Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > Oferta Formação > Mestrado > MCRE > Informação para Candidatos

Candidatos

Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado

Dados Gerais

Código Oficial: M704
Sigla: MCRE

Diplomas

  • Especialização em Conservação e Reabilitação do Edificado (60 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado (90 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Avaliação da Segurança Estrutural do Edificado

MCRE137 - ECTS Pretende-se iniciar os estudantes nas bases da análise estrutural do edificado, com identificação das ações existentes e definição das combinações de ações a
considerar no dimensionamento. Adicionalmente é feita uma introdução à dinâmica de estruturas e engenharia sísmica, de modo a conduzir a uma estimativa da ação sísmica a considerar na edificação. Pretende-se que, na análise de uma estrutura existente, os estudantes consigam definir metodologias e modelos de cálculo a utilizar na verificação da segurança da mesma.

Ciência, Tecnologia e Degradação dos Materiais

MCRE135 - ECTS Fornecer conhecimentos técnico-científicos no domínio dos materiais de construção, designadamente pedra natural, cimento e adições, argamassas, betão, cerâmicos, madeiras, metais, polímeros, materiais compósitos e novos materiais de construção, através da análise de matérias-primas, técnicas de processamento, propriedades e sua avaliação, mecanismos de deterioração, aplicações e normalização em vigor. Especial atenção será dada aos materiais utilizados nas operações de conservação e reabilitação e compatibilidade entre materiais. Dotar os alunos de conhecimentos e competências relacionadas com a atividade experimental/laboratorial.

Conservação e Reabilitação I

MCRE043 - ECTS Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos no domínio da conservação e reabilitação de edifícios antigos (ou seja, anteriores ao advento do betão armado), que lhes permitam ser capazes de: identificar e descrever os materiais e processos construtivos das construções antigas, identificar as anomalias e enumerar as causas prováveis da degradação, descrever os diferentes mecanismos de deterioração, definir a metodologia de inspeção, ensaios e avaliação de uma estrutura antiga, estabelecer os objetivos de uma intervenção de reabilitação, selecionar as técnicas de reabilitação apropriadas e definir as propriedades dos produtos e sistemas a aplicar, tendo por base as exigências relativas à reabilitação habitacional, os princípios orientadores da reabilitação de construções antigas e as Cartas e Convenções Internacionais sobre Património.

Construção Sustentável e Inovação Tecnológica

MCRE002 - ECTS

Discutir o impacte ambiental da construção, principalmente do setor dos edifícios, enumerando os principais fatores nefastos sobre o ambiente e as medidas da construção sustentável com especial ênfase para os sistemas construtivos não convencionais e para materiais, processos e sistemas inovadores.

O estudante deverá ficar habilitado a:

- Implementar práticas de inovação tecnológica em exemplos reais;

- Implementar práticas de sustentabilidade na conceção, execução, manutenção e demolição de construções.

Como competências específicas considera-se:

- Transmitir informação, oral e escrita, de forma objetiva a interlocutores na área da engenharia, equacionando ideias e problemas;

- Garantir a qualidade dos projetos em que se envolve, consciente dos impactos associados: tecnológicos, económicos, sociais e ambientais;

- Formular soluções alternativas e/ou inovadoras;

- Elaborar propostas coerentes e consistentes.

Técnicas de Levantamento do Património

MCRE136 - ECTS O estudante deve tomar conhecimentos de diferentes técnicas de levantamento de património edificado, nomeadamente ser capaz de utilizar equipamento topográfico quer para efetuar levantamentos arquitetónicos quer para apoio a monitorização topográfica, técnicas de fotogrametria nomeadamente de sistemas de aeronave pilotada remotamente (RPAS, Remotely Piloted Aircraft System), e ainda ser conhecedor de outras técnicas como a tecnologia 3D de varrimento a laser.
Pretende-se ainda que o estudante obtenha conhecimentos da aplicação da metodologia BIM (Building Information Modeling) para projetos de Conservação e Reabilitação do Património Edificado

Conservação e Manutenção Preventiva

MCRE133 - ECTS Noção de vida útil de diferentes partes e equipamentos constituintes de um edifício. Enquadramento legislativo. Métodos de avaliação de desempenho de componentes estruturais e não-estruturais dos edifícios: Observação e Análise. Manutenção esporádica e manutenção estratégica. Planeamento, cronogramas previsionais e custos da manutenção. Manuais e planos de inspeção e manutenção em edifícios. Revisão de projeto na vertente de Durabilidade/Manutenção. Casos práticos.

Conservação e Reabilitação II

MCRE046 - ECTS

No âmbito de estruturas de betão armado e em estruturas metálicas, conhecer de forma aprofundada propriedades dos materiais e respetivos mecanismos de degradação face a ações externas e internas aos materiais envolvidos. 

Políticas e Incentivos à Reabilitação e Regeneração Urbana

MCRE138 - ECTS A unidade curricular de Políticas e Incentivos à Reabilitação e Regeneração Urbana tem como objetivo, o estudo de intervenções urbanas com vista à melhoria da qualidade de vida da população numa determinada território. Estimulando o pensamento crítico sobre o espaço urbano existente, pretende-se dar ao estudante o conhecimento sobre as potencialidades dos atuais instrumentos de planeamento e reabilitação. Introduzindo-os na atividade analítica e projetual no âmbito da reabilitação e da regeneração urbana.

O estudo visa dotar os alunos com princípios científicos e teorias que ajudem na promoção de intervenções integradas de reabilitação e de regeneração de áreas urbanas, contemplando o edificado e o espaço público, com vista à requalificação e revitalização do tecido urbano, conferindo padrões de qualidade aos “sítios” adaptando-os às necessidades contemporâneas da sociedade.

Reabilitação Térmica e Acústica de Edifícios

MCRE005 - ECTS Esta unidade curricular visa introduzir os alunos na atividade de projeto das especialidades de térmica e de acústica, de edifícios novos e de edifícios existentes alvo de reabilitação. Pretende-se ainda introduzir princípios da ventilação natural e elaborar projetos de ventilação natural em edifícios de habitação. Constitui uma introdução à prática profissional nestes domínios, habilitando os alunos de capacidade para analisar e conceber soluções adequadas a cada tipo de intervenção, nova ou de reabilitação.

Técnicas de Reparação de Estruturas Antigas

MCRE139 - ECTS Apreender técnicas de reparação de estruturas antigas, com uma introdução a técnicas de reforço de estruturas antigas de alvenaria e madeira. Introdução a métodos simplificados de análise da capacidade estrutural de estruturas e avaliação da necessidade de reabilitação estrutural. Adquirir conhecimentos relativos às técnicas de reabilitação e de reforço.

Estágio/Projeto/Dissertação

MCRE134 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-04-30 às 16:19:37