Código Oficial: | L100 |
Sigla: | TPD |
2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
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- | - | - | 121 | 100 |
Regime | Fase | Nº Clausus / Vagas |
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Regime Geral | 1 | 30 |
O objectivo da UC é proporcionar a aquisição decompetências em operações básicas de laboratório química. Após a aprovação na unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido as seguintes competências:
- 1. Capacidade de analisar os dados analíticos e resultados experimentais.
- 2. Interpretar as fontes de incerteza e de suas formas de propagação.
- 3. Saber manipular material de vidro corrente do laboratório químico, equipamentos analíticos e reagentes no laboratório.
Pretende-se que o estudante se familiarize com fórmulas, estruturas, nomenclatura e conceitos básicos no domínio da Química Orgânica. Reconheça a importância, numa dada molécula, do papel e distribuição dos eletrões que podem intervir nas reações orgânicas. Classifiquem as reações dos compostos orgânicos.
Compreendam as reações químicas e justifiquem através do mecanismo os fatos ocorridos. Apliquem o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetem os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.
Adquiram o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho como engenheiros químicos profissionais, na indústria química ou biotecnológica em geral, e em particular na indústria farmacêutica, agroquímica, alimentar e bioquímica, ou áreas afins, e em serviços públicos.
objetivo fundamental da unidade curricular é o desenvolvimento de competências que permitam ao estudante entender as propriedades e comportamentos dos diversos materiais, à luz da sua microestrutura e características físico-químicas.
O estudante deve adquirir competências que lhe permita analisar o comportamento dos materiais, de forma organizada e sistemática, permitindo-o prever comportamentos esperados de classes de materiais.
O estudante deverá ainda adquirir as seguintes competências:
Conhecer as propriedades e comportamentos esperados das ligas ferrosas, nomeadamente das ligas de aço-carbono, dos ferros fundidos e dos aços ligados, bem como das ligas não ferrosas.
Entender a influência da micro-estrutura e composição química nas características e aplicações dos polímeros e dos cerâmicos.
Saber diferenciar os diversos materiais compósitos e respectivo reforço de propriedades, identificando-as como resultante da natureza química, estrutural e tipo de reforço dos componentes.
Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares de Fenómenos de Transferência I, Termodinâmica Química, Geologia do Petróleo, Resistência dos Materiais I e Processos Químicos. Pretende-se que, nesta unidade curricular, o estudante adquira as seguintes competências: - Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem. - Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais das UCs - Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais. - Manipular material/equipamento específico utilizado na realização das experiências. - Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar. - Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.
O objectivo desta unidade curricular consiste em que os estudantes adquiram competências no que respeita aos processos e operações mais importantes na refinação, entendendo a evolução dos processos em questão ao longo das décadas o que lhes permitirá ter visão mais rigorosa sobre o futuro desta indústria.
Os estudantes deverão reconhecer quais os diversos processos mais indicados para a refinação e tratamentos das diferentes matérias-primas, bem como quais os processos necessários para a obtenção dos produtos finais requeridos e melhoria dos mesmos. Destes destacam-se os processos de conversão (Decomposição, síntese, alteração e rearranjo), bem como os processos de fraccionamento.
Adquirir conhecimentos sobre instrumentação industrial através da compreensão dos diferentes elementos primários associados à conversão das grandezas. Em particular, adquirir a capacidade de os selecionar em função das aplicações.
Descrever o funcionamento dos principais constituintes de um instrumento de medida: transdutor, circuito condicionador de sinal, indicador/registador e fonte de alimentação.
Conhecer as características estáticas e dinâmicas de um instrumento de medida.
Saber manipular instrumentos de medida de grandezas físicas/químicas.
Compreender o funcionamento e as vantagens dos sistemas de controlo pneumático utilizados em processos industriais.
Descrever o funcionamento e conhecer elementos de controlo pneumático em contexto industrial.
Conhecer e caracterizar as três ações de um controlador Proporcional, Integral e Derivativo (PID). Saber sintonizar um controlador PID recorrendo às regras de Ziegler-Nichols.