em serviços públicos.

Fenómenos de Transferência I

TPD013 - ECTS

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes: adquiram conhecimentos de base sobre transporte de quantidade de movimento e de calor; apliquem os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas envolvendo escoamento de fluídos e transferência de calor; saibam estabelecer balanços de energia e as condições-fronteira.Após aprovação o estudante deverá possuir a capacidade de: dimensionar sistemas de transporte de um fluído; compreender os fundamentos da transferência de energia, sendo capaz de os aplicar na resolução de problemas práticos; identificar os processos envolvidos na transferência de calor; calcular a quantidade de calor transferida em sistemas unidimensionais; determinar o perfil de temperaturas e a quantidade de calor transferida em sistemas unidimensionais que envolvam geração de calor; analisar equipamentos de transferência de calor, tendo em vista a seleção e dimensionamento de permutadores de calor; selecionar e dimensionar isolamentos.

Geologia do Petróleo

TPD014 - ECTS
  • Compreender princípios básicos de geologia no sistema petrolífero.
  • Compreender o processo que leva à geração de petróleo e à formação de um campo petrolífero explorável.
  • Dotar os estudantes com conhecimentos básicos sobre métodos de exploração de petróleo.

Resistência de Materiais I

TPD015 - ECTS Pretende-se que os alunos adquiram competências e conhecimentos básicos no domínio da Resistência de Materiais: (i) conhecer a definição e o significado físico das componentes dos tensores das tensões e das deformações infinitesimais, bem como as suas relações no domínio da elasticidade linear; (ii) conhecer o significado físico das constantes elásticas; (iii) obter estados de deformação e tensão a partir de resultados obtidos com rosetas de extensómetros; (iv) determinar tensões, deformações e deslocamentos em estruturas constituídas por peças lineares prismáticas (homogéneas ou heterogéneas) sujeitas a esforço axial e/ou momento torsor (torção uniforme). Em particular, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de adaptação a situações novas e de analisar convenientemente os resultados obtidos.

Termodinâmica Química

TPD016 - ECTS A unidade curricular tem por objectivo que os alunos adquiram conhecimentos e ferramentas de trabalho nas áreas da Termodinâmica aplicada às Tecnologias do Petróleo.

Pretende-se que os alunos compreendam e saibam utilizar as propriedades físicas dos gases ideais e reais, saibam aplicar as três leis da termodinâmica a reacções, conseguindo determinar trocas de energia sobre a forma de calor e/ou trabalho, variações de entropia e espontaneidade dos processos.

É essencial que os estudantes consigam interpretar os diagramas de fases de substâncias puras, compreendendo os conceitos de pontos triplo e critico, bem como interpretar os diagramas de fases de diferentes misturas, compreendendo-os e reconhecendo-os como fundamentais para vários processos de separação.

É ainda necessário que os alunos entendam as diferenças entre misturas líquidas reais e ideais,

compreendendo o conceito de coeficiente de actividade, permitindo-lhes controlar as variáveis que afectam os equilíbrios

Fenómenos de Transferência II

TPD021 - ECTS Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção); aquisição de conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto; compreensão do conceito de resistência à transferência de massa e resistência global; capacidade de estabelecer balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime estacionário, quer em regime transiente; capacidade de aplicar dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples; desenvolvimento da capacidade de resolver problemas de tecnologia.

Materiais B

TPD022 - ECTS

objetivo fundamental da unidade curricular é o desenvolvimento de competências que permitam ao estudante entender as propriedades e comportamentos dos diversos materiais, à luz da sua microestrutura e características físico-químicas.

O estudante deve adquirir competências que lhe permita analisar o comportamento dos materiais, de forma organizada e sistemática, permitindo-o prever comportamentos esperados de classes de materiais.

O estudante deverá ainda adquirir as seguintes competências:

Conhecer as propriedades e comportamentos esperados das ligas ferrosas, nomeadamente das ligas de aço-carbono, dos ferros fundidos e dos aços ligados, bem como das ligas não ferrosas.

Entender a influência da micro-estrutura e composição química nas características e aplicações dos polímeros e dos cerâmicos.

Saber diferenciar os diversos materiais compósitos e respectivo reforço de propriedades, identificando-as como resultante da natureza química, estrutural e tipo de reforço dos componentes.

Química do Campo Petrolífero e Corrosão

TPD023 - ECTS Esta unidade curricular oferece aos alunos uma introdução completa aos princípios fundamentais da química campo petrolífero e corrosão. Após a conclusão deste módulo, os alunos deverão ser capazes de:
a) Explicar as propriedades e aplicação de uma série de produtos químicos utilizados no campo petrolífero, nomeadamente no controle de corrosão para a produção de petróleo e gás.
b) Compreender as principais teorias da ciência corrosão e engenharia, com especial referência para a indústria de petróleo e gás.

Economia do Petróleo e Gás

TPD042 - ECTS Introduzir os conceitos-chave da economia de oferta e procura e como as empresas, organizações e governos podem procurar influenciá-los no contexto da indústria petrolífera. Perspetiva histórica sobre a evolução do Mercado do petróleo e contexto atual. Introdução ao estudo de projetos de investimento, avaliação de riscos

Qualidade, Ambiente e Segurança na Indústria do Petróleo

TPD043 - ECTS
Esta unidade curricular oferece aos alunos uma introdução completa aos princípios de qualidade ambiente e segurança na indústria petrolífera. Ao concluir esta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:

a) Compreender e analisar questões relacionadas com saúde ocupacional e higiene industrial
b) Compreender a avaliação de riscos, auditoria de segurança de processos e gestão

Laboratórios de Tecnologias do Petróleo IB


TPD018 - ECTS

Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares de Fenómenos de Transferência I, Termodinâmica Química, Geologia do Petróleo, Resistência dos Materiais I e Processos Químicos. Pretende-se que, nesta unidade curricular, o estudante adquira as seguintes competências: - Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem. - Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais das UCs - Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais. - Manipular material/equipamento específico utilizado na realização das experiências. - Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar. - Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.


Processos Químicos


TPD017 - ECTS
A UC de Processos Químicos tem como objetivo o desenvolvimento de cálculos matemáticos simples de forma a quantificar a transformação de matérias-primas em produtos finais, dando também importância ao consumo ou produção de energia. Ao longo desta unidade curricular, o estudante deverá adquirir as seguintes competências: - Aplicar balanços de massa e energia a operações unitárias e processos químicos com múltiplas etapas. - Classificar e determinar calores sensíveis, calores latentes e calores de reação. - Aplicar balanços combinados de massa e de energia a qualquer processo. - Resolver problemas que envolvam balanços de massa e de energia em estado não estacionário.

Laboratórios de Tecnologias do Petróleo IIB


TPD026 - ECTS
Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares de Fenómenos de Transferência II, Química do Campo Petrolífero e Corrosão, Materiais, Reatores Químicos e Refinaria. Pretende-se que, nesta unidade curricular, o estudante adquira as seguintes competências: - Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem. - Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais das UCs - Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais. - Manipular material/equipamento específico utilizado na realização das experiências. - Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar. - Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.

Reatores Químicos


TPD024 - ECTS
A unidade curriculcar de Reatores Químicos tem como objetivos a apresentação de tópicos de nível intermédio e avançado relativos aos critérios de seleção e dimensionamento dos diversos tipos de reatores ideais e reais. Após a aprovação na unidade curricular, o estudante deverá possuir a capacidade de identificar os parâmetros importantes nos critérios de seleção de reatores químicos e dimensionar diferentes tipos de reatores; Calcular tempos espaciais e distribuição de tempos de residência nos reatores químicos e determinação de causas para desvio ao comportamento ideal dos reatores

Refinaria


TPD025 - ECTS

O objectivo desta unidade curricular consiste em que os estudantes adquiram competências no que respeita aos processos e operações mais importantes na refinação, entendendo a evolução dos processos em questão ao longo das décadas o que lhes permitirá ter visão mais rigorosa sobre o futuro desta indústria.
Os estudantes deverão reconhecer quais os diversos processos mais indicados para a refinação e tratamentos das diferentes matérias-primas, bem como quais os processos necessários para a obtenção dos produtos finais requeridos e melhoria dos mesmos. Destes destacam-se os processos de conversão (Decomposição, síntese, alteração e rearranjo), bem como os processos de fraccionamento.


Biocombustíveis


TPD030 - ECTS
É objetivo desta unidade curricular fornecer aos alunos uma panorâmica geral das diferentes tecnologias de produção de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, bem como uma perspetiva do desenvolvimento atual e futuro das bioenergias. Pretende-se que os estudantes conheçam a origem e as principais características das biomassas utilizadas como matériasprimas na produção dos diferentes biocombustíveis em associação com as tecnologias de processamento empregue. Por último, pretende-se que os estudantes sejam capazes de efetuar cálculos relativamente simples relacionados com as operações unitárias envolvidas na produção dos biocombustíveis estudados.

Biorrefinaria


TPD031 - ECTS
Os principais objetivos desta UC são os de: 1) adquirir conhecimentos sobre biorrefinaria, como integração sustentável de processos para a transformação de biomassas em produtos comercializáveis e sobre a sua posição central na bioeconomia circular; 2) estar apto a propor rotas de valorização de biomassas, em especial as residuais, para a produção de produtos comercializáveis, de forma sustentável e com minimização de resíduos e 3) adquirir competências para proceder a uma avaliacão expedita dos riscos de implementação de uma biorrefinaria através do cálculo do índice de complexidade da biorrefinaria e da representação do perfil de complexidade da biorrefinaria.
Para além disso pretende-se desenvolver competências de trabalho em grupo, de leitura e interpretação de textos científico-técnicos, em especial em língua inglesa.

Instrumentação e Controlo


TPD033 - ECTS

Adquirir conhecimentos sobre instrumentação industrial através da compreensão dos diferentes elementos primários associados à conversão das grandezas. Em particular, adquirir a capacidade de os selecionar em função das aplicações.

Descrever o funcionamento dos principais constituintes de um instrumento de medida: transdutor, circuito condicionador de sinal, indicador/registador e fonte de alimentação.

Conhecer as características estáticas e dinâmicas de um instrumento de medida.

Saber manipular instrumentos de medida de grandezas físicas/químicas.

Compreender o funcionamento e as vantagens dos sistemas de controlo pneumático utilizados em processos industriais.

Descrever o funcionamento e conhecer elementos de controlo pneumático em contexto industrial.

Conhecer e caracterizar as três ações de um controlador Proporcional, Integral e Derivativo (PID). Saber sintonizar um controlador PID recorrendo às regras de Ziegler-Nichols.


Laboratórios de Tecnologias do Petróleo IIIB


TPD035 - ECTS
Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares de Biocombustíveis, Biorefinarias, Processos de Separação II, Instrumentação e Controlo e Transformação de Produtos Petroquímicos. Pretende-se que, nesta unidade curricular, o estudante adquira as seguintes competências: - Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem. - Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais das UCs - Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais. - Manipular material/equipamento específico utilizado na realização das experiências. - Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar. - Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.

Processos de Separação II


TPD032 - ECTS
Pretende-se que o estudante conheça as principais operações unitárias envolvendo transferência de calor e transferência de massa aplicando balanços globais e parciais para o dimensionamento dos equipamentos industriais. As operações unitárias tratadas são: destilação; absorção gasosa; extração líquido-líquido. O objetivo é capacitar o estudante para o dimensionamento dos equipamentos utilizados nas operações unitárias estudadas e escolher os mais adequados para as diferentes aplicações.

Transformação de Produtos Petroquímicos


TPD034 - ECTS
É objetivo da unidade curricular a aquisição de conhecimentos nos produtos finais da refinaria, bem como de transformações e aplicações dos mesmos em processos integrados na própria refinaria ou em indústrias a jusante da mesma. Formação sobre a produção de betumes, lubrificantes, composição final de combustíveis. Pretende-se ainda que o aluno adquira noções básicas de química fina e de polimerização.

Projeto no Ramo de Refinação


TPD045 - ECTS

O principal objetivo de Projeto no Ramo refinação é conseguir que o estudante resolva um novo problema, correspondendo a uma nova situação, com base nas capacidades e conhecimentos adquiridos durante o curso. São ainda objetivos desta unidade curricular:

i) aprender a escrever um CV, uma carta de motivações e como se preparar para uma entrevista de emprego;

ii) aperceber-se da importância da comunicação no sucesso das atividades de um profissional na sua área de formação; conseguir elaborar e apresentar oralmente relatórios de trabalhos complexos;

iii) conhecer de uma forma genérica os processos de algumas indústrias de refinação


Laboratórios de Tecnologias do Petróleo IA


TPD020 - ECTS

Mecânica dos Solos B


TPD019 - ECTS
Na unidade curricular de Mecânica dos Solos o estudante deverá ficar habilitado a:
i) conhecer as propriedades básicas dos solos e as principais classificações aplicáveis;
ii) identificar os mecanismos envolvidos na compactação de solos;
iii) compreender os efeitos da água e do seu movimento no interior dos solos;
iv) compreender e aplicar a noção de tensão efetiva e de tensão total nos solos;
v) analisar o comportamento dos solos no que respeita à sua deformabilidade e resistência.

Laboratórios de Tecnologias do Petróleo IIA


TPD029 - ECTS

Mecânica das Rochas


TPD027 - ECTS

Resistência de Materiais na Indústria Petrolífera


TPD028 - ECTS

Bacias Sedimentares de Hidrocarbonetos


TPD036 - ECTS

Fundamentos de Engenharia do Poço


TPD040 - ECTS

Fundamentos de Engenharia dos Reservatórios


TPD037 - ECTS

Introdução às Estruturas de Oil and Gas


TPD039 - ECTS

Laboratórios de Tecnologias do Petróleo IIIA


TPD041 - ECTS

Prospeção Geofísica


TPD038 - ECTS

Projeto no Ramo de Prospeção e Produção


TPD044 - ECTS

O principal objetivo de Projeto no Ramo de Prospeção e Produção é conseguir que o estudante resolva um novo problema, correspondendo a uma nova situação, com base nas capacidades e conhecimentos adquiridos durante o curso. São ainda objetivos desta unidade curricular:

i) aprender a escrever um CV, uma carta de motivações e como se preparar para uma entrevista de emprego;

ii) aperceber-se da importância da comunicação no sucesso das atividades de um profissional na sua área de formação; conseguir elaborar e apresentar oralmente relatórios de trabalhos complexos;

iii) conhecer de uma forma genérica as atividades desenvolvidas no âmbito da prospeção, exploração e produção nas Indústrias do Petróleo e do Gás.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-11-14 às 20:42:24