Código Oficial: | 9016 |
Sigla: | BIOT |
Descrição: | O curso foi planeado como uma licenciatura em Biotecnologia de base generalista, garantindo uma vasta gama de saídas profissionais para os futuros licenciados. Esta formação é especialmente destinada aos estudantes interessados em prosseguir uma carreira no sector da biotecnologia – quer nas grandes multinacionais de Biotecnologia ou da indústria farmacêutica ou a empresas de menor dimensão, explorando as novas inovações no campo. A formação em Biotecnologia combina as aptidões laboratoriais e os conhecimentos teóricos fornecidos nas várias unidades curriculares e estágio curricular ou projeto biotecnológico de modo a preparar o diplomado a entrar no mercado de trabalho em vários sectores como o Farmacêutico, Alimentar , Agrícola ou indústrias de investigação biológica/biotecnológica. Este curso permite o acesso à Ordem dos Engenheiros Técnicos. Reportagem publicada por Inspiring Future Licenciaturas "Bio": a ciência aplicada à vida |
Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações bem como os conceitos de espaços lineares e transformações lineares.
O objectivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado no secundário, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo.
Perceber que a Biotecnologia é uma área multidisciplinar que recorre a organismos vivos, à engenharia de bioprocessos, tecnologia e medicina e outras áreas científicas que requerem produtos biológicos. A biotecnologia também utiliza esses produtos para fins de manufatura. É também importante dar a conhecer e compreender a evolução da Biotecnologia ao longo dos tempos bem como a sua ramificação nas várias áreas integrantes. Comparar e diferenciar entre processos químicos e biotecnológicos e conhecer alguns produtos da biotecnologia também faz parte dos objetivos. Para além disso, todo o desenvolvimento tecnológico que a biotecnologia tem promovido levanta algumas questões éticas, nas quais não existe consenso moral. No final do semestre, o aluno deve compreender a importância da bioética na biotecnologia e deve ser capaz de ter uma visão crítica e fundamentada em relação à procriação assistida, aborto, clonagem, transplante de órgãos, eutanásia, entre outros tópicos polémicos.
O objetivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado em Análise Matemática I aplicando-o, neste caso, a funções de mais de uma variável, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de mais de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo. Deverão ainda estar aptos a resolver algumas equações diferenciais que surgem em diversas aplicações à engenharia.
Pretende-se que o estudante se familiarize com fórmulas, estruturas, nomenclatura e conceitos básicos no domínio da Química Orgânica. Reconheça a importância, numa dada molécula, do papel e distribuição dos eletrões que podem intervir nas reações orgânicas. Classifiquem as reações dos compostos orgânicos.
Compreendam as reações químicas e justifiquem através do mecanismo os fatos ocorridos. Apliquem o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetem os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.
Adquiram o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.
Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares Termodinâmica, Fenómenos de Transferência I, Fundamentos de Bioprocessos e Bioquímica. Pretende-se que, nesta unidade curricular, o estudante adquira as seguintes competências:
- Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem.
- Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais Bioquímica, biologia, Fenómenos de transferência I e Métodos Instrumentais de Análise.
- Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais.
- Manipular material/equipamento específico utilizado na realização das experiências.
- Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar.
- Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.
Pretende-se que os alunos compreendam e saibam utilizar as propriedades físicas dos gases ideais e reais, saibam aplicar as leis da termodinâmica a reacções, conseguindo determinar trocas de energia sobre a forma de calor e/ou trabalho, variações de entropia e espontaneidade dos processos.
É essencial que os estudantes consigam interpretar os diagramas de fases de substâncias puras, compreendendo os conceitos de pontos triplo e critico, bem como interpretar os diagramas de fases de diferentes misturas, compreendendo-os e reconhecendo-os como fundamentais para vários processos de separação.
É ainda necessário que os alunos entendam as diferenças entre misturas líquidas reais e ideais, compreendendo o conceito de coeficiente de actividade, permitindo-lhes controlar as variáveis que afectam os equilíbrios
Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares Processos de separação IB, Fenómenos de Transferência II, Biologia Molecular e Celular.
Pretende-se que, nesta unidade curricular, o aluno adquira as seguintes competências:
- Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem.
- Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais da Bioquímica, Biologia, Fenómenos de transferência e Métodos Instrumentais de Análise.
- Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais.
- Manipular material e equipamento específico utilizado na realização das experiências.
- Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar.
- Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.
A unidade curricular de Biotecnologia Ambiental tem como objetivos apresentar as principais formas de poluição ambiental na água, no ar e no solo, as características e os mecanismos de ação dos microrganismos na biodegradação de compostos orgânicos e inorgânicos, fornecer aos alunos conhecimentos essenciais de processos biotecnológicos aplicados às questões ambientais nomeadamente o estudo de processos de tratamento biotecnológicos para remediação, tratamento e conversão de resíduos e efluentes. Pretende-se que os alunos desenvolvam uma visão geral sobre a Biotecnologia Ambiental, explorando a sua transversalidade, rápido desenvolvimento e novos desafios das questões ambientais. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva a capacidade para a procura de soluções na preservação do meio ambiente.
Os objetivos fundamentais desta unidade curricular são a aquisição de competências por parte dos alunos relativamente a:
Utilizar alguns instrumentos básicos de gestão industrial;
Empregar os conceitos fundamentais sobre a contabilidade das empresas e as finanças empresariais, sabendo entender os diferentes documentos e elementos contabilísticos;
Reconhecer a importância do marketing nas empresas, conhecendo várias formas de utilização;
Usar os conceitos de gestão às atividades produtivas, bem como à gestão dos recursos materiais, humanos e financeiros;
Saber utilizar os elementos de suporte à gestão industrial.