Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > Oferta Formação > CIVN > Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Licenciatura em Engenharia Civil (regime noturno)

Dados Gerais

Código Oficial: 9090
Sigla: CIVN

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia Civil (regime noturno) (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Álgebra Linear

CVN001 - ECTS Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações bem como os conceitos de espaços lineares e transformações lineares.

Análise Matemática I

CVN002 - ECTS O objectivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado no secundário, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo.

Mecânica

CVN034 - ECTS Pretende-se que após a frequência desta unidade curricular os estudantes estejam capacitados a resolver problemas envolvendo o equilíbrio de partículas e corpos rígidos, com e sem atrito; a determinar a posição do centro de massa e o momento de inércia de corpos compostos; a resolver problemas de estabilidade e equilíbrio através de conceitos energéticos.

Química

CVN035 - ECTS
  • Rever e aprofundar os conhecimentos fundamentais da química adquiridos no ensino secundário, nomeadamente no que diz respeito às estrutura atómica e ligações intra e intermoleculares.
  • Entender os princípios básicos da termodinâmica.
  • Compreender as diferenças e relações entre ácidos e bases.
  • Compreender a importância dos fenómenos da corrosão e a sua influência na engenharia civil.
  • Compreender algumas propriedades dos materiais, relacionando-os com a sua natureza química

Análise de Estruturas Isostáticas

CVN007 - ECTS O estudante deverá adquirir competências que o capacitem para a resolução de problemas envolvendo o equilíbrio de estruturas isostáticas, no plano e no espaço, sendo capaz de proceder à análise da sua estatia, determinar reações de apoio e traçar diagramas de esforços. O estudante deverá ser capaz de aplicar o Princípio dos Trabalhos Virtuais a estruturas isostáticas bem como proceder ao traçado de linhas de influência.

Análise Matemática II

CVN008 - ECTS O objetivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado em Análise Matemática I aplicando-o, neste caso, a funções de mais de uma variável, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de mais de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo. Deverão ainda estar aptos a resolver algumas equações diferenciais que surgem em diversas aplicações à engenharia.

Desenho Técnico

CVN003 - ECTS Com a unidade curricular de Desenho Técnico, o aluno deverá adquirir uma formação básica no campo do Desenho Técnico e desenvolver uma flexibilidade na compreensão e execução de peças desenhadas que serão vitais para o seu percurso futuro. Nesta unidade curricular, o aluno ficará ainda habilitado a usar ferramentas de desenho assistido por computador

Probabilidades e Estatística

CVN011 - ECTS O aluno dever ser capaz de aplicar as medidas descritivas apropriadas aos dados em estudo; proceder a uma amostragem correcta e identificar as restrições e os limites da representatividade de uma amostra; fazer uma análise descritiva univariada e bivariada; identificar distribuições de probabilidades e saber calcular probabilidades mediante a distribuição em causa; diferenciar e saber utilizar a estimação pontual e a estimação por intervalos de confiança; saber formular hipóteses de investigação e proceder à sua análise a partir de testes de hipóteses.

Geologia de Engenharia

CVN010 - ECTS

Evidenciar as implicações da Geologia nas obras de engenharia.

Mostrar a importância da observação natural, própria da ciência que é a Geologia.

Fornecer os termos que permitem um entendimento entre o Engenheiro Civil e o Geólogo.

Ministrar as bases que permitirão uma primeira análise da informação geológica na perspectiva da Engenharia civil.

Identificar macroscopicamente os principais tipos de rochas.

Interpretar cartas geológicas.

Conhecer, em traços gerais, a constituição geológica do território português.

Distinguir os principais métodos de prospeção geotécnica.

Conhecer os processos de alteração das rochas e formação de solos.

Hidráulica Geral

CVN013 - ECTS
O estudante deverá adquirir conhecimentos acerca dos conceitos e princípios fundamentais da Hidráulica com interesse para a Engenharia Civil. Pretende-se que o estudante adquira uma formação básica para a resolução de problemas hidráulicos correntes, nomeadamente no que respeita à hidrostática, hidrocinemática, hidrodinâmica, leis de resistência aos escoamentos, escoamentos sob pressão e escoamentos com superfície livre. Tratando-se de uma ciência de base para um engenheiro civil, os estudantes devem assegurar o seu domínio individual nas matérias ministradas.

Materiais de Construção

CVN037 - ECTS Os alunos deverão adquirir conhecimentos básicos sobre os principais materiais utilizados na construção civil, nomeadamente, sobre as suas matérias-primas e processamento, características e propriedades, tendo em vista a compreensão das aplicações e desempenhos de cada um. Deverão ainda conhecer os principais documentos normativos aplicáveis de forma a conseguir selecionar e especificar materiais para aplicações práticas.

Resistência de Materiais I

CVN017 - ECTS Pretende-se que os alunos adquiram competências e conhecimentos básicos no domínio da Resistência de Materiais: (i) conhecer a definição e o significado físico das componentes dos tensores das tensões e das deformações infinitesimais, bem como as suas relações no domínio da elasticidade linear; (ii) conhecer o significado físico das constantes elásticas; (iii) obter estados de deformação e tensão a partir de resultados obtidos com rosetas de extensómetros; (iv) determinar tensões, deformações e deslocamentos em estruturas constituídas por peças lineares prismáticas (homogéneas ou heterogéneas) sujeitas a esforço axial e/ou momento torsor (torção uniforme). Em particular, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de adaptação a situações novas e de analisar convenientemente os resultados obtidos.

Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica

CVN036 - ECTS O estudante deve ser capaz de ler, interpretar e fazer medições sobre plantas topográficas, nomeadamente, interpretar as formas de relevo, interpolar cotas, determinar declives, traçar perfis, calcular áreas e volumes. O estudante deve ter noções da Geodesia e de Cartografia: coordenadas naturais e geodésicas, métodos de transformação de coordenadas, infraestruturas cartográficas nacionais, sistemas de projeção cartográfica nacionais. O estudante deve conhecer e saber utilizar o principal equipamento topográfico (nível ótico, teodolito, equipamento GNSS), e conhecer os principais métodos de posicionamento topográfico (de nivelamento e transporte de coordenadas) e deve saber elaborar um pequeno levantamento. O estudante deve conhecer algumas noções de Fotogrametria e Deteção Remota, em especial do sistema de aeronave pilotada remotamente (RPAS). O estudante deve ter conhecimentos de Sistemas de informação Geográfica, nomeadamente deve saber manipular dados vetoriais e matriciais.

Hidráulica Urbana

CVN038 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos relativos ao ciclo urbano da água e suas infraestruturas, nos aspetos quantitativos e qualitativos, incluindo noções básicas de qualidade da água e de tratamento. Pretende-se que os estudantes encarem a UC como uma aprendizagem contínua na área da Hidráulica e que consigam compreender os procedimentos a implementar. Os estudantes ficarão aptos a efetuar projeto de dimensionamento de redes públicas e a compreender a sua interferência com o ciclo natural da água. Devem desenvolver as suas competências de organização do trabalho e integração em equipas de projeto. O planeamento do trabalho assume particular relevância, sendo essencial para o cumprimento das metas inicialmente propostas. Os estudantes devem estar aptos a proceder a pesquisa nesta área de conhecimento e a interpretar e contextualizar a informação recolhida. Devem assegurar o seu domínio individual das matérias ministradas.

Programação e Computação Numérica

CVN039 - ECTS

Pretende-se que o estudante adquira competências no domínio da programação e do cálculo numérico. No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

  • Compreender os princípios básicos de programação, que permitam ao estudante adaptar-se a novas linguagens de programação

  • Desenvolver raciocínio lógico

  • Compreender e aplicar métodos numéricos para resolver problemas matemáticos: equações não lineares, aproximação de funções por polinómios, integração

    numérica e equações diferenciais ordinárias.

  • Implementar algoritmos obtidos a partir dos métodos numéricos abordados e aplicá-los a problemas da Engenharia Civil.

  • Reconhecer vantagens, desvantagens e limitações de cada método.

  • Desenvolver capacidade de trabalho em equipa.

Resistência de Materiais II

CVN022 - ECTS Pretende-se que os alunos adquiram competências e conhecimentos básicos no domínio da Resistência de Materiais: (i) determinar tensões, deformações e deslocamentos em peças lineares prismáticas sujeitas a flexão desviada composta e esforço transverso;(ii) determinar o núcleo central e o centro de corte de secções transversais; (iii) aplicar critérios de cedência em problemas com esforços compostos;(iv) cálculo de cargas críticas de bifurcação de barras isoladas ou integradas em estruturas simples; (v) determinar esforços axiais resistentes de colunas de acordo com o Eurocódigo 3.

Betão Estrutural

CVN023 - ECTS Pretende-se que os estudantes fiquem habilitados para o dimensionamento de elementos de estruturas de betão armado, em particular de vigas, pilares e lajes. Para o efeito, deverão compreender os conceitos relacionados com
a filosofia de segurança, aplicados aos materiais e às ações, indispensáveis ao dimensionamento de qualquer estrutura.

Mecânica dos Solos

CVN015 - ECTS Na unidade curricular de Mecânica dos Solos o estudante deverá ficar habilitado a:
i) conhecer as propriedades básicas dos solos e as principais classificações aplicáveis;
ii) identificar os mecanismos envolvidos na compactação de solos;
iii) compreender os efeitos da água e do seu movimento no interior dos solos;
iv) compreender e aplicar a noção de tensão efetiva e de tensão total nos solos;
v) analisar o comportamento dos solos no que respeita à sua deformabilidade e resistência.

Modelação e Análise de Estruturas

CVN024 - ECTS Pretende-se que os alunos adquiram competências e conhecimentos básicos nos domínios da Análise e Modelação de Estruturas (no contexto elástico linear), nomeadamente: efetuar simplificações de simetria e anti-simetria em estruturas reticuladas planas e lajes; obter soluções estaticamente admissíveis e cinematicamente admissíveis em lajes finas; resolver estruturas reticuladas planas utilizando o método das forças e o método dos deslocamentos (através de cálculo matricial), para a ação de cargas aplicadas, variações de temperatura e assentamentos de apoio; utilizar programas de cálculo automático para resolver estruturas reticuladas planas e modelar painéis de laje com elementos de grelha. Em particular, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de adaptação a situações novas e de analisar convenientemente os resultados obtidos.

Processos de Construção I

CVN016 - ECTS A unidade curricular destina-se a proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre processos construtivos e soluções estruturais correntes em edifícios.

Estruturas Geotécnicas

CVN040 - ECTS Na unidade curricular de Estruturas Geotécnicas pretende-se dotar o estudante de conhecimentos e competências
de dimensionamento, no âmbito da regulamentação europeia - Eurocódigo 7 - utilizando os métodos de análise de
estabilidade e de verificação de segurança da componente geotécnica de obras correntes de Engenharia Civil.

Estruturas Metálicas e Mistas

CVN029 - ECTS Pretende-se que após a frequência desta unidade curricular os alunos estejam capacitados a: (i) compreender o comportamento de estruturas metálicas e mistas; (ii) dimensionar e verificar a segurança de vigas, colunas, colunas-viga e pórticos de estruturas metálicas correntes; (iii) dimensionar e verificar a segurança de vigas mistas aço-betão, e; (iv) dimensionar e verificar a segurança de ligações em sistemas estruturais metálicos e mistos.

Física das Construções

CVN018 - ECTS Na unidade curricular de Física das Construções o aluno deverá adquirir conhecimentos fundamentais em matérias relativas às ciências da construção, nomeadamente em higrotérmica, acústica, ventilação e iluminação natural.

Processos de Construção II

CVN021 - ECTS A Unidade Curricular de Processos de Construção II surge na continuidade da unidade curricular de Processos de Construção I.

Instalações em Edifícios

CVN042 - ECTS
Os estudantes devem adquirir conhecimentos teóricos e práticos relativos às redes prediais de distribuição de água, de combate a incêndios, de drenagem de águas residuais e pluviais. Deverão ficar aptos a conceber, traçar e dimensionar redes prediais de distribuição de água, de combate a incêndios com água e de drenagem de águas residuais e pluviais, para além de alguns elementos acessórios associados às mesmas. Complementar a formação, normalmente específica da engenharia civil, com uma visão mais geral das instalações que se incluem em edifícios e são objeto de estudo de outros ramos da engenharia.

Modelação da Informação em Edifícios

CVN041 - ECTS

A UC Modelação da Informação de Edifícios tem como objetivo aprofundar, desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em Desenho Técnico do Desenho Técnico assistido por computador e a Introdução aos conceitos base da metodologia BIM (acrónimo para Building Information Modelling).

Com esta UC pretende-se que o estudante adquira uma aprendizagem técnica de desenho com recurso a ferramentas digitais onde seja possível aplica-la em todos os domínios de projetos de arquitetura e engenharia, procura-se ainda a aquisição de competências com vista à utilização de "ferramentas com suporte BIM" na modelação 3D de edifícios e espaço urbano.

Planeamento e Gestão de Empreendimentos I

CVN025 - ECTS A unidade curricular destina-se a proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre o desenvolvimento geral dos empreendimentos de construção.

Planeamento e Gestão do Território

CVN020 - ECTS

A unidade curricular de PGT tem como objetivo, transmitir conhecimentos sobre o estudo das urbes, do território e dos instrumentos de gestão do território (IGT, considerados no ordenamento jurídico português) com vista à promoção e integração dos atos próprios da engenharia civil no urbanismo, no planeamento e no ordenamento do território.

Dotar os estudantes de conhecimento sobre a importância e potencialidades do planeamento e gestão do território e dos atuais IGT na preservação do território, dos recursos e na satisfação das necessidades humanas. Conferindo uma visão integrada e multidisciplinar às intervenções, contemplando o espaço público, o edificado e as infraestruturas, adaptando-os às necessidades contemporâneas da sociedade.

Dimensionamento de Estruturas

CVN028 - ECTS O estudante deverá ficar capacitado a: I. organizar um projeto de fundações e estruturas em qualquer uma das suas fases; II. definir, quantificar e combinar ações; III. conceber e dimensionar estruturas de edifícios regulares de betão armado; IV. conceber e dimensionar muros de suporte de terras; V. adquirir competências de dimensionamento para utilização de métodos de análise de estabilidade e de verificação de segurança da componente geotécnica de fundações superficiais; VI. dimensionar um projeto de estruturas de betão armado, de acordo com a regulamentação europeia (Eurocódigos).

Planeamento e Gestão de Empreendimentos II

CVN030 - ECTS A unidade curricular destina-se a aprofundar, complementar e integrar os conhecimentos ministrados na UC Planeamento e Gestão de Empreendimentos I.

Segurança, Higiene e Saúde na Construção

CVN031 - ECTS A unidade curricular destina-se a proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre segurança e saúde nos empreendimentos de construção.

Vias de Comunicação

CVN043 - ECTS Criar uma base sólida ao nível da conceção, pormenorização e homogeneização do traçado de uma via (rodoviária ou ferroviária) em planta, perfil longitudinal e transversal para todas as fases de projeto. Fornecer bases relativamente aos estudos de tráfego, drenagem, pavimentação e sinalização, de modo a que os alunos fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de um projeto de vias de comunicação. Perceber os sistemas de Transportes nas suas componentes técnica, económica e social. Adquirir competências para verificar os atributos dos fluxos de tráfego e dos fatores determinantes na escolha de transportes.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-12-21 às 13:15:06