Código Oficial: | 9123 |
Sigla: | EM |
- Saber ler e interpretar desenhos técnicos, incluindo desenhos esquemáticos;
- Capacidade para executar desenhos técnicos pelo método das projeções ortogonais, perspetivas rápidas e desenhos esquemáticos;
- Conhecer as principais normas de desenho técnico;
- Saber utilizar sistemas de desenho assistido por computador 2D;
- Saber modelar peças isoladas usando software paramétrico 3D e geração de desenhos técnicos 2D;
- Desenvolver competências para evolução futura em sistemas de desenho assistido por computador.
Compreensão de conceitos e princípios básicos do funcionamento do computador.
Desenvolvimento de capacidade de raciocínio lógico e formal que permita analisar problemas complexos.
Compreensão de fundamentos conceptuais relacionadas com a programação de computadores:
- Compreensão dos princípios gerais de engenharia de software;
- Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo;
- Capacidade de codificar (implementar) os algoritmos em linguagens de programação.Promover o conhecimento dos diversos tipos de materiais utilizados em engenharia mecânica: metais, polímeros, cerâmicos e compósitos e a relação entre as suas propriedades, estrutura, processamento e desempenho em serviço. Reconhecer a necessidade de realizar projeto mecânico com novos materiais.
Compreender os conhecimentos de desenho aplicado ao projeto mecânico. Aplicar e analisar tolerâncias dimensionais e geométricas, ajustamentos, acabamentos de superfície. Analisar e representar componentes e conjuntos mecânicos. Criar projetos de componentes mecânicos, utilizando ferramentas avançadas de CAD.
O objetivo desta UC é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos da álgebra linear e competências para lidar com os mecanismos do cálculo diferencial em campos escalares e vetoriais, ferramentas matemáticas de grande importância na formação profissional de um técnico superior ou engenheiro.
Habilitar os estudantes a compreender e a aplicar as leis fundamentais da mecânica newtoniana, nomeadamente: aplicar as leis de Newton; aplicar uma metodologia específica para a resolução de problemas; realizar experiências e analisar os resultados obtidos; identificar os desvios aos resultados esperados com sentido crítico. |
Na Unidade Curricular “Gestão de Operações” pretende-se caraterizar o ambiente em que atualmente as empresas se enquadram, apresentar as tendências atuais na utilização das tecnologias, nas formas de organização e de abordagem aos sistemas produtivos.
- Aplicar os conceitos de variável aleatória e sua distribuição
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias discretas
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias contínuas
- Compreender o conceito de amostra aleatória e resolver problemas envolvendo distribuições amostrais
- Saber caracterizar e aplicar estimadores
- Construir e interpretar intervalos de confiança a partir da estatística de teste
- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses adequado às situações concretas
- Relacionar os testes de hipóteses com os intervalos de confiança
- Ser capaz de construir e analisar um modelo de regressão linear simples
Compreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica.
Completando com sucesso o programa da unidade curricular, os estudantes estarão aptos a compreender o papel dos sensores e atuadores na automatização de processos assim como os fundamentos que estão na base de funcionamento destes dispositivos.
Possibilitar aos alunos uma experiência em contexto real de trabalho onde possam integrar conhecimentos de várias áreas do curso, apelar a conceitos racionais e de intuição, criar um espírito crítico e desenvolver a autonomia de trabalho.
Desenvolver trabalho de forma autónoma na resolução de problemas reais, desenvolvendo novas competências e integrando e consolidando conhecimentos de várias UC.
Esta unidade curricular destina-se a abordar temas relacionados com dimensionamento e conceção de componentes, equipamentos ou instalações.
Fornecer os conceitos básicos e fomentar o gosto pelo estudo da Climatização e Refrigeração.
Dotar os alunos de conhecimentos básicos de psicrometria e saber aplicar esses conhecimentos às situações mais comuns de climatização.
Dotar o aluno dos conceitos teóricos e práticos necessários ao estudo dos vários tipos de máquinas frigoríficas, assim como realizar o seu dimensionamento.Dotar estudantes de competências matemáticas, científicas e de engenharia para a identificação, formulação e resolução de problemas de dimensionamento de redes de fluidos
Dotar estudantes de competências matemáticas, científicas e de engenharia para a identificação, formulação e resolução de problemas de dimensionamento de bombas e ventiladores
Dotar os alunos de conhecimentos de sobre a importância do sector de edifícios no consumo energético as respetivas legislação nacionais e comunitárias;
Conhecimentos sobre climatização passiva. Dotar os estudantes de conhecimentos sobre simulação energética de edifícios utilizando programas de simulação, compreendendo as bases dos seus algoritmos de cálculo e aprender a utilizá-los para diferentes objetivos, nomeadamente para cálculo de cargas térmicas no dimensionamento de sistemas de climatização, para cálculo de consumos energéticos e estudos de medidas de eficiência energética e para certificação energética de edifícios. Conhecimentos da regulamentação energética de edifícios, Sistema Certificação Energética de Edifícios, aplicação do Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. Conhecimentos sobre medidas passivas e ativas para aumento da eficiência energética dos edifícios.
Compreender, interpretar e explicar a influência das diferentes soluções construtivas usadas nos subsistemas de direção, suspensão, travagem e transmissão no comportamento dinâmico do automóvel.
Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes adquiram os fundamentos em oito áreas principais, respectivamente:
i) segurança, higiene e saúde no trabalho;
ii) metrologia dimensional;
iii) processos de corte por arranque de apara;
iv) processos de corte por arrombamento;
v) processos de corte por ação abrasiva;
vi) processos de enformação plástica;
vii) processos de corte por eletroerosão;
viii) comando numérico computorizado (CNC).
Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes adquiram os fundamentos em oito áreas principais, respectivamente:
i) segurança, higiene e saúde no trabalho;
ii) metrologia dimensional;
iii) processos de corte por arranque de apara;
iv) processos de corte por arrombamento;
v) processos de corte por ação abrasiva;
vi) processos de enformação plástica;
vii) processos de corte por eletroerosão;
viii) comando numérico computorizado (CNC).
Conhecer os materiais metálicos e suas propriedades, com relevância para ligas ferrosas, ligas leves e ligas de níquel. Selecionar tratamentos térmicos e/ou de superfície adequados às propriedades mecânicas, térmicas ou tribológicas requisitadas.
Conhecer os materiais poliméricos e suas propriedades, técnicas de produção e de transformação, reconhecendo o efeito de aditivos de processamento sobre as propriedades obtidas.
Conhecer os materiais compósitos, com relevância para compósitos de matriz polimérica reforçada com fibras. Selecionar as fibras disponíveis para reforço e as principais técnicas de processamento; identificar defeitos de fabrico associados e respetivas causas. Conhecer aprofundadamente as suas propriedades mecânicas.
Conhecer compósitos avançados, com relevância para compósitos laminados e compósitos sanduiche. Analisar mapas de propriedades de materiais e utilizá-los para selecionar iterativamente materiais adequados a uma aplicação específica.
A unidade curricular (UC) de "Produção Aeronáutica" está focada ao nível dos processos específicos de produção de componentes para a indústria aeronáutica. Pretende-se com esta UC que os alunos complementem os conhecimentos adquiridos nas UC's de tecnologia mecânica existentes nos semestres anteriores do programa curricular.