Código Oficial: | L124 |
Sigla: | LTAM |
- Compreender os principais conceitos associados à ecologia dos ecossistemas marinhos e estuarinos;
- Adquirir conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas marinhos e estuarinos, incluindo os processos biológicos e as interações com o ambiente físico e químico;
- Conhecer sobre as origens evolutivas e biologia dos principais grupos de organismos marinhos e integrar este conhecimento na abordagem de questões funcionais de adaptação dos organismos;
- Identificar as características morfológicas dos principais grupos taxonómicos aquáticos, relações evolutivas e adaptações ao meio marinho;
- Conhecer os principais sistemas de classificação taxonómica
- Desenvolver a capacidade de desenhar um trabalho científico, interpretar resultados de observação de campo e laboratorial e elaborar um relatório.Aquisição de conhecimentos fundamentais em Termodinâmica: - Terminologia na área da Termodinâmica
- Propriedades de Substâncias Puras, Simples e Compressíveis
- Misturas de ar, água e vapor
- Primeira Lei da Termodinâmica Aplicada a Sistemas Fechados e a Sistemas Abertos.
Conhecer os principais conceitos da estática, cinemática e dinâmica dos fluidos.
O objetivo desta UC é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos da álgebra linear e competências para lidar com os mecanismos do cálculo diferencial em campos escalares e vetoriais, ferramentas matemáticas de grande importância na formação profissional de um técnico superior ou engenheiro.
Os objetivos da unidade curricular (UC) são:
- Conhecer os conceitos fundamentais da microbiologia geral, e as técnicas de cultivo e identificação em microbiologia.
- Conhecer as características das diferentes classes microbianas e agentes infeciosos. Compreender as interações entre os microrganismos, os seres vivos e o meio ambiente. Compreender o papel importante dos microrganismos no equilíbrio dos ecossistemas. Reconhecer a importância da ecologia microbiana na microbiologia ambiental.
- Conhecer as principais técnicas de inoculação, crescimento e preservação de microrganismos em laboratório. Conhecer os diferentes métodos de controlo de crescimento.
- Reconhecer os microrganismos como agentes nos processos de tratamento de águas, resíduos e biorremediação.
- Conhecer os principais microrganismos patogénicos presentes na água, ar e fertilizantes orgânicos.
- Reconhecer alguns microrganismos como indicadores da qualidade microbiológica das águas, do ar interior, e dos fertilizantes orgânicos.
- Conhecer, compreender e pesquisar na legislação atual os métodos analíticos de referência para avaliar a qualidade do ar interior, da água e dos fertilizantes.
- Utilizar os métodos analíticos de referência para determinar os parâmetros microbiológicos de modo a avaliar a conformidade legal da qualidade do ar interior, da água e dos fertilizantes orgânicos.
- Conhecer e utilizar as práticas de biossegurança em laboratórios de análises microbiológicas.
Dar ao aluno uma visão ampla da Poluição Marinha no âmbito da sua formação científica de base.
Adquirir conhecimentos, aptidões e competências que permitam compreender como os parâmetros climáticos e os factores que os explicam, na sua dinâmica, interferem com as acções do Homem e vice-versa, nomeadamente nas repostas bióticas terrestres e marítimas.
Adquirir conhecimento sobre a acção antropogénica na alteração do clima, desde a era pré-industrial, analisando as tendências observadas de variáveis climáticas até à actualidade, bem como sobre as projecções futuras.
Analisar os diferentes impactos, adaptações e mitigação das alterações climáticas na sociedade - integração dos fenómenos de deposição ácida, efeito de estufa, depleção da camada de ozono, e ilha de calor urbana com a atmosfera e o sistema climático.
1.Objetivos gerais:
Ministrar conhecimentos fundamentais no domínio das análises físico-químicas de amostras ambientais,
levando à compreensão da relevância (ambiental, sanitária e de saúde pública) dos principais parâmetros
presentes na legislação.
Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos sobre análises ambientais, necessários ao:
-diagnóstico e monitorização qualidade do ambiente
-estudo de riscos e impactes ambientais
-operação e controlo dos sistemas de tratamento.
Domínio dos conhecimentos fundamentais aplicáveis à prevenção da produção e à gestão resíduos sólidos (recolha, tratamento, valorização, eliminação);
Conhecer e aplicar métodos e tecnologias para a gestão de resíduos no ciclo de vida dos produtos.
Integrar conceitos fundamentais da qualidade, ambiente e segurança.
Desenvolver e implementar os requisitos necessários aos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança. Elaborar planos, procedimentos e documentação referente aos sistemas.
Desenvolver e implementar sistemas de gestão da qualidade.
Integrar os sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho e do ambiente com os sistemas de gestão da qualidade. Realizar auditorias da qualidade ambiente e segurança.
Assumir a melhoria contínua como elemento de desenvolvimento organizacional. Criar um clima favorável à interiorização da melhoria nas organizações.
Compreender as metodologias utilizadas nos processos de certificação.
Objetivos:
- Conceber, elaborar e acompanhar a implementação de projetos envolvendo uma ou mais áreas específicas do Ambiente e do Mar;
- Proporcionar aos estudantes, a análise de problemas de tecnologia, idênticos aos que depararão na atividade profissional, assim como desenvolver a capacidade de resolver problemas e propor soluções para a sua resolução;
- Estimular a capacidade de análise e síntese, permitindo integrar os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos nas várias áreas desenvolvidas no curso;
- Desenvolver o sentido crítico.
- Conhecer diferentes estratégias das organizações, para o ambiente.
- Saber aplicar metodologias e ferramentas de gestão ambiental nas organizações
- Saber os fundamentos e principais linhas de aplicação das ferramentas de apoio à gestão ambiental de produtos
- Conhecer e compreender os conceitos associados à gestão de risco
- Saber identificar e caracterizar os riscos naturais e tecnológicos com efeitos no ambiente ao nível local, regional ou global
- Conhecer os métodos e as ferramentas para a avaliação e a gestão do risco
- Planear a melhoria contínua: auditorias, formação, ações de melhoria
- Saber integrar a gestão ambiental e do risco na estratégia de sustentabilidade das organizações
Proporcionar aos estudantes um envolvimento ativo em atividades de investigação e desenvolvimento, em projetos com empresas, com instituições sociais e outras, para além de fomentar a sua participação em eventos e formações no âmbito do curso e atividades extracurriculares para o enriquecimento do seu CV.
A sua participação nos projetos referidos, vai fomentar a ligação entre a instituição e a sociedade e a articulação de conhecimentos entre ambos.
Esta unidade curricular pretende focar a sua atividade em projetos de parceria com organizações sejam elas empresas, sociedades, associações que evidenciem o interesse por um produto real; ou centros de investigação que estejam a desenvolver projetos de investigação.