Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > Oferta Formação > Licenciatura > BIOT > Informação para Candidatos

Candidatos

Licenciatura em Biotecnologia

Dados Gerais

Código Oficial: 9016
Sigla: BIOT
Descrição: O curso foi planeado como uma licenciatura em Biotecnologia de base generalista, garantindo uma vasta gama de saídas profissionais para os futuros licenciados. Esta formação é especialmente destinada aos estudantes interessados em prosseguir uma carreira no sector da biotecnologia – quer nas grandes multinacionais de Biotecnologia ou da indústria farmacêutica ou a empresas de menor dimensão, explorando as novas inovações no campo. A formação em Biotecnologia combina as aptidões laboratoriais  e os conhecimentos teóricos fornecidos nas várias unidades curriculares e estágio curricular ou projeto biotecnológico de modo a preparar o diplomado a entrar no mercado de trabalho em vários sectores como o Farmacêutico, Alimentar , Agrícola ou indústrias de investigação biológica/biotecnológica.
Este curso permite o acesso à Ordem dos Engenheiros Técnicos.

Reportagem publicada por Inspiring Future
Licenciaturas "Bio": a ciência aplicada à vida

Diplomas

  • Diploma de Licenciatura em Biotecnologia (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2018 2019 2020 2021 2022
111,3 114,9 120,7 138,8 132,2

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 44
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Estudante Extraordinário Estudante Extraordinário - 2024-02-26 a 2024-03-08
Reconhecimento e Validação de Competências Reconhecimento e Validação de Competências - 2024-01-15 a 2024-03-16

Unidades Curriculares

Álgebra Linear

BIOT001 - ECTS

Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações bem como os conceitos de espaços lineares e transformações lineares.

Análise Matemática I

BIOT002 - ECTS

O objectivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado no secundário, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo.

Introdução à Biotecnologia

BIOT145 - ECTS

Perceber que a Biotecnologia é uma área multidisciplinar que recorre a organismos vivos, à engenharia de bioprocessos, tecnologia e medicina e outras áreas científicas que requerem produtos biológicos. A biotecnologia também utiliza esses produtos para fins de manufatura. É também importante dar a conhecer e compreender a evolução da Biotecnologia ao longo dos tempos bem como a sua ramificação nas várias áreas integrantes. Comparar e diferenciar entre processos químicos e biotecnológicos e conhecer alguns produtos da biotecnologia também faz parte dos objetivos. Para além disso, todo o desenvolvimento tecnológico que a biotecnologia tem promovido levanta algumas questões éticas, nas quais não existe consenso moral. No final do semestre, o aluno deve compreender a importância da bioética na biotecnologia e deve ser capaz de ter uma visão crítica e fundamentada em relação à procriação assistida, aborto, clonagem, transplante de órgãos, eutanásia, entre outros tópicos polémicos.

Laboratórios I

BIOT166 - ECTS O objectivo da disciplina é proporcionar a aquisição de  competências em operações básicas de laboratório química. Após a aprovação na unidade curricular, o aluno  deverá  ter adquirido as seguintes competências:
- Capacidade de analisar os dados analíticos e resultados experimentais.
- Interpretar as fontes de  incerteza e de  suas formas de  propagação.
- Saber manipular material  de  vidro corrente do laboratório químico, equipamentos analíticos e reagentes nolaboratório.

Métodos Computacionais

BIOT170 - ECTS Pretende-se que o estudante adquira competências de manipulação de folha de cálculo e programação.
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
  • Manipular uma folha de cálculo, tirando proveito das suas múltiplas potencialidades;
  • Aplicar conceitos abstratos de programação a uma linguagem de programação específica;
  • Compreender os princípios básicos de programação, permitindo adaptar-se a novas linguagens de programação;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Desenvolver capacidade de trabalho em equipa.

Química Geral

BIOT148 - ECTS Pretende-se que o estudante se familiarize com os fundamentos gerais da Química, com vista à compreensão da estrutura da matéria e das suas transformações, bem como os conceitos fundamentais da análise química quantitativa, nomeadamente, saber distinguir entre os vários equilíbrios químicos. Compreender os equilíbrios ácido-base de modo a poder utilizar soluções tampão e realizar titulações e volumetrias de ácido-base. Entender os complexos e respetivos equilíbrios de modo a poder realizar titulações. Reconhecer os equilíbrios de solubilidade e o efeito do ião comum. Perceber as reações redox e respetivas titulações. Apesar do carácter essencialmente introdutório desta UC, pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam uma melhor adaptação e compreensão dos processos químicos envolvidos em UCs subsequentes, fundamentais para o acesso ao mercado de trabalho.

Análise Matemática II

BIOT008 - ECTS

Biologia Geral

BIOT147 - ECTS

Estatística Aplicada

BIOT171 - ECTS

Fundamentos de Física

BIOT146 - ECTS

Laboratórios II

BIOT168 - ECTS

Química Orgânica

BIOT081 - ECTS

Bioquímica

BIOT149 - ECTS O objetivo desta UC é o conhecimento e compreensão da estrutura e das propriedades das principais classes de biomoléculas (glícidos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos), das interações destas com o solvente água, e do modo como elas reagem controladamente no contexto da célula viva.

Fenómenos de Transferência I

BIOT082 - ECTS Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes: adquiram conhecimentos de base sobre transporte de quantidade de movimento e de calor; apliquem os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas envolvendo escoamento de fluidos e transferência de calor; saibam estabelecer balanços de energia e as condições-fronteira. Após aprovação o estudante deverá possuir a capacidade de: dimensionar sistemas de transporte de um fluido; compreender os fundamentos da transferência de energia, sendo capaz de os aplicar na resolução de problemas práticos; identificar os processos envolvidos na transferência de calor; calcular a quantidade de calor transferida em sistemas unidimensionais; determinar o perfil de temperaturas e a quantidade de calor transferida em sistemas unidimensionais que envolvam geração de calor; analisar equipamentos de transferência de calor, tendo em vista a seleção e dimensionamento de permutadores de calor; selecionar e dimensionar isolamentos.

Fundamentos de Bioprocessos

BIOT150 - ECTS A disciplina de Fundamentos de Bioprocessos tem como objectivo o desenvolvimento de cálculos matemáticos simples de forma a quantificar a transformação de matériasprimas em produtos finais, dando também importância ao consumo ou produção de energia.Ao longo desta unidade curricular, o aluno deverá adquirir as seguintes competências:- Aplicar balanços de massa e energia a operações unitárias e processos químicos e bioquímicos commúltiplas etapas.- Classificar e determinar calores sensíveis, calores latentes e calores de reacção.- Aplicar balanços combinados de massa e de energia a qualquer processo.- Resolver problemas que envolvam balanços de massa e de energia em estado não estacionário.

Laboratórios IIIB

BIOT151 - ECTS

Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares Termodinâmica, Fenómenos de Transferência I, Fundamentos de Bioprocessos e Bioquímica. Pretende-se que, nesta unidade curricular, o estudante adquira as seguintes competências:

- Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem.

- Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais Bioquímica, biologia, Fenómenos de transferência I e Métodos Instrumentais de Análise.

- Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais.

- Manipular material/equipamento específico utilizado na realização das experiências.

- Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar.

- Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.

Métodos Instrumentais de Análise B

BIOT106 - ECTS Os objetivos desta UC são:
Conseguir usar métodos óticos, eletroanalíticos, cromatográficos, etc.;
Identificar vantagens e limitações de cada técnica;
Descrever o funcionamento dos aparelhos de cada técnica;
Utilizar os aparelhos conhecendo a melhor forma de tirar partido das suas potencialidades;
Saber escolher a melhor técnica a usar em cada situação (resultados esperados e custo);
Identificar e aplicar os passos preparatórios essenciais a cada técnica.

Termodinâmica Química

BIOT077 - ECTS A unidade curricular tem por objectivo que os alunos adquiram conhecimentos e ferramentas de trabalho nas áreas da Termodinâmica aplicada às Tecnologias do Petróleo.

Pretende-se que os alunos compreendam e saibam utilizar as propriedades físicas dos gases ideais e reais, saibam aplicar as leis da termodinâmica a reacções, conseguindo determinar trocas de energia sobre a forma de calor e/ou trabalho, variações de entropia e espontaneidade dos processos.

É essencial que os estudantes consigam interpretar os diagramas de fases de substâncias puras, compreendendo os conceitos de pontos triplo e critico, bem como interpretar os diagramas de fases de diferentes misturas, compreendendo-os e reconhecendo-os como fundamentais para vários processos de separação.

É ainda necessário que os alunos entendam as diferenças entre misturas líquidas reais e ideais, compreendendo o conceito de coeficiente de actividade, permitindo-lhes controlar as variáveis que afectam os equilíbrios

Biologia Molecular e Celular

BIOT154 - ECTS

Fenómenos de Transferência II

BIOT088 - ECTS

Fundamentos de Biofísica

BIOT155 - ECTS

Laboratórios IVB

BIOT156 - ECTS

Microbiologia

BIOT152 - ECTS

Processos de Separação IB

BIOT153 - ECTS

Engenharia Genética

BIOT158 - ECTS 1.Compreender os fundamentos da engenharia genética
2.Compreender o potencial biotecnológico de plantas, animais e microrganismos no âmbito da engenharia genética

Laboratórios VB

BIOT162 - ECTS Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências para realizar trabalhos experimentais e analisar os resultados obtidos. O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes a oportunidade de se familiarizarem com aplicações práticas dos conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares que decorrem durante o mesmo período letivo.

Microbiologia Aplicada

BIOT159 - ECTS Espera-se que os estudantes adquiram um domínio aprofundado da aplicação de microrganismos em diferentes dimensões com vantagens socioeconómicas para o Homem, nomeadamente na indústria alimentar, farmacêutica e ambiental. À componente teórica associa-se uma forte componente laboratorial, possibilitando ao estudante o contacto com áreas atuais da aplicação industrial de microrganismos.

Processos de Separação IIB

BIOT157 - ECTS
A unidade curricular de Processos de Separação IIB tem como objetivos dotar os estudantes de conhecimentos sobre separação por membranas, adsorção, permuta iónica e cromatografia. Ao mesmo tempo pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos que lhes permitam analisar e dimensionar o equipamento de separação.


Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: 1) Saber identificar e aplicar processos de separação avançados tais como destilação otimizada, extração supercrítica, separação por membranas, adsorção, permuta iónica e cromatografia.  2) Saber dimensionar equipamentos para os processos de separação estudados para misturas simples e complexas. 3) Analisar o funcionamento deste tipo de equipamentos.

 

Reatores Biológicos B

BIOT160 - ECTS
É uma UC de carácter integrante de várias outras lecionadas anteriormente. Por isso, espera-se que o estudante no final do semestre conheça o modo de operação de vários tipos de reatores biológicos e que consiga aplicar conhecimentos de fenómenos de transferência, bem como de bioprocessos (balanços de massa e energia). Para além disso, também é esperado que o estudante aprenda algumas noções básicas de dimensionamento de sistemas de agitação em caldos fermentativos e adquira conhecimentos relativamente aos fenómenos subjacentes à mistura e agitação de caldos fermentativos, bem como a sua esterilização.

Tecnologia Microbiana

BIOT161 - ECTS Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos acerca das múltiplas potencialidades dos microrganismos para fins biotecnológicos. O estudante deverá saber como manipular microrganismos, para os usar diretamente ou produzir e isolar subprodutos (p. ex., enzimas, compostos químicos) com aplicação médico-farmacêutica, na produção agrícola, tecnologia alimentar, e indústria. Deverá ainda adquirir conhecimentos básicos acerca do melhoramento de plantas e animais.

Biotecnologia Ambiental

BIOT164 - ECTS

Equipamentos e Serviços Industriais

BIOT169 - ECTS

Gestão Industrial

BIOT098 - ECTS

Projeto Biotecnológico ou Estágio Curricular

BIOT165 - ECTS

Qualidade, Ambiente e Segurança

BIOT100 - ECTS

Tecnologia Alimentar

BIOT163 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-02-24 às 06:25:13