Código Oficial: | 9119 |
Sigla: | INF |
Ser capaz de fazer conversões entre as bases numéricas decimal, binária, octal e hexadecimal. Saber utilizar a álgebra de Boole no contexto da programação de microprocessadores. Conhecer a linguagem assembly e ser capaz de programar microcontroladores em assembly. Compreender a utilização da memória em sistemas baseados em microprocessador.
Compreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica.
1- Representar números reais em diferentes sistemas de representação numérica exata e arredondada.
2- Analisar em R^n o erro associado a valores aproximados, e a sua propagação.
3- Efetuar operações com matrizes e aplicá-las na formulação de problemas lineares e na análise do erro.
4- Determinar o conjunto de soluções de equações matriciais lineares, através do algoritmo de substituição inversa e do método de eliminação de Gauss.
5- Identificar decomposições LU de Doolittle e de Cholesky de matrizes quadradas, interpretando e aplicando os resultados.
6- Aplicar métodos iterativos, na resolução de equações lineares (em particular os métodos de Jacobi e Gauss-Seidel) e não lineares (em particular os métodos de Newton-Raphson e da secante), analisando a sua convergência.
7- Aplicar métodos intervalares da bisseção e da falsa posição na resolução de equações não lineares.
8- Aplicar as fórmulas de interpolação polinomial de Lagrange, Newton e de Gregory-Newton para obter valores aproximados ou zeros de uma função.
9- Aplicar diversas regras de quadratura, simples e compostas, para obter valores aproximados de um integral.
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos, aptidões e competências para o desenvolvimento Web "client-side", tendo a Internet como elemento integrador:
- Compreender as linguagens e tecnologias Web utilizadas para a programação nos clientes (front-end):
-> Saber definir a estrutura de uma página Web.
-> Compreender e aplicar os conceitos relacionados com a apresentação de uma página Web.
-> Capacidade de aplicação dos conceitos relacionados com o comportamento de uma página Web.
-> Capacitar o aluno na resolução de problemas de aplicação na validação dos formulários.
- Mostrar aptidão para desenhar uma aplicação Web, tendo em consideração a sua arquitetura completa.
- Mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências para o desenvolvimento Web "Full Stack", tendo a Internet como elemento integrador
- Compreender a gestão de projetos informáticos, o ciclo de vida e a sua organização.
- Conhecer a gestão do âmbito, do tempo, da qualidade, de recursos humanos, das comunicações entre equipas e de riscos.
- Compreender a forma como as metodologias de desenvolvimento de software se integram na gestão de projeto.
- Conhecer os conceitos de entrega contínua, instalação contínua e DevOps, associados ao desenvolvimento de software.
- Saber mapear requisitos em tarefas de desenvolvimento de software, criar estimativas para estas tarefas e planear as tarefas no processo de desenvolvimento.
- Demonstrar a capacidade de seguir um planeamento e de reportar a execução das tarefas que lhes foram atribuídas e de definir métricas de qualidade do produto e do processo de desenvolvimento.
- Demonstrar a capacidade de trabalhar em equipa, entender papeis dos membros das equipas ágeis e assumir cada um dos papéis no seio de um trabalho prático de grupo.
- Conhecer as boas práticas e as principais normas.
Obj 1: Conhecer os aspetos relacionados com a organização da persistência dos dados num SGBD.
Obj 2: Saber definir a estrutura física de uma base de dados num SGBD.
Obj 3: Conhecer e aplicar as técnicas de otimização de consultas.
Obj 4: Conhecer ferramentas de monitorização e otimização num SGBD.
Obj 5: Conhecer os conceitos de transação e controle de concorrência no acesso aos dados.
Obj 6: Saber definir e aplicar numa base de dados o controle de acesso concorrente aos dados.
Obj 7: Conhecer e aplicar as técnicas de gestão de backups.
Obj 8: Conhecer os objetivos e conceitos de replicação de informação.
Obj 9: Conhecer e saber definir políticas de segurança no acesso à informação.
Obj 10: Conhecer os conceitos de bases de dados NoSQL.
Obj 11: Saber criar e manipular informação num sistema NoSQL.
Esta unidade curricular visa desenvolver um conjunto de competências no domínio da segurança informática, nomeadamente a compreensão dos principais atributos de segurança.
O aluno deverá ser capaz de compreender as diferentes questões de segurança:
Disponibilidade dos sistemas
Integridade dos sistemas
Os objetivos a atingir são, para além da execução técnica do projeto/estágio, os seguintes:
Desenvolver nos alunos a capacidade de abordar um problema real de engenharia informática, apresentando uma solução funcional;
Estimular a sua capacidade de análise e de síntese, desenvolver o seu sentido crítico e as suas capacidades de trabalhar em grupo e de comunicação;
Proporcionar às equipas de alunos e docentes um contacto com a realidade empresarial facilitando a sua aproximação às práticas de gestão e do exercício da engenharia, aplicadas nas empresas;
Facultar experiência específica na área empresarial, mais propriamente nas áreas de informática e de gestão;
Desenvolver a aplicação de métodos e técnicas de intervenção na área informática;
Aprender a resolver problemas, partindo de situações reais e com os recursos existentes;
Facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
Entender o conceito de Marketing como um conjunto de funções que incluem a análise de mercado, o comportamento do consumidor e processo de planeamento e execução das políticas de produto, preço, distribuição e promoção de bens e serviços, que criam trocas com valor para a organização e clientes.
Perceber o que se entende por GRH, como se relaciona com a gestão global da empresa e quais as suas funções.
Os objetivos a atingir são, para além da execução técnica do projeto/estágio, os seguintes:
Desenvolver nos alunos a capacidade de abordar um problema real de engenharia informática, apresentando uma solução funcional;
Estimular a sua capacidade de análise e de síntese, desenvolver o seu sentido crítico e as suas capacidades de trabalhar em grupo e de comunicação;
Proporcionar às equipas de alunos e docentes um contacto com a realidade empresarial facilitando a sua aproximação às práticas de gestão e do exercício da engenharia, aplicadas nas empresas;
Facultar experiência específica na área empresarial, mais propriamente nas áreas de informática e de gestão;
Desenvolver a aplicação de métodos e técnicas de intervenção na área informática;
Aprender a resolver problemas, partindo de situações reais e com os recursos existentes;
Facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.