Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > Oferta Formação > Licenciatura > BIOT > Informação para Candidatos

Candidatos

Licenciatura em Biotecnologia

Dados Gerais

Código Oficial: 9016
Sigla: BIOT
Descrição: O curso foi planeado como uma licenciatura em Biotecnologia de base generalista, garantindo uma vasta gama de saídas profissionais para os futuros licenciados. Esta formação é especialmente destinada aos estudantes interessados em prosseguir uma carreira no sector da biotecnologia – quer nas grandes multinacionais de Biotecnologia ou da indústria farmacêutica ou a empresas de menor dimensão, explorando as novas inovações no campo. A formação em Biotecnologia combina as aptidões laboratoriais  e os conhecimentos teóricos fornecidos nas várias unidades curriculares e estágio curricular ou projeto biotecnológico de modo a preparar o diplomado a entrar no mercado de trabalho em vários sectores como o Farmacêutico, Alimentar , Agrícola ou indústrias de investigação biológica/biotecnológica.
Este curso permite o acesso à Ordem dos Engenheiros Técnicos.

Reportagem publicada por Inspiring Future
Licenciaturas "Bio": a ciência aplicada à vida

Diplomas

  • Diploma de Licenciatura em Biotecnologia (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2018 2019 2020 2021 2022
111,3 114,9 120,7 138,8 132,2

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 44
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

Álgebra Linear

BIOT001 - ECTS

Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações bem como os conceitos de espaços lineares e transformações lineares.

Análise Matemática I

BIOT002 - ECTS

O objectivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado no secundário, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo.

Introdução à Biotecnologia

BIOT145 - ECTS

Perceber que a Biotecnologia é uma área multidisciplinar que recorre a organismos vivos, à engenharia de bioprocessos, tecnologia e medicina e outras áreas científicas que requerem produtos biológicos. A biotecnologia também utiliza esses produtos para fins de manufatura. É também importante dar a conhecer e compreender a evolução da Biotecnologia ao longo dos tempos bem como a sua ramificação nas várias áreas integrantes. Comparar e diferenciar entre processos químicos e biotecnológicos e conhecer alguns produtos da biotecnologia também faz parte dos objetivos. Para além disso, todo o desenvolvimento tecnológico que a biotecnologia tem promovido levanta algumas questões éticas, nas quais não existe consenso moral. No final do semestre, o aluno deve compreender a importância da bioética na biotecnologia e deve ser capaz de ter uma visão crítica e fundamentada em relação à procriação assistida, aborto, clonagem, transplante de órgãos, eutanásia, entre outros tópicos polémicos.

Laboratórios I

BIOT166 - ECTS O objectivo da disciplina é proporcionar a aquisição de  competências em operações básicas de laboratório química. Após a aprovação na unidade curricular, o aluno  deverá  ter adquirido as seguintes competências:
- Capacidade de analisar os dados analíticos e resultados experimentais.
- Interpretar as fontes de  incerteza e de  suas formas de  propagação.
- Saber manipular material  de  vidro corrente do laboratório químico, equipamentos analíticos e reagentes nolaboratório.

Métodos Computacionais

BIOT170 - ECTS Pretende-se que o estudante adquira competências de manipulação de folha de cálculo e programação.
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
  • Manipular uma folha de cálculo, tirando proveito das suas múltiplas potencialidades;
  • Aplicar conceitos abstratos de programação a uma linguagem de programação específica;
  • Compreender os princípios básicos de programação, permitindo adaptar-se a novas linguagens de programação;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Desenvolver capacidade de trabalho em equipa.

Química Geral

BIOT148 - ECTS Pretende-se que o estudante se familiarize com os fundamentos gerais da Química, com vista à compreensão da estrutura da matéria e das suas transformações, bem como os conceitos fundamentais da análise química quantitativa, nomeadamente, saber distinguir entre os vários equilíbrios químicos. Compreender os equilíbrios ácido-base de modo a poder utilizar soluções tampão e realizar titulações e volumetrias de ácido-base. Entender os complexos e respetivos equilíbrios de modo a poder realizar titulações. Reconhecer os equilíbrios de solubilidade e o efeito do ião comum. Perceber as reações redox e respetivas titulações. Apesar do carácter essencialmente introdutório desta UC, pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam uma melhor adaptação e compreensão dos processos químicos envolvidos em UCs subsequentes, fundamentais para o acesso ao mercado de trabalho.

Análise Matemática II

BIOT008 - ECTS

O objetivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado em Análise Matemática I aplicando-o, neste caso, a funções de mais de uma variável, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de mais de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo. Deverão ainda estar aptos a resolver algumas equações diferenciais que surgem em diversas aplicações à engenharia.

Biologia Geral

BIOT147 - ECTS No final da unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham a capacidade de: a) Compreender os princípios da classificação e a diversidade de organismos vivos. b) Detalhar aspetos estruturais e funcionais de biologia celular. c) Distinguir os princípios básicos do metabolismo das células vegetais e animais. d) Compreender os fundamentos do controlo da divisão celular e) Entender os fundamentos da hereditariedade f) Dominar técnicas de microscopia ótica e da citoquímica

Estatística Aplicada

BIOT171 - ECTS O aluno dever ser capaz de aplicar as medidas descritivas apropriadas aos dados em estudo; proceder a uma amostragem correcta e identificar as restrições e os limites da representatividade de uma amostra; saber fazer uma análise descritiva univariada e bivariada;  identificar distribuições de probabilidades e saber calcular probabilidades mediante a distribuição em causa; diferenciar e saber utilizar a estimação pontual e a estimação por intervalos de confiança; saber formular hipóteses de investigação e proceder à sua análise a partir de testes de hipóteses.

Fundamentos de Física

BIOT146 - ECTS
  • Efectuar conversões de unidades; aplicar as Leis de Newton; calcular variações de energia mecânica; resolver problemas envolvendo o equilíbrio de partículas e de corpos rígidos; definir movimento absoluto e relativo e velocidade relativa;
  • Definir fluido e suas propriedades; caracterizar a força de pressão que actua sobre uma superfície no interior de um líquido em equilíbrio; aplicar a Lei fundamental da hidrostática, a Lei de Arquimedes a situações de equilíbrio de corpos num fluido líquido e o Princípio de Arquimedes;
  • Definir fluxo laminar e turbulento; identificar e caracterizar o regime de um escoamento; aplicar a Lei de Bernoulli; calcular a pressão e velocidade em qualquer ponto de um escoamento;
  • Definir fluxo de um campo eléctrico e aplicar a lei de Gauss;
  • Analisar circuitos eléctricos utilizando as leis apropriadas para essa análise;
  • Definir força magnética e linha de força;
  • Analisar o comportamento da força magnética num fio percorrido por corrente;
  • Aplicar as leis de ótica e as propriedades óticas da matéria;
  • Resolver problemas de forma analítica, numérica ou gráfica em qualquer dos tópicos incluídos no conteúdo programático.

Laboratórios II

BIOT168 - ECTS Um conjunto de objetivos específicos para cada sessão de laboratório é incluída no Manual de Laboratório. O propósito destes objetivos é de orientar o aluno na compreensão de cada método e ajudá-lo na preparação para sessão de laboratório. Após a aprovação na unidade curricular, o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências:

- Competência na manipulação de produtos químicos e utilização de equipamentos de laboratório;

- Compreensão da prática de titulação clássica;

- Capacidade da escrita usando a prosa científica.

Química Orgânica

BIOT081 - ECTS

Pretende-se que o estudante se familiarize com fórmulas, estruturas, nomenclatura e conceitos básicos no domínio da Química Orgânica. Reconheça a importância, numa dada molécula, do papel e distribuição dos eletrões que podem intervir nas reações orgânicas. Classifiquem as reações dos compostos orgânicos.

Compreendam as reações químicas e justifiquem através do mecanismo os fatos ocorridos. Apliquem o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetem os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.

Adquiram o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.

Bioquímica

BIOT149 - ECTS O objetivo desta UC é o conhecimento e compreensão da estrutura e das propriedades das principais classes de biomoléculas (glícidos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos), das interações destas com o solvente água, e do modo como elas reagem controladamente no contexto da célula viva.

Fenómenos de Transferência I

BIOT082 - ECTS Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes: adquiram conhecimentos de base sobre transporte de quantidade de movimento e de calor; apliquem os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas envolvendo escoamento de fluidos e transferência de calor; saibam estabelecer balanços de energia e as condições-fronteira. Após aprovação o estudante deverá possuir a capacidade de: dimensionar sistemas de transporte de um fluido; compreender os fundamentos da transferência de energia, sendo capaz de os aplicar na resolução de problemas práticos; identificar os processos envolvidos na transferência de calor; calcular a quantidade de calor transferida em sistemas unidimensionais; determinar o perfil de temperaturas e a quantidade de calor transferida em sistemas unidimensionais que envolvam geração de calor; analisar equipamentos de transferência de calor, tendo em vista a seleção e dimensionamento de permutadores de calor; selecionar e dimensionar isolamentos.

Fundamentos de Bioprocessos

BIOT150 - ECTS A disciplina de Fundamentos de Bioprocessos tem como objectivo o desenvolvimento de cálculos matemáticos simples de forma a quantificar a transformação de matériasprimas em produtos finais, dando também importância ao consumo ou produção de energia.Ao longo desta unidade curricular, o aluno deverá adquirir as seguintes competências:- Aplicar balanços de massa e energia a operações unitárias e processos químicos e bioquímicos commúltiplas etapas.- Classificar e determinar calores sensíveis, calores latentes e calores de reacção.- Aplicar balanços combinados de massa e de energia a qualquer processo.- Resolver problemas que envolvam balanços de massa e de energia em estado não estacionário.

Laboratórios IIIB

BIOT151 - ECTS

Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares Termodinâmica, Fenómenos de Transferência I, Fundamentos de Bioprocessos e Bioquímica. Pretende-se que, nesta unidade curricular, o estudante adquira as seguintes competências:

- Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem.

- Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais Bioquímica, biologia, Fenómenos de transferência I e Métodos Instrumentais de Análise.

- Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais.

- Manipular material/equipamento específico utilizado na realização das experiências.

- Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar.

- Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.

Métodos Instrumentais de Análise B

BIOT106 - ECTS Os objetivos desta UC são:
Conseguir usar métodos óticos, eletroanalíticos, cromatográficos, etc.;
Identificar vantagens e limitações de cada técnica;
Descrever o funcionamento dos aparelhos de cada técnica;
Utilizar os aparelhos conhecendo a melhor forma de tirar partido das suas potencialidades;
Saber escolher a melhor técnica a usar em cada situação (resultados esperados e custo);
Identificar e aplicar os passos preparatórios essenciais a cada técnica.

Termodinâmica Química

BIOT077 - ECTS A unidade curricular tem por objectivo que os alunos adquiram conhecimentos e ferramentas de trabalho nas áreas da Termodinâmica aplicada às Tecnologias do Petróleo.

Pretende-se que os alunos compreendam e saibam utilizar as propriedades físicas dos gases ideais e reais, saibam aplicar as leis da termodinâmica a reacções, conseguindo determinar trocas de energia sobre a forma de calor e/ou trabalho, variações de entropia e espontaneidade dos processos.

É essencial que os estudantes consigam interpretar os diagramas de fases de substâncias puras, compreendendo os conceitos de pontos triplo e critico, bem como interpretar os diagramas de fases de diferentes misturas, compreendendo-os e reconhecendo-os como fundamentais para vários processos de separação.

É ainda necessário que os alunos entendam as diferenças entre misturas líquidas reais e ideais, compreendendo o conceito de coeficiente de actividade, permitindo-lhes controlar as variáveis que afectam os equilíbrios

Biologia Molecular e Celular

BIOT154 - ECTS Esta unidade curricular tem por objectivo o aprofundar dos conhecimentos sobre a unidade básica functional dos seres vivos – a célula, em termos da sua composição, dinâmica e funcionamento.

Fenómenos de Transferência II

BIOT088 - ECTS Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção); aquisição de conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto; compreensão do conceito de resistência à transferência de massa e resistência global; capacidade de estabelecer balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime estacionário, quer em regime transiente; capacidade de aplicar dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples; desenvolvimento da capacidade de resolver problemas de tecnologia.

Fundamentos de Biofísica

BIOT155 - ECTS
Espera-se que os estudantes adquiram sólidos conhecimentos de áreas importantes da física e das aplicações dessas áreas nos domínios da biologia e da medicina. A importante componente prática associada a esta UC irá permitir complementar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e abordar, num contexto prático, os conceitos introduzidos no decorrer das aulas teóricas. No final da unidade curricular, é esperado que os estudantes estejam capacitados para:
1. Compreender conceitos físicos em áreas com aplicações a biologia/medicina: física do som, eletromagnetismo, análise de forças e movimentos, física nuclear e termodinâmica; 2. Compreender como os conceitos físicos são importantes na compreensão do funcionamento de sistemas biológicos; 3. Compreender os mecanismos de funcionamento, instrumentação associada e aplicações de muitos dispositivos médicos tipicamente usados em ambiente clínico; 4. Compreender as principais aplicações, limitações e riscos para a saúde do utente da utilização dos dispositivos médicos discutidos em aula; 5. Medir  alguns dos parâmetros discutidos nas aulas teóricas, manuseando corretamente os dispositivos apropriados.

Laboratórios IVB

BIOT156 - ECTS

Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares Processos de separação IB, Fenómenos de Transferência II, Biologia Molecular e Celular.

Pretende-se que, nesta unidade curricular, o aluno adquira as seguintes competências:

- Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem.

- Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais da Bioquímica, Biologia, Fenómenos de transferência e Métodos Instrumentais de Análise.

- Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais.

- Manipular material e equipamento específico utilizado na realização das experiências.

- Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar.

- Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.

Microbiologia

BIOT152 - ECTS Espera-se que os estudantes adquiram um domínio aprofundado do mundo dos microrganismos na sua vastidão, conhecendo as características mas também o seu potencial biotecnológico pressupondo o conhecimento atualizado sobre os avanços científicos, nomeadamente ao nível da biologia molecular. À componente teórica associa-se uma forte componente laboratorial e ainda se possibilita ao estudante o contacto com seminários organizados com especialistas na área da biotecnologia. No final da UC espera-se que os estudantes estejam aptos a: 1. Identificar os principais marcos históricos; 2. Compreender os fundamentos da biologia dos microrganismos e sua diversidade; 3. Compreender a cinética e a energética do crescimento e da morte celular bacteriana; 4. Explicar o efeito de fatores ambientais e agentes antimicrobianos no controlo do crescimento microbiano; 5. Aplicar os conhecimentos sobre metabolismo dos microrganismos às transformações por eles mediadas; 6. Compreender mecanismos básicos subjacentes à adaptabilidade e à proliferação dos microrganismos em diferentes habitats; 7. Treinar a utilização de técnicas laboratoriais atuais no domínio da Microbiologia.

Processos de Separação IB

BIOT153 - ECTS A UC de Processos de Separação IB tem como objetivos apresentar operações unitárias de separação/purificação das indústrias biológicas e afins, fornecendo aos estudantes os conhecimentos para a análise e projeto/dimensionamento de equipamentos.

Engenharia Genética

BIOT158 - ECTS 1.Compreender os fundamentos da engenharia genética
2.Compreender o potencial biotecnológico de plantas, animais e microrganismos no âmbito da engenharia genética

Laboratórios VB

BIOT162 - ECTS Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências para realizar trabalhos experimentais e analisar os resultados obtidos. O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes a oportunidade de se familiarizarem com aplicações práticas dos conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares que decorrem durante o mesmo período letivo.

Microbiologia Aplicada

BIOT159 - ECTS Espera-se que os estudantes adquiram um domínio aprofundado da aplicação de microrganismos em diferentes dimensões com vantagens socioeconómicas para o Homem, nomeadamente na indústria alimentar, farmacêutica e ambiental. À componente teórica associa-se uma forte componente laboratorial, possibilitando ao estudante o contacto com áreas atuais da aplicação industrial de microrganismos.

Processos de Separação IIB

BIOT157 - ECTS
A unidade curricular de Processos de Separação IIB tem como objetivos dotar os estudantes de conhecimentos sobre separação por membranas, adsorção, permuta iónica e cromatografia. Ao mesmo tempo pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos que lhes permitam analisar e dimensionar o equipamento de separação.


Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: 1) Saber identificar e aplicar processos de separação avançados tais como destilação otimizada, extração supercrítica, separação por membranas, adsorção, permuta iónica e cromatografia.  2) Saber dimensionar equipamentos para os processos de separação estudados para misturas simples e complexas. 3) Analisar o funcionamento deste tipo de equipamentos.

 

Reatores Biológicos B

BIOT160 - ECTS
É uma UC de carácter integrante de várias outras lecionadas anteriormente. Por isso, espera-se que o estudante no final do semestre conheça o modo de operação de vários tipos de reatores biológicos e que consiga aplicar conhecimentos de fenómenos de transferência, bem como de bioprocessos (balanços de massa e energia). Para além disso, também é esperado que o estudante aprenda algumas noções básicas de dimensionamento de sistemas de agitação em caldos fermentativos e adquira conhecimentos relativamente aos fenómenos subjacentes à mistura e agitação de caldos fermentativos, bem como a sua esterilização.

Tecnologia Microbiana

BIOT161 - ECTS Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos acerca das múltiplas potencialidades dos microrganismos para fins biotecnológicos. O estudante deverá saber como manipular microrganismos, para os usar diretamente ou produzir e isolar subprodutos (p. ex., enzimas, compostos químicos) com aplicação médico-farmacêutica, na produção agrícola, tecnologia alimentar, e indústria. Deverá ainda adquirir conhecimentos básicos acerca do melhoramento de plantas e animais.

Biotecnologia Ambiental

BIOT164 - ECTS

A unidade curricular de Biotecnologia Ambiental tem como objetivos apresentar as principais formas de poluição ambiental na água, no ar e no solo, as características e os mecanismos de ação dos microrganismos na biodegradação de compostos orgânicos e inorgânicos, fornecer aos alunos conhecimentos essenciais de processos biotecnológicos aplicados às questões ambientais nomeadamente o estudo de processos de tratamento biotecnológicos para remediação, tratamento e conversão de resíduos e efluentes. Pretende-se que os alunos desenvolvam uma visão geral sobre a Biotecnologia Ambiental, explorando a sua transversalidade, rápido desenvolvimento e novos desafios das questões ambientais. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva a capacidade para a procura de soluções na preservação do meio ambiente.

Equipamentos e Serviços Industriais

BIOT169 - ECTS Os objetivos fundamentais desta unidade curricular são a aquisição de competências por parte dos estudantes relativamente a: Aplicar conceitos genéricos sobre seleção de equipamentos; Saber diferenciar com algum detalhe os equipamentos e serviços industriais essenciais para o funcionamento das indústrias químicas; Saber como se processa a produção, utilização e distribuição de vapor de água numa fábrica; Usar a forma mais indicada de utilização e produção de corrente eléctrica

Gestão Industrial

BIOT098 - ECTS

Os objetivos fundamentais desta unidade curricular são a aquisição de competências por parte dos alunos relativamente a:

Utilizar alguns instrumentos básicos de gestão industrial;

Empregar os conceitos fundamentais sobre a contabilidade das empresas e as finanças empresariais, sabendo entender os diferentes documentos e elementos contabilísticos;

Reconhecer a importância do marketing nas empresas, conhecendo várias formas de utilização;

Usar os conceitos de gestão às atividades produtivas, bem como à gestão dos recursos materiais, humanos e financeiros;

Saber utilizar os elementos de suporte à gestão industrial.

Projeto Biotecnológico ou Estágio Curricular

BIOT165 - ECTS O estágio curricular é um instrumento fundamental aos finalistas de cursos superiores de modo a promover a utilização na prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Através da integração do estudante num grupo de trabalho em Instituições de pesquisa e empresas biotecnológicas ou faculdades espera-se que o sujeito elabore parte de um projeto e desenvolva competências, com iniciativa e espírito crítico.
No caso do estudante optar por um projeto biotecnológico, pretende-se introduzir o espírito e metodologia de trabalho para a realização de um projeto de conceção. Pretende-se estimular a capacidade empreendedora e criar competências para os estudantes serem agentes de mudança em qualquer lugar onde possam vir a desempenhar a sua atividade profissional. Em particular, este projeto visa desenvolver a capacidade de pesquisa e de resolução de problemas, a capacidade de síntese e integração de conhecimentos, espírito de liderança e sentido crítico.

Qualidade, Ambiente e Segurança

BIOT100 - ECTS Habilitar os estudantes para a implementação e gestão integrada dos sistemas da Qualidade, Ambiente e Segurança do Trabalho.
Competências dos alunos:
Interpretar e aplicar as normas ISO de Qualidade, Segurança e Ambiente;
Aplicar procedimentos de gestão da qualidade, de gestão da segurança e de gestão ambiental;
Identificar e caracterizar os riscos ocupacionais em ambientes industriais;
Definir procedimentos para o licenciamento industrial.

Tecnologia Alimentar

BIOT163 - ECTS
Esta UC tem por objetivo transmitir conhecimentos acerca das operações e dos processos utilizados na indústria alimentar, que permitem o controlo das reações nos alimentos durante a sua transformação e armazenamento. O estudante deverá ter noções sobre as características dos alimentos (qualidade, valor nutricional), alteração das suas propriedades; deverá conhecer e saber aplicar técnicas para avaliar a qualidade e controlo microbiológico, e diversos métodos de processamento, preservação, armazenamento e embalagem de alimentos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-09-07 às 13:26:40