Código Oficial: | 9016 |
Sigla: | BIOT |
Descrição: | O curso foi planeado como uma licenciatura em Biotecnologia de base generalista, garantindo uma vasta gama de saídas profissionais para os futuros licenciados. Esta formação é especialmente destinada aos estudantes interessados em prosseguir uma carreira no sector da biotecnologia – quer nas grandes multinacionais de Biotecnologia ou da indústria farmacêutica ou a empresas de menor dimensão, explorando as novas inovações no campo. A formação em Biotecnologia combina as aptidões laboratoriais e os conhecimentos teóricos fornecidos nas várias unidades curriculares e estágio curricular ou projeto biotecnológico de modo a preparar o diplomado a entrar no mercado de trabalho em vários sectores como o Farmacêutico, Alimentar , Agrícola ou indústrias de investigação biológica/biotecnológica. Este curso permite o acesso à Ordem dos Engenheiros Técnicos. Reportagem publicada por Inspiring Future Licenciaturas "Bio": a ciência aplicada à vida |
O objectivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado no secundário, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo.
O objectivo da UC é proporcionar a aquisição decompetências em operações básicas de laboratório química. Após a aprovação na unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido as seguintes competências:
- 1. Capacidade de analisar os dados analíticos e resultados experimentais.
- 2. Interpretar as fontes de incerteza e de suas formas de propagação.
- 3. Saber manipular material de vidro corrente do laboratório químico, equipamentos analíticos e reagentes no laboratório.
O objetivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado em Análise Matemática I aplicando-o, neste caso, a funções de mais de uma variável, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso.
O aluno deverá ser capaz de aplicar as medidas descritivas apropriadas aos dados em estudo; proceder a uma amostragem correcta e identificar as restrições e os limites da representatividade de uma amostra; identificar distribuições de probabilidades e saber calcular probabilidades mediante a distribuição em causa; diferenciar e saber utilizar a estimação pontual e estimação por intervalos de confiança; saber formular hipóteses de investigação e proceder à sua análise a partir de testes de hipóteses.
Pretende-se que o estudante se familiarize com fórmulas, estruturas, nomenclatura e conceitos básicos no domínio da Química Orgânica. Reconheça a importância, numa dada molécula, do papel e distribuição dos eletrões que podem intervir nas reações orgânicas. Classifiquem as reações dos compostos orgânicos.
Compreendam as reações químicas e justifiquem através do mecanismo os fatos ocorridos. Apliquem o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetem os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.
Adquiram o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho como engenheiros químicos profissionais, na indústria química ou biotecnológica em geral, e em particular na indústria farmacêutica, agroquímica, alimentar e bioquímica, ou áreas afins, e em serviços públicos.
O objetivo desta UC é o conhecimento e compreensão da estrutura e das propriedades das principais classes de biomoléculas (glícidos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos), das interações destas com o solvente água, e do modo como elas reagem controladamente no contexto da célula viva.
A unidade curricular tem por objectivo que os alunos adquiram conhecimentos e ferramentas de trabalho na área da termodinâmica, sendo estes conteúdos essenciais para algumas das unidades curriculares específicas da biotecnologia
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção); aquisição de conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto; compreensão do conceito de resistência à transferência de massa e resistência global; capacidade de estabelecer balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime estacionário, quer em regime transiente; capacidade de aplicar dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples; desenvolvimento da capacidade de resolver problemas de tecnologia.
Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares Processos de separação IB, Fenómenos de Transferência II, Biologia Molecular e Celular.
Pretende-se que, nesta unidade curricular, o aluno adquira as seguintes competências:
- Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem.
- Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais da Bioquímica, Biologia, Fenómenos de transferência e Métodos Instrumentais de Análise.
- Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais.
- Manipular material e equipamento específico utilizado na realização das experiências.
- Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar.
- Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.
A unidade curricular de Biotecnologia Ambiental tem como objetivos apresentar as principais formas de poluição ambiental na água, no ar e no solo, as características e os mecanismos de ação dos microrganismos na biodegradação de compostos orgânicos e inorgânicos, fornecer aos alunos conhecimentos essenciais de processos biotecnológicos aplicados às questões ambientais nomeadamente o estudo de processos de tratamento biotecnológicos para remediação, tratamento e conversão de resíduos e efluentes. Pretende-se que os alunos desenvolvam uma visão geral sobre a Biotecnologia Ambiental, explorando a sua transversalidade, rápido desenvolvimento e novos desafios das questões ambientais. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva a capacidade para a procura de soluções na preservação do meio ambiente.