Código Oficial: | 9112 |
Sigla: | EEC |
Visa-se o desenvolvimento de vários grupos de competências
-Promover técnicas e estratégias que permitam ao aluno efectuar uma organização de estudo e uma gestão de tempo eficientes
-Desenvolver capacidade de trabalhar de forma autónoma e como membro de um grupo
-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação
>A nível das competências metacognitivas, o aluno deverá:
-Desenvolver competências que lhe permitam gerir o seu estudo com êxito
>A nível das competências comunicativas (língua materna) o aluno deverá:
-Utilizar eficazmente técnicas de comunicação e apresentação presencial com recurso a apoio visual (PowerPoint)
Ao nível do conhecimento da Engenharia Electrotécnica visa-se o desenvolvimento das seguintes competências:
-Conhecimento das diversas funções do Engº Electrotécnico
-Conhecimento dos primeiros conceitos da electrotecnia
-Utilizar alguns equipamentos para a medição e registo de grandezas eléctricas
Esta unidade curricular tem como objetivo genérico proporcionar formação básica transversal às diversas especialidades em EEC na área do eletromagnetismo e dos circuitos elétricos de corrente alternada. Também fornece aos estudantes competências suficientes para conseguirem formular metodologias de análise de circuitos em corrente alternada, resolver as equações de funcionamento nos domínios do tempo e da frequência, determinando as respetivas tensões e correntes elétricas e a análise de sistemas trifásicos. O ensino teórico-prático é complementado com a realização de trabalhos laboratoriais.
O objectivo desta UC é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos da álgebra linear e competências para lidar com os mecanismos do cálculo diferencial em campos escalares e vectoriais, ferramentas matemáticas de grande importância na formação profissional de um técnico superior ou engenheiro.
- Aplicar os conceitos de variável aleatória e sua distribuição
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias discretas
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias contínuas
- Compreender o conceito de amostra aleatória e resolver problemas envolvendo distribuições amostrais
- Saber caracterizar e aplicar estimadores
- Construir e interpretar intervalos de confiança a partir da estatística de teste
- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses adequado às situações concretas
- Relacionar os testes de hipóteses com os intervalos de confiança
- Ser capaz de construir e analisar um modelo de regressão linear simplesCompreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica.
Ao nível teórico, esta disciplina pretende dotar os alunos com conhecimentos de máquinas de estados assíncronas em modo fundamental, controlo microprogramado de sistemas digitais, memórias e lógica programável. Ao nível prático, pretende-se que os alunos desenvolvam projectos de controlo de sistemas digitais com especial ênfase na utilização de máquinas de estados e no controlo microprogramado com implementação sobre lógica programada. Esta disciplina visa, ainda, o aprofundamento da experiência dos alunos no desenvolvimento autónomo de projectos.
Esta Unidade Curricular tem como objectivo fundamental a aquisição de competências ao nível da análise de circuitos e sistemas de telecomunicações, do conhecimento e explicação da teoria associada aos campos eléctrico e magnético, do projecto, implementação e manutenção de sistemas de comunicação envolvendo diferentes meios de transmissão e da explicação dos princípios de operação de circuitos presentes em sistemas de telecomunicações.
Esta Unidade Curricular tem como objectivo a aquisição de competências ao nível da análise, projecto e implementação de sistemas de comunicação digitais, quer ao nível da comunicação em banda de base, quer no que respeita à utilização de diferentes técnicas de modulação e algoritmos de detecção e correcção de erros.
Esta Unidade Curricular pretende ainda contribuir para a aquisição de conhecimentos fundamentais de redes de comunicação móveis e sem fios.
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de conhecimentos introdutórios em áreas que possibilitem a análise de sinais e sistemas elétricos. Os conhecimentos de eletromagnetismo e os apresentados anteriormente, quer de eletroestática quer de análise de circuitos, permitirá ao estudante analisar fenómenos transitórios em circuitos elétricos. Pretende-se introduzir a aplicação de ferramentas matemáticas na análise dos fenómenos referidos. Os estudantes são também iniciados no uso de ferramentas matemáticas para a análise de circuitos elétricos em regimes periódicos não sinusoidais. Será feito uso do software Matlab na simulação do comportamento de circuitos em regimes transitórios.
Dotar os licenciados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores de conhecimentos no domínio da Utilização Racional da Energia Elétrica (UREE), motivado pelas crescentes solicitações sociais e empresariais.
Dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre as instalações elétricas de baixa tensão do Tipo C
Dotar os estudantes de conhecimento das características e princípios de funcionamento da aparelhagem elétrica de baixa tensão.
Dotar os estudantes de agilidade na interpretação e reprodução de esquemas elétricos de instalações elétricas de baixa tensão, nomeadamente de instalação elétricas em parqueamentos, comércios e habitações.
Dotar os estudantes de conhecimentos básicos de regras e regulamentos e normas das instalações elétricas em vigor.
Dotar os estudantes da capacidade de dimensionamento de instalações elétricas de um edifício de habitação com comércios e parqueamentos.Nesta UC pretende-se a aquisição de conceitos associados às redes elétricas de distribuição, a caraterização e planificação de uma rede elétrica inteligente, discutir as tecnologias utilizadas nas redes elétricas inteligentes, identificar as funções e requisitos associados às redes elétricas inteligentes, identificar as novas oportunidades de negócios criadas com base nas características e recursos tecnológicos inerentes às redes elétricas inteligentes e discutir os aspetos normativos.
Os objetivos da UC consistem em:
• Analisar as redes atuais de distribuição de eletricidade e tecnologias associadas.
• Apresentar os conceitos fundamentais associados às redes inteligentes.
• Conhecer a geração de energia renovável, as tecnologias de armazenamento de energia de integração à rede e desenvolvimentos futuros. Identificar os desafios da integração de energia renovável nas redes de energia elétrica.
• Identificar os conceitos avançados de gestão e controlo de redes inteligentes. • Identificar os requisitos de gestão de dados e de tecnologias de informação e comunicação para as redes inteligentes e estudar o seu impacto nas redes de distribuição elétrica.
• Conhecer regulamentação e normas relacionados com o desenvolvimento de redes inteligentes, identificar os principais intervenientes e o potencial impacto.
Para além disso pretende-se também desenvolver competências gerais, como: • Capacidade de análise e de síntese
• Capacidade de comunicação oral e escrita
• Capacidade de juízo crítico
• Capacidade de apreciar diferentes perspetivas
• Capacidade de trabalho em equipa.
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a infraestrutura, modos e standards associados ao carregamento de veículos elétricos.
Discutir as tecnologias utilizadas nas infraestruturas para a mobilidade elétrica, identificar as funções e requisitos associados a estas infraestruturas, identificar as novas oportunidades de negócios criadas com base nas características e recursos tecnológicos inerentes às infraestruturas para a mobilidade elétrica e discutir os aspetos normativos.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Pretende-se que os estudantes, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos noutras UC, desenvolvam competências úteis no domínio do projeto de acionamentos elétricos, nomeadamente para compreender, analisar e especificar/dimensionar sistemas de acionamento elétricos, envolvendo soluções correntes no domínio industrial. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC será dada especial atenção ao dimensionamento do acionamento, havendo o estímulo à utilização de programas de simulação numérica e à prática laboratorial com sistemas de acionamento industriais. Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.