Código Oficial: | 9568 |
Sigla: | MEB |
Espera-se que os estudantes adquiram conhecimentos de áreas importantes da física e das aplicações a domínios da biologia e da medicina.
|
O estudante deve:
- ter uma visão dos meios disponíveis para o desenvolvimento de aplicações que usam a Internet como elemento integrador, principalmente dos protocolos, linguagens e ferramentas associadas ao fundamento da programação na web.
- ser capaz de usar a arquitetura REST e desenvolver web services para a criação de uma camada de dados aplicacional.
- conhecer os princípios de interação: usabilidade, acessibilidade e experiência de utilização, além de uma metodologia de cocriação e métodos de prototipagem e teste.
- desenvolver competências na área do desenho de aplicações Web ou Mobile que usam a Internet para comunicação e sincronização de dados.
- entender como trabalhar em equipas multi-disciplinares.
Estudar os sistemas comerciais baseados em módulos ou placas, vocacionado para a aquisição, transmissão e visualização de sinais médicos.
Analisar diversas técnicas avançadas do processamento digital de sinais, com vista à caracterização temporal e espectral de biossinais.
Estudar os princípios de funcionamento dos principais equipamentos utilizados em Electromedicina.
Abordar de forma sistemática, os procedimentos associados à manutenção preventiva/corretiva em alguns equipamentos médicos de médio porte, as avarias mais recorrentes e aspetos relacionados com a segurança de equipamentos e pessoas.
Os principais objetivos são:
1- Entender os conceitos técnicos da medição e instrumentação;
2- Desenvolver a capacidade de identificar e caracterizar as famílias de instrumentos biomédicos;
3- Desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas de medição e de segurança técnica dos dispositivos biomédicos;
4- Aplicar e integrar conhecimentos multidisciplinares da engenharia e das ciências biomédicas para conceção e implementação de dispositivos biomédicos;
5- Utilizar corretamente instrumentos eletrónicos e virtuais em aquisição e medições de sinais e grandezas biomédicas;
6- Desenvolver a capacidade de identificação e avaliar as eventuais fontes de erro que afetem a qualidade das medições biomédicas:
7- Desenvolver a capacidade de demonstração dos princípios de funcionamento de vários dispositivos biomédicos, interpretar os resultados dos testes e recomendar a adequação de uma metodologia de medição ou instrumento biomédico num contexto multidisciplinar.
Dominar conceitos fundamentais da Qualidade e Risco aplicados à saúde e aos dispositivos médicos em particular.
Desenvolver competências para elaborar planos, procedimentos e gestão da informação documentada referente aos sistemas de gestão.
Saber aplicar ferramentas de controlo da qualidade em saúde.
Dominar conceitos e técnicas para auditar organizações de saúde com base nos referenciais estudados.
Dominar a pesquisa da conformidade legal aplicada a dispositivos médicos específicos.
Adquirir competências de metrologia na saúde.
Compreender as metodologias utilizadas nos processos de certificação e acreditação de Instituições de saúde, Laboratórios e dispositivos médicos.